Ao longo da vida cometemos muitos erros, os quais variam muito de intensidade. Alguns deles são rapidamente resolvidos, mas outros podem mudar drasticamente o rumo da nossa história. E Ló, o sobrinho de Abrão cometeu muitos deles.

Neste estudo, quero analisar com você pelo menos 6 erros que ele cometeu que eu e você devemos evitar a todo custo, se quisermos viver uma vida tranquila e próspera na presença de Deus.

Então, leia o estudo até o final e CONFIRA!

1. Ló Não Valorizou a Mentoria de Abrão

O primeiro erro cometido por Ló, está registrado em Gênesis 13:7-11, onde a Escritura nos mostra que os pastores dele e os de Abrão entraram em conflito, e para resolver a questão, seu tio Abrão sugeriu que eles se separassem.

Ele aceitou tranquilamente, ainda mais porque seu tio lhe deu a prioridade para escolher. Com isso, ele escolheu as campinas verdejantes de Sodoma e Gomorra, e fez delas sua nova casa.

O grande erro dele, foi não valorizar a mentoria de Abrão. Ló tinha uma visão espiritual míope, e não percebeu a unção que havia sobre seu tio, tratando-o como um qualquer, além disso, fez escolhas importantes para sua vida e da sua família com base na aparência.

A grande diferença entre Abrão e ele, é que enquanto um caminhava por fé, o outro caminhava por vista.

2. Se Aproximou do Pecado

Enquanto Abrão, movido pela direção de Deus, permaneceu na terra da promessa, ainda que desértica, Ló que era movido por vista foi se aproximando cada vez mais das terras ímpias de Sodoma e Gomorra, conforme se vê em Gênesis 13:12,13.

A Escritura nos mostra que os homens que habitavam estas terras, eram “extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.” A decisão de aproximar-se deles custaria muito caro, comprometeria todo o futuro de sua família.

Como líderes e sacerdotes do lar, os homens de Deus precisam abandonar a ganância e a vida movida pelo que se vê, e assumir a postura de servos dependentes, tal como era Abrão.

Enquanto a humildade e sensibilidade de Abrão o tornavam o pai da fé, Ló se tornava ainda mais conhecido por sua ganância e insensibilidade ao que agrada a Deus.

3. Não Se Posicionou Contra o Pecado

Quando o pecado de Sodoma e Gomorra se tornaram absurdos, o Senhor Deus decidiu destruí-las, mas antes disso, conversou com Abrão, seu amigo (Gênesis 18).

Ao saber da decisão do Senhor, Abrão intercedeu pelos justos que lá estivessem, e foi graças a essa intercessão que Deus enviou anjos a casa de Ló para avisá-lo do que estava para acontecer, não porque ele fosse justo, mas porque Deus amava a Abrão.

Aqui vemos o quanto a intercessão é poderosa!

Porém, ao saber que haviam estrangeiros na casa de Ló, os habitantes ímpios de Sodoma e Gomorra, foram até lá, ordenando que eles saíssem, porque queriam ter relações com eles.

Ele implorou, suplicou, ofereceu suas filhas virgens em lugar deles, mas não houve acordo. Eles esbravejara que Ló era um estrangeiro e questionaram porque agora ele queria “dar uma de juiz” sobre eles? (Gênesis 19:9)

Podemos subentender por esse episódio, que Ló convivia com eles de maneira omissa, isto é, nunca o viram protestar contra suas más obras ou se posicionar contra, talvez por isso, tenham pensado que ele facilmente permitiria que seus desejos abusivos contra os anjos de Deus fossem cumpridos.

Durante o tempo que esteve lá, ele não desenvolveu um estilo de vida diferente, mas complacente e isso lhe custou muito caro.

4. Não Era Uma Referência de Verdade

Graças a intervenção sobrenatural dos anjos de Deus, os ímpios habitantes de Sodoma e Gomorra não conseguiram fazer mal a Ló e a sua família.

Visto que havia sido poupado, ele foi até os seus genros avisar do mal que estava prestes a acontecer com as cidades, mas eles não lhe deram atenção porque pensavam que estava brincando (Gênesis 19:14).

Isso é completamente deprimente, Ló não tinha o respeito das pessoas que o cercavam. Elas não o enxergavam como um líder, mas como um “Zé Mané”. Alguém incapaz de anunciar o Juízo Final e ser levado a sério.

Sinceramente não quero ser este tipo de pessoa!

Oro a Deus que minhas palavras sejam cheias de credibilidade e verdade e tenho consciência que isso é, dentre outras coisas, a colheita de uma vida íntegra e autêntica.

Ló não era levado a sério porque não se comportava de maneira que inspirasse qualquer verdade. Ninguém queria segui-lo.

5. Hesitou Com Relação a Salvação

Quando o juízo de Deus finalmente seria derramado sobre as terras de Sodoma e Gomorra, os anjos ordenaram que ele e sua família partissem rapidamente, mas ele não quis. Só saiu porque os anjos o seguraram pela mão, assim como a sua mulher e filhas, obrigando-os a deixar a cidade (Gênesis 19:15,16).

Tudo isso, por causa da misericórdia de Deus. Por eles mesmos, teriam perecido junto com os ímpios. Que GRANDE PENA!

Ló e sua família valorizavam mais o que se vê, do que o que não se vê. Preferiram a destruição com o pecado, do que uma nova chance dada pela bondade de Deus.

6. Se Deixou Enganar Por Suas Filhas

Já distante da destruição de Sodoma e Gomorra, mas sem os “apetitosos” prazeres do pecado, Ló mais uma vez mostra que era um homem completamente displicente e sem propósito.

Suas filhas, que também eram cheias de maldade e guiadas pelo que se vê, traçaram uma plano para engravidar do próprio pai, com medo que não encontrassem homens com quem pudessem casar e gerar filhos (Gênesis 19:31-38).

Com isso em mente, embriagaram Ló e tiveram relações com ele. O resultado é que elas engravidaram e fizeram algo abominável em qualquer era da raça humana.

Vemos com isso, mais uma vez um Ló descuidado, vulnerável a qualquer adversidade que lhe sobrevenha, sem ser capaz de mostrar a menor resiliência, força de caráter e perseverança.

Conclusão

Os erros que Ló cometeu ao longo de sua vida, transformaram sua história em algo a ser analisado, mas não seguido. Mesmo sendo sobrinho do pai da fé, Abrão, um dos nomes mais importantes do povo de Deus, não foi capaz de seguir seus passos no temor ao Senhor.

Antes, preferiu a amizade e comunhão com os ímpios de Sodoma e Gomorra, algo que posteriormente custou a vida de sua esposa e de seus genros.

Como líder familiar, ele foi um verdadeiro fracasso, e suas más escolhas devem abrir nossos olhos para que o temor do Senhor esteja continuamente diante de nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here