marca_final-01

Esperança e Futuro Para o Povo de Deus

Por mais difícil que seja o contexto que nos cerca, devemos saber que o desejo de Deus para nossa é de esperança e futuro. A Bíblia deixa isso bastante claro.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As muitas dificuldades da vida roubam de nós, em muitos casos, a esperança e o futuro. E como fazem isso? Destruindo nossa perspectiva de que Deus.

Em Jeremias Capítulo 29 o povo de Deus está completamente desanimado, vivendo como escravo, sob o jugo da Babilônia. E, eles acreditam que não vão ficar ali por muito tempo, mas uma carta vinda da parte de Deus diz o contrário.

E é nesse contexto que o Senhor Deus diz a eles: eu tenho pensamentos de paz para vocês e não de mal. Eu tenho esperança e futuro.

Será que no meio das tribulações do nosso dia a dia , na maior catástrofe que nos cerca, pode Deus ali ter esperança e futuro para mim e para você? COM CERTEZA!

1. Cresçam

O Capítulo 29 de Jeremias é uma carta escrita pelo profeta para dizer ao povo que o tempo no cativeiro vai durar um longo tempo, até que se cumpra o tempo que Eu determinei do cativeiro, 70 anos.

E então, através da carta o Senhor os orienta. No meio da aflição dá instruções: construam casas, plantem, casem e multipliquem (v. 5,6)

 Percebam, que o Senhor Deus está dando ordens práticas ao seu povo, ou seja, o desenvolvimento de sua vida como sociedade deveria acontecer mesmo num contexto completamente desfavorável.

Deus está dizendo mesmo como escravos, mesmo debaixo de jugo, mesmo debaixo de humilhação e desonra, vocês devem crescer, construir, plantar e multiplicar.

O propósito de Deus era sarar o caráter do seu povo que havia sido pervertido com o passar do tempo.

Eu e você vivemos em uma uma nação muito difícil. Mas, cada nação, cada geografia tem o seu desafio. O desafio deles aqui era sendo um povo escolhido por Deus e está agora vivendo como escravo.

E, a mensagem do Senhor Deus para mim e para você nesse contexto é: cresça, plante, construa, multiplique, case, mesmo no meio da aflição.

O Senhor Deus permite muitas provas na minha e na sua vida com o propósito de moldar nosso caráter. Por meio das nossas lutas e Ele quer nos aperfeiçoar.

2. Seja uma benção

Em Jeremias 29.7 O Senhor Deus está dizendo: busque, seja uma benção para o contexto em que você está plantado, quer seja na escola,  no trabalho, na família. Seja uma benção onde você está plantado!

No versículo 7, foram dadas duas ordens: busquem e orem. Com isso, eu e você como cidadãos brasileiros devemos buscar ser uma benção para nossa nação.

Mesmo com todas as suas dificuldades e com os todos os seus desafios o  desejo do Senhor Deus é que sejamos intencionais.

Os escravos israelitas são instruídos a ser benção no lugar de sua aflição. Isso nos mostra que não é porque estamos sofrendo que vamos nos tornar pessoas amargas, não!

O nosso engano, muitas vezes, é que achamos que o lugar de benção é só a igreja. Você deve ser benção no lugar onde está plantado, mesmo sendo o lugar da sua aflição.

3. Cuidado com as mentiras

O maior problema da Comunidade Cristã brasileira é acreditar em mentiras.

Em Jeremias 29. 8,9 lemos que os escravos israelitas judeus escolheram acreditar nas mentiras dos falsos profetas a acreditar naquilo que já estava determinado, escrito naquilo que vinha por parte de Jeremias, que já tinha tido as suas profecias comprovadas das mais diversas maneiras.

O texto ainda afirma que os falsos profetas estão enganando o povo, porque o povo mesmo os encorajam. O Senhor declara: Eles estão profetizando mentira em meu nome.

Nós estamos em um contexto de tantas pessoas falando mentiras em nome de Jesus que chega a assustar. Existem tantas pessoas profetizando em nome de Jesus para outros cristãos sobre o que eles não deveriam fazer, com iresponsabilidade, sem se preocupar com o peso e as implicações que aquilo vai ter na vida da pessoa.

Os israelitas, judeus no cativeiro estavam enfrentando isso. Porque eles encorajavam os falsos profetas.

O termo que é utilizado aqui para enganar é “Nasha”, que significa ilusão, mentira falsidade.

Aquelas pessoas que estavam vivendo no cativeiro, estavam se alimentando de uma ilusão, de algo que Deus nunca disse. O mesmo está acontecendo com muitos cristãos.

Há muitos cristãos vivendo com base em ilusões, com base em profecias que Deus nunca falou, abandonando o texto sagrado para viver com base em crendices.

Quando vivemos fundamentados em ilusões o que está sobre os nossos pés é areia, e com isso não temos a certeza de esperaça e futuro. Portanto se quisermos edificar uma vida, um futuro, uma esperança precisamos crer nas escrituras e seguir o que está escrito, porque é carregado com a bênção e com a promessa de Deus.

4. Esperança e o futuro

No versículo 11 o Senhor Deus diz que conhece tudo e que sabe todas as coisas.

Muitas vezes, você não quer viver o que você está vivendo, quer abandonar a situação, pular do barco e deixar tudo. Mas não é possível.

O desejo de Deus vai fazer você prosperar para que você tenha esperança e futuro.

A palavra prosperar, no original é “Shalom”. Na verdade não existe uma palavra em português que pudesse representar Shalom porque Shalom é mais para uma expressão.

Esta expressão está mais relacionada a Plenitude, completude, paz, saúde, segurança, amizade, contentamento. Ou seja, Shalom envolve o bem-estar do ser humano como um todo!

Sendo assim, Shalom não pode ser representado por uma única palavra. O Senhor Deus, no versículo 11 de Jeremias 29, está dizendo aquele povo: Eu não quero apenas que vocês sintam a minha graça ou a minha presença em determinada área da vida de vocês.

O desejo de Deus é estar com você onde quer que você esteja e que haja Plenitude – Shalom – em todas as áreas da sua vida nos relacionamentos, na saúde, nas finanças,  em tudo que abrange sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});