Compromisso com Deus é algo que precisamos demonstrar e viver ao longo da nossa caminhada cristã. É algo indispensável. Um Deus magnifico como o nosso exige isso. Dedicação a ele e a sua Palavra é a demonstração de que reconhecemos sua majestade e nos submetemos a ela.

Sendo assim neste estudo bíblico você verá uma análise detalhada de como é possível desenvolver um compromisso com Deus, de forma sadia e estruturada de maneira prática e objetiva.

Compromisso com Deus e Com a Sua Palavra

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. (Salmos 119:97)

Ao longo da história do cristianismo não é incomum encontrarmos pessoas querendo fazer uma série de coisas “em nome de Jesus”, mas sem nenhum compromisso com a Palavra de Deus.

Inúmeras heresias, homens e mulheres sem paixão. Discursos vazios, pregações entediantes. Tudo isso e muito mais é fruto de relacionamentos sem compromisso com Deus e com a sua Palavra.

O salmista nos dá um exemplo contundente. Ele declara o seu amor pela Palavra de Deus. Esse amor é expresso por meio da meditação diária e contínua na verdade Sagrada, algo que produz crescimento espiritual.

comportamento de Jesus Cristo na tentação do deserto é um maravilhoso exemplo de compromisso com Deus. Ele resistiu firmemente aos argumentos do diabo com uma expressão poderosa: “Está escrito…” (Lucas 4.4).

Ou seja, é algo que está diretamente ligado ao compromisso com a Palavra de Deus. O bom desenvolvimento de um, precisa necessariamente do outro como fundamento.

Compromisso Com Deus e Com a Obra de Deus

Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulosamente… (Jeremias 48:10)

Cristãos sem compromisso nas Igrejas dos nossos dias é mais comum que um parlamentar investigado na “lava-jato”. É uma vergonha!

O Senhor Deus já disse ao profeta Jeremias há alguns milhares de anos atrás: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulosamente…”. Pessoas que substituem suas responsabilidades na obra do Senhor por qualquer coisa estão debaixo do “radar negativo” de Deus.

Compromisso com Deus exige compromisso com a obra de Deus. Se você assumiu algo no Reino de Deus, siga em frente e dê o seu melhor até o fim. Observe o seguinte episódio:

“Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:61,62)

Gostaria de analisar a resposta de Jesus.

Ele “põe um grifo” na atenção de quem serve na obra de Deus. Se alguém quer arar a terra em linha reta não pode olhar para trás. Ou seja, só há uma forma de demonstrar compromisso com a obra de Deus, e é por meio do foco.

Compromisso com Deus e com a sua obra só podem ser comprovados por meio de uma vida dedicada. Focada. Aquele que ara a terra não pode simplesmente deixar de arar, ou fazê-lo de qualquer forma.

Uma das coisas que me chamam a atenção neste ponto, é o que o Senhor Deus diz a Habacuque: “Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”. (Habacuque 2:2)

O Senhor dá uma instrução a Habacuque para que todas as pessoas que passassem por ele soubessem de sua dedicação e seu foco para com a missão.

Acredito que o Senhor espera o mesmo de nós. Se você deseja demonstrar compromisso com o Senhor, tenha compromisso com a obra dele.

Compromisso Com Deus e Com a Igreja

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. (Salmos 84:10)

É impressionante o número de pessoas que acham que para ser um cristão saudável não é mais necessário ir a Igreja ou ser da Igreja, porque são Igreja. Pensam que a intimidade com Deus está desligada da vivência no Templo.

Horrível engano!

Escolho seguir pelo caminho do salmista. Prefiro estar na casa de Deus. Desfrutar da comunhão entre os irmãos. Estar na casa de Deus é estar na casa do Pai.

O Salmista demonstrava profunda alegria pelo “simples” fato de ser convidado a ir a casa do Senhor: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (Salmos 122:1)

Seu compromisso com Deus exige que você tenha compromisso a Igreja de Deus. Ela é o corpo de Cristo. A noiva do Cordeiro.

Ao longo de sua vida e ministério o Senhor Jesus Cristo esteve continuamente no Templo. Após sua ascensão, os apóstolos mantiveram essa rotina. “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. (Atos 5:42)

Particularmente amo a casa do Senhor. Posso sinceramente dizer que é uma das paixões da minha vida. Estar na Igreja, como Igreja, para adorar ao Senhor e aprender no seu Santo Templo.

Compromisso com Deus exige compromisso com a Igreja. Por melhor que seja sua intenção não há como desvencilhar um do outro.

Conclusão

Compromisso com Deus é demonstrado pelo compromisso com a Palavra de Deus, com a obra de Deus e com a Igreja.

Há uma tentativa de promover um desligamento entre essas coisas. Mostrar que não há necessidade de manter as coisas sagradas porque afinal, Deus transcende todas elas.

É um engano!

Embora, concorde com a transcendência do nosso Deus, de saber que não somos capazes de construir uma casa que lhe comporte, sei que elas são símbolo das coisas que são eternas e estão por vir.

Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário e amplie a exposição do assunto. Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Deus abençoe!

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

Estudos Relacionados

50 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns amado irmão excelente estudo e a forma simples e objetiva de explicar cada ponto.Concordo com a Elen muitos não faltam aos cultos mas infelizmente não dão um bom testemunho fora da igreja costumo brincar que dão tristemunhos.Perfeitos não somos mas temos que nos esforçar para cada vez mais dar um bom exemplo praticar o que está na Palavra ( não adianta saber de Gênesis a Apocalipse se não se pratica o que sabe ou pior o que prega )Deus abençoe grandemente vcs ( vc e sua linda amada da foto) e continue ti usando com graça

  2. Deus lhe abençoe e à sua família, meu irmão! Um dos sites com melhores conteúdos de estudo da Palavra que tenho encontrado na internet. Que o Senhor estenda mais e mais essa obra e que o Espírito Santo lhe encha de sabedoria pois tenho certeza que o alcance é tremendo!
    Amém! 🙏🙌

  3. Amado irmão agradeço a Deus pela benção recebida através deste estudo. Como é maravilhoso em nossos dias recebermos estudos como esse. Que Deus continue lhe usando grandemente em sua fidelidade a Ele e sua Santa Palavra. Parabéns. Peço sua permissão para fazer uso desse estudo através de pregações. Sou da Missão B.R. Paulo de Tarso, e estou atualmente em Óbidos – Pa.

  4. Há alguns anos,quando se falava no culto de santa ceia,as pessoas se arrumavam como se fosse para uma festa social secular.Colocavam as melhores roupas e se arrumavam de uma forma especial para o culto de santa ceia.Hoje em dia muitos trocam essa pérola bíblica por passeios em shoppings,festas de aniversários,casamentos,entre outros encontros sociais.Não estão nem aí para este ato litúrgico de cear,de estar em comunhão uns com os outros em um culto especial de santa ceia.Alguns não dão mais crédito para o corpo de Cristo simbolizado por este ato em muitas igrejas infelizmente.Mas tenho certeza que outros tantos se colocam na presença desta mesa especial que é o culto de santa ceia.É hora destes desavisados rever seus conceitos no que tange ao compromisso primeiro com Deus,na obra do Senhor.Não trocar os cultos de santa ceia e os demais por compromissos alheios,que não levam a lugar nenhum.Deus abençoe!

    Diácono,Vantuir Augusto Ribeiro.
    Membro da Assembléia de Deus,min.do Belém-setor 13-Suzano SP.

  5. Excelente estudo, de conteúdo coerente, instrutivo, objetivo e de fácil entendimento, PARABÉNS e que DEUS continue te abençoando, abrindo cada dia mais as portas da Sabedoria na sua Santa PALAVRA.

  6. Muito bom seu estudo Deus abençoe, infelizmente não são poucas as pessoas que agem sem compromisso dentro da igreja. Um exemplo pratico que observo no departamento de Mulheres, é que na hora de uma festa confraternização, muitas aparecem encontram tempo durante a semana para esta numa festinha comemorativa na igreja.. Mas quando se tratar de estar nos cultos semanais não aparecem, jejuns e campanhas de oração nem se fala. A falta de responsabilidade cm a vida espiritual é deixada de lado, para segundo plano e isso é muito sério. São desobedientes as seus lideres.

  7. Muito bom mesmo o seu estudo. Acrescentou-me o conhecimento em muito. Continue nessa obra de compartilhar o conhecimento por meio desse site. Por fim só desejo acrescentar uma passagem bíblica que está em Hb 10:25, que fala sobre o costume de alguns em deixar de congregar. Falha é cairmos nesse costume de menosprezar a comunhão entre os irmãos.
    Fique na paz e com Deus.

  8. Depois de acompanhar esse estudo, vi que eu preciso mudar em muitas atitudes. Vi também que existe muitas coisas boa na Internet, muito obrigado pelo estudo e que o nosso Deus o abençoe continuamente.

  9. É incrível a situação em que vivemos hoje, uma geração que não estão querendo compromisso com a palavra de Deus, buscão seus interesses materiais, para depois estar buscando o reino de Deus, lamentável.
    Muito bom o texto veio reforçar o que eu pensava

  10. Paz seja contigo

    Ótima reflexão
    Quanto a mim ando decepcionado, aqui na América, lugar de crente sem compromisso
    Misericórdia!! Minha oração é para Deus agir, e nos dar graça para ligar com esse povo!!! E angustiante!!!

  11. Muito bom esse estudo sobre compromisso com Deus. No entanto, gostaria de algo mais aprofundado… concordo que demonstramos ter compromisso com Deus quando temos compromisso com sua palavra e com sua obra. Porém, muitos vivem no engano de está participando dos trabalhos da igreja e afirmando que tem compromisso com Deus, sendo que não apresenta um bom testemunho e nem muito menos se permite libertar dos seus desejos e vontades. Afinal, é a palavra do Senhor que traz libertação. E o que vejo é que muitos estão enganando a si mesmo achando que está presente nos cultos é sinal de compromisso e ser chamado servo de Deus.

    Acredito que quando abrimos nossa boca e pronunciamos que aceitamos a Jesus como único e suficiente salvador, nesse exato momento também temos que ter nossa consciência voltada e disposta para viver o avivamento de Deus em nossas vidas.

    Observo muitos discursos hoje dentro da igreja assim:

    “ah, esse é o meu jeito”, “todos nós temos personalidades diferentes”, “eu penso desse jeito e essa é minha opinião”…. e por ai vai.

    Esses discursos soam para mim de forma inaceitável, ainda mais quando parte de pessoas que se dizem “servos de Deus” a muitos anos.

    E a palavra de Deus? onde fica?
    E quando o apostolo Paulo nos adverte em suas cartas aos Efésios 5. que devemos ser imitadores de Deus… que devemos ser luz, viver como luz e dar frutos de luz que consiste na bondade, na justiça e VERDADE, discernindo o que é agradável ao Senhor.

    Sem falar de tantos outras passagens bíblicas e o principal, do testemunho do próprio Jesus.

    Para encerrar aqui, acredito que ter compromisso com Deus e com sua palavra vai muito além de está presente nos trabalhos da igreja. É algo muito mais profundo e espiritual, no qual vemos em poucos. Amar a Deus é ser obediente a Ele e seus mandamentos, estando disposto a se despir de tudo que há em nós, a renunciar o eu, o ego, as vontades, sua própria personalidade carnal e passar a viver a identidade de Cristo.

    Meu amado irmão Diego Nascimento, não discordando do estudo trago aqui e nem muito menos fazendo uma crítica destrutiva. Muito pelo contrário, parabéns pelo estudo aqui elaborado. Estou apenas fazendo uma reflexão do que tenho observado nos últimos dias dentro da templo do Senhor.

    A Paz do Senhor e que Deus continue abençoando seu ministério.

  12. Maravilhoso esclarecimento sobre – Compromisso com Deus, Palavra e Obra. O Senhor nosso Deus continue te usando,a Luz do Espírito Santo e a Luz da Palavra de Deus seja sobre você e seu Ministério.

  13. Eu acredito que o compromisso com a igreja ( fisica) é uma consequência de um relacionamento com Deus e xom sua obra, sem esse nivel de relacionamento, não teremos prazer e nem fara sentido pra irmos a igreja, quando o elo que nos liga a sua igreja esta rompido!

  14. Parabens meu irmão em Cristo ,continue usando seu conhecimento para abrir a mente (os olhos) de muitos cristãos e ensinando a palavra de forma clara objetiva… Deus te abençoe e capacite a cada dia mais.

  15. Parabens meu irmao em cristo jesus, continue nessa linha de ensinamento, com simplicidade didatica e conhecimento da palavra de deus. Pois, assim muitos estarao alcancando o entendimento da mensagem para qual e objetivada.

  16. gostei muito da maneira que apalavra e conduzida para os ouvinte que Deus esteja abençoando seu ministério moro em Rondônia a duzentos km da capital, porto velho na cidade de monte negro, fui separado para o ministério em, 2012 pastoreio uma igreja muito abençoada igreja filadelfia do Evangelho no pleno poder de Deus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here