Mulher Virtuosa - Jesus e a Bíblia

As características de uma mulher virtuosa são detalhadamente descritas na Bíblia Sagrada. O seu valor é inestimável e aquele que a “possui” é considerado bem-aventurado.

De fato, quando analisamos com cuidado as virtudes dessa mulher, ficamos surpresos com seu comportamento: produtivo, obediente, temente a Deus e amoroso, que ela, de maneira contínua, diária, desenvolve.

Convido você a estudar com carinho as palavras seguintes, porque elas com certeza vão edificar sua vida.

1. O Valor da Mulher Virtuosa

O valor da mulher virtuosa é inestimável (Provérbios 31:10). A referência aos rubis, nos faz pensar que o autor utilizou a imagem do que havia de mais precioso para descrevê-la.

Mas a verdade é que os valiosos presentes desta Terra, não são suficientes para substituir ou pagar, por todos os benefícios que esta mulher acrescenta à vida dos que o cercam.

Não é à toa, que o escritor considera feliz quem a encontra.

2. O Marido da Mulher Virtuosa

O marido da mulher virtuosa (Provérbios 31:11) é descrito como alguém que vive em paz e confiança plena, pois sua mulher lhe inspira essas coisas.

Não há nada no comportamento dela, que lhe faça pensar mal sobre seu comportamento. Ele não precisa repreendê-la com relação a pureza ou discrição, ela naturalmente o faz.

Até mesmo as finanças da casa, ele confia a ela, e percebe que nenhum bem falta, pois sua administração é exemplar.

3. Uma Mulher Encorajadora

Ao invés de desânimo, ela é produz encorajamento (Provérbios 31:12). Ele não trata seu marido com palavras que o façam sentir-se inútil, desprezível ou tolo, pelo contrário, ela lhe faz o bem, nunca o mal.

Perto dela os melhores resultados dele são proporcionados, pois seu encorajamento constante, fazem dele alguém muito melhor do que poderia ser.

4. Dedicada e Produtiva

Ela está constantemente envolvida em atividades produtivas (Provérbios 31:13), seja por profissão ou Hobby, ela se destaca por ser produtiva e inteligente. Trabalha com prazer naquilo que faz e se satisfaz em ser útil.

5. A Mulher Virtuosa Faz Compras de Valor

A esposa exemplar também gosta de fazer compras (Provérbios 31:14). Salomão a compara a navios mercantes, que traziam coisas novas e atraentes.

Ela não é uma consumista obsessiva, que tudo o que ver quer comprar. É uma mulher prudente. Investidora. As finanças da casa estão saudáveis, porque o seu comportamento é dirigido pela sabedoria do alto.

No Brasil, o estereótipo da mulher é de alguém consumista, esnobe, “chique” mas endividada. Não é esse o tipo de mulher que agrada a Deus, nem o tipo que faz bem a sua família.

6. Uma Líder Inspiradora

Mesmo que tenha pessoas a seu serviço, ela desperta cede e organiza a família para começar bem o dia. Seu marido e seus filhos podem desfrutar de seu cuidado e atenção antes de seguir suas obrigações diárias (Provérbios 31:15).

A mulher virtuosa não é uma “patricinha metida”. Ela é um exemplo de gestão e comportamento, diário. Seus servos seguem sua liderança por inspiração.

Isso me lembra de quando eu participei do SUMMIT, um evento global para liderança e a esposa de Bill Gates, Melinda, foi entrevistada.

Ela falou sobre valores de fé, comportamento e integridade e como preservava a participação ativa na vida dos filhos. “Faço questão de todos os dias levantar e preparar o café dos meus filhos”, disse ela.

Uma das mulheres mais ricas da atualidade, nos mostra que o dinheiro não pode superar os valores e a postura de integridade e respeito familiar, do cristão.

7. A Mulher Virtuosa é Uma Investidora

A mulher virtuosa é uma investidora habilidosa. Sua casa está cheia de bens e provisão porque ao invés de gastar com futilidades ela compra propriedades e faz negócios com elas, tornando-as ainda mais produtivas. Sua mente é criativa para o empreendedorismo e o trabalho dedicado (Provérbios 31:16).

Tudo isso, com o objetivo de cuidar bem de sua família.

8. O Trabalho Duro é Parte de Sua Vida

Ela é enérgica e produtiva, em relação ao trabalho, ela tem prazer sempre realizando suas tarefas com empenho e amor. Por isso, prospera (Provérbios 31:17).

Muitas mulheres reclamam da falta de provisão ou qualidade de vida, em seus lares. Estão sempre com uma atitude negativa e desanimada, sem perspectivas.

Observando o comportamento da virtuosa, percebemos que seu coração, cheio de Deus, é dirigido pelo Espírito Santo para uma vida cheia de ânimo e boas atitudes.

9. A Mulher Virtuosa Planeja

A lâmpada da virtuosa não se apaga, isto revela que sempre havia óleo para iluminar sua casa, e por trás disso, muito planejamento (Provérbios 31:18).

Uma referência muito boa, é a parábola das cinco virgens, cujas lâmpadas não se apagaram e o Senhor as elogiou por sua atitude previdente (Mateus 25:4).

Com isso, ela nos ensina que não podemos viver sem planejar nossas escolhas, gastos e atitudes. Muitas famílias brasileiras vivem endividadas, exatamente porque não praticam este princípio.

10. A Bondade Faz Parte de Sua Vida

Em Provérbios 31:13,19,22,24, vemos que a mulher virtuosa é generosa. Ela ajuda aos pobres com muitas das coisas que produz, doando, ou abençoando financeiramente.

Ou seja, a bondade e generosidade da mulher virtuosa, são uma pratica comum de sua vida, com isso ela diariamente exerce o amor ao próximo.

Muitas vezes pessoas necessitadas vem as nossas casas pedindo algum alimento e nos negamos, dizendo que não temos, quando, graças a Deus a dispensa está abastecida.

Ela não faz isso, a generosidade faz parte de sua rotina.

11. O Cuidado Familiar

Os filhos da virtuosa estão sempre preparados para as estações do ano, pois ela providencia as roupas necessárias para cada ocasião. Na descrição do sábio, ela os vestiu com escarlate, significando que foram bem vestidos.

Mesmo com todas as suas habilidades, empreendimentos, conquistas e inteligência, esta mulher honra seu marido e o respeita (Provérbios 31:21-23).

12. Fornecedora de Bens

Seu empreendimentos na costura são novamente citados e elogiados (Provérbios 31:24,25). Por ser produtiva, suas roupas vestem tanto a sua família, quanto lhe possibilita o necessário para vendê-las.

O fato de ela “rir do futuro”, mostra que ela prepara muito bem sua família, para as situações que podem vir.

13. A Sabedoria da Mulher Virtuosa

A característica mais exaltada da mulher virtuosa é a sua sabedoria e inteligência. Além disso, havia o fato de que ela continuamente compartilhava essa instrução com seus filhos (Provérbios 31:26,27).

Ou seja, aqueles que estão a sua volta são ministrados continuamente com a Palavra de Deus. De sua boca não saem palavras tolas, mas palavras de sabedoria e edificação.

Ela é dedicada a administração de seu lar, porém, está diretamente ligada as atividades domésticas. Com isso o sábio diz que ela não esta ociosa.

Até mesmo seus filhos reconhecem suas virtudes. Eles a elogiam, assim como seu marido (Provérbios 31:28,29). Sua atitude sempre otimista e positiva, revela seu prazer de viver.

Com escolhas, atitudes e desempenho muito superior ao de outras mulheres, a virtuosa e seu estilo de vida são admirados por seus filhos. Seu marido se considera agraciado, dizendo que não há nenhuma outra mulher, como ela. Essa confissão, ele faz em seus círculos de amizade a trabalho, tornando-a respeitada e honrada além de sua casa.

14. A Mulher Virtuosa Teme ao Senhor

O grande segredo da virtuosa é sua relação com Deus. Embora seja bonita e charmosa, ela é exaltada pelo seu procedimento (Provérbios 31:30,31). A mulher virtuosa teme a o Senhor.

O sábio encerra sua descrição, os estimulando a valorizar e retribuir a dedicação e generosidade de tais mulheres. Junto ao seu marido, ela deve ser reconhecida e elogiada, daí a referência “as portas da cidade”.

Conclusão

Em resumo as características da mulher virtuosa são: trabalho árduo, investidora, produtiva, bom planejamento, generosa, fiel ao marido, sábia e teme ao Senhor.

São suas qualidades que fazem com que seja honrada e prospere. Mesmo quando tentada, tal como todo ser humano, ela permanece fiel a Deus e a sua família.

Todos podemos aprender com ela. Seu temor a Deus, nos inspira a viver com sabedoria e justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here