Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Abigail a Esposa de Nabal: Uma Mulher Fantástica!

Abigail a esposa de Nabal, é uma mulher muito especial. Ela soube lidar com situações de estresse com muita sabedoria e humildade. Abigail a esposa de Nabal, é com certeza uma pessoa que deve ser imitada.

Por isso, neste estudo bíblico sobre Abigail veremos:

  • Quem foi Abigail na Bíblia?
  • Características de Abigail a esposa de Nabal
  • Davi e Nabal: A Consequência da Arrogância
  • Abigail e a Eficiência da Humildade e da Sabedoria
  • Abigail a Mulher Que Acalma o Coração Transtornado
  • Abigail e a Morte de Nabal: O Deus Que Honra

Quem Foi Abigail na Bíblia? 

Certo homem de Maom, que tinha seus bens na cidade de Carmelo, era muito rico. Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo. Seu nome era Nabal e o nome de sua mulher era Abigail… (1 Samuel 25:2,3)

Abigail era uma mulher virtuosa. Só não foi muito bem no amor, talvez porque de acordo com a tradição tenha sido um casamento arranjado. Era esposa de Nabal, uma pessoa nada agradável.

A casa dela devia ser uma mansão. Nabal era rico, na verdade muito rico. Portanto, Abigail tinha muito servos e servas.

Pode-se dizer que Abigail era uma mulher bem-sucedida. Não por acaso, as sementes que plantou com suas virtudes ao longo da sua vida, floresceram.

Características de Abigail a Esposa de Nabal 

(…) Era Abigail, mulher inteligente e bonita; mas seu marido, descendente de Calebe, era rude e mau. (1 Samuel 25:3)

Abigail era uma mulher excepcional. Ela reúne, na minha opinião características marcantes de uma mulher vencedora. Ela era inteligente e bonita, exatamente nessa ordem.

A cultura brasileira valoriza o corpo da mulher, em detrimento da sua capacidade intelectual. O número de mulheres em cargos de CEO no Brasil, aumentou de 5% em 2015 para 11% em 2016.

A inteligência feminina está cada vez mais evidente. Nos dias de Abigail a mulher só era vista como a parte reprodutora (gerar filhos) e dona de casa, porque a vontade de Deus e sua capacidade intelectual só lhe permitiam isso.

Grande engano!

A Bíblia destaca a inteligência de Abigail. Uma mulher inteligente constrói um lar inabalável.

Embora fosse uma mulher empreendedora e ativa, Abigail não perdeu a sensibilidade feminina. Ela era uma mulher que se cuidava, uma mulher bonita.

Muitas mulheres confundem a liderança e o ativismo de suas vidas com o desleixo. A beleza feminina deve ser mantida e cultivada, a despeito de qualquer coisa.

Vivemos dias em que a sexualidade está cada vez mais em “xeque”. O lado feminino precisa estar em evidência. Ao olhar para uma mulher devemos saber que ela é MULHER.

Davi e Nabal: A Consequência da Arrogância

No deserto, Davi ficou sabendo que Nabal estava tosquiando as ovelhas. Por isso, enviou dez rapazes e lhes disse: “Levem minha mensagem a Nabal, em Carmelo, e o cumprimentem em meu nome. (1 Samuel 25:4,5)

Após longo período de fuga, para sobreviver Davi e seus homens faziam a proteção não-oficial dos rebanhos que pastavam na região desértica do Carmelo.

Filisteu e árabes costumavam atacar os bandos e causavam muitos prejuízos aos fazendeiros da região.

Após cerca de um ano de proteção (tempo de uma tosquia para outra), Davi conversou com os pastores de Nabal, pedindo-lhes alguma recompensa.

Nabal, o proprietário dos rebanhos não concordou. “Nabal respondeu então aos servos de Davi: “Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé? Hoje em dia, muitos servos estão fugindo de seus senhores. Por que deveria eu pegar meu pão e minha água, e a carne do gado que abati para meus tosquiadores, e dá-los a homens que vêm não se sabe de onde? ” (I Samuel 25. 10,11).

Foi um NÃO, cheio de estilo e maldade.

A reação de Davi foi imediata e enérgica. Davi ordenou a seus homens: “Ponham suas espadas na cintura! ” Assim eles fizeram e também Davi. Cerca de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos permaneceram com a bagagem (I Samuel 25. 13).

A proposta de Davi era matar todos os homens do lugar, ao melhor estilo “exterminador do futuro”. Ou seja, a confusão estava iniciada.

Abigail e a Eficiência da Humildade e da Sabedoria

Quando Abigail viu Davi, desceu depressa do jumento e prostrou-se perante Davi, rosto em terra. Ela caiu a seus pés e disse: “Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer. (1 Samuel 25:23,24)

Enquanto Davi apressadamente se dirigia a casa de Nabal, Abigail estava sendo informada do que estava acontecendo.

Ao saber de tudo ela preparou algumas recompensas para Davi e os seus homens, e ordenou que seus servos fossem ao encontro dele com os presentes.

Abigail quando confrontada por uma situação extrema, sabe posicionar-se. Ao invés de atear fogo sobre a confusão, ela joga água.

Humildemente Abigail vai ao encontro de Davi e pede para conversar com ele. Mesmo sendo proprietária dos bens, ela não se mostra autoritária a Davi.

Ela seguiu o conselho do sábio: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. (Provérbios 15:1)

Abigail a Mulher Que Acalma o Coração Transtornado

Davi disse a Abigail: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro.

Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos.

De outro modo, juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, que evitou que eu lhe fizesse mal, se você não tivesse vindo depressa encontrar-me, nem um só do sexo masculino pertencente a Nabal teria sido deixado vivo ao romper do dia”.

Então Davi aceitou o que ela havia lhe trazido e disse: “Vá para sua casa em paz. Ouvi o que você disse e atenderei o seu pedido”. (1 Samuel 25:32-35)

Em 2011 Ellen Johnson Sirleaf, foi uma das três contempladas com o prêmio Nobel da Paz. O seu trabalho como primeira ministra da Libéria foi brilhante.

A Libéria é um país muito pobre. Há uma carência enorme na infra-estrutura, no saneamento básico, e na economia de uma maneira geral.

Ellen Johnson Sirleaf conseguiu atrair investidores para promover o início de uma reforma na estrutura do país. Além disso, ela foi enérgica na luta pela igualdade social e pelos direitos da mulher.

A atitude de Abigail é semelhante a de Ellen, seu posicionamento poupou e melhorou inúmeras vidas.

Ao observar a atitude de Abigail, a raiva de Davi foi acalmada. Ele louva a Deus pela vida dela e garante que seu pedido de paz será atendido.

Nos nossos dias há muitas pessoas que promovem a guerra. Já pensou se Abigail fosse uma mulher insensata, teria incentivado Nabal a “tomar satisfações” com Davi. O resultado seria muitas vidas inocentes desperdiçadas.

E você, em situações de conflito promove a guerra ou paz? (Veja também o Estudo Bíblico Sobre as Bem-Aventuranças).

Abigail e a Morte de Nabal: O Deus Que Honra

De manhã, quando Nabal estava sóbrio, sua mulher lhe contou todas essas coisas; ele sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra. Cerca de dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu. (1 Samuel 25:37,38)

A princípio Abigail escondeu de Nabal, sobre como as coisas se resolveram com Davi. A intenção era boa, o resultado por sua vez… não foi bom para Nabal.

O cara ficou tão estressado que deve ter tido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), porque ele “ficou paralisado como uma pedra”.

Ele era uma pessoa completamente inflexível, imagino que ele interpretou a atitude de Abigail como insubmissão, mas não foi.

Dez dias depois, Nabal morre!

Ao saber disso, Davi louva a Deus e pede Abigail em casamento, ela diz: Sim! Daí em diante ela vai viver uma novidade de vida. Um recomeço.

Acredito em um Deus bom, que está sempre disposto a dar uma nova chance aos seus filhos.

Conclusão 

Abigail é uma mulher fenomenal. Suas atitudes são cheias de virtude. Suas escolhas promovem o crescimento das pessoas que estão a sua volta.

Ela é uma empreendedora da vida. Estar perto dela é sinônimo de receber o estímulo, a motivação para ser alguém melhor.

Com Abigail eu aprendo a lidar com situações de extremo estresse com sabedoria e humildade. A minha oração é que o Senhor nos ajude a ser como Abigail.

E você, o que acha? Quero conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário!

Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus amigos e parentes, além disso INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.