O Diabo ou Satanás como é popularmente conhecido há milênios, tem posição de destaque negativo na história da humanidade. Ele é o principal adversário do ser humano e odeia a criação. Tudo o que estiver ao alcance dos seus recursos, inteligência e poder militar é utilizado para promover grande destruição na raça humana.

Personagem de destaque em séries de TV, superproduções de Hollywood, best-sellers e canções marcantes, o Diabo é seguido de perto pelas pessoas, mesmo que a maioria delas não saiba ou admita isso.

Neste estudo bíblico, minha intenção é apresentar tudo o que você precisa saber sobre o seu maior inimigo. De acordo com Sun Tzu, o mestre nas guerras:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Portanto, para se defender bem, nada melhor do que conhecê-lo.

A Origem do Diabo

“Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.

Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.

Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.

Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você”. (Ezequiel 28:12-15)

É sabido que o Senhor Deus criou todas as coisas e que a história não começou no Éden, antes de Adão e Eva na eternidade, o Eterno Deus já existia com seus anjos.

Não é possível para nós, seres humanos – limitados ao tempo e ao espaço – compreender este grande e complexo assunto.

De qualquer forma, o anjo que se rebelou contra o governo de Deus, chamado hoje de Diabo ou Satanás, foi criado em algum momento antes da Criação.

O texto de Ezequiel, embora não seja senso comum entre os estudiosos, descreve um pouco da glória na qual ele estava revestido. Onde o rei de Tiro é uma figura de Satanás e a descrição de riqueza, sabedoria e formosura é um resumo daquilo que ele era.

Satanás Era Ministro de Louvor?

“Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado…”

Se você seguir a linha de interpretação que considera o rei de Tiro uma figura do Diabo, é possível entender a afirmação de que ele era um ministro de louvor. A explicação está no versículo 13.

A palavra engastes em hebraico é toph, que significa: pandeiro, tamborim (Concordância de Strong). Já Russel Champlin diz o seguinte sobre o assunto:

Podemos entender, da palavra hebraica por trás desta tradução, instrumentos musicais de sopro, que, quando tocados, dariam uma atmosfera agradável ao Éden do deus-rei. A presença de instrumentos musicais talvez aluda ao dia da ascensão do deus-rei ao trono, ocasião celebrada com música, dança e vinho. (CHAMPLIN, Russel, Comentário AT volume 5, pág. 3285)

Pois bem, a afirmação de que o Diabo era ministro de louvor, nada mais é que uma mera suposição. Não há, na verdade clareza nas Escrituras para fazer essa afirmação de maneira contundente.

A Queda do Diabo

Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.

Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.

Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. (Ezequiel 28:16-18)

Este texto de Ezequiel é uma suposta alusão ao momento em que Satanás foi expulso da presença de Deus, no entanto há algumas partes que se tornam obscuras nesta interpretação.

Por exemplo, o texto afirma que o Diabo foi expulso por motivo de orgulho e soberba, causado pela multiplicação dos seus comércios.

Os estudiosos que se opõem a interpretação literal, questionam em que momento o Diabo – enquanto estava na presença de Deus – se envolveu em comércios.

Observe o que Russel Champlin diz sobre isso:

Este versículo se opõe a qualquer interpretação que sugere que o texto fala de Satanás. Quando é que Satanás se envolveu no comércio para enriquecer?

Isto descreve o falso deus-rei Ito-baal, de Tiro, que construiu um império poderoso, adorando o deus dinheiro. O comércio se aliou à violência, porque onde o dinheiro flui, os criminosos entram em ação.

O falso deu fora lançado do seu trono alto (Tiro); tornou-se totalmente profano e corrupto. Era como o anjo da guarda do paraíso, mas Deus fechou os portões daquele lugar e apagou a sua glória. As pedras fogosas pararam de glorificar o deus-homem. A luz do paraíso se apagou.

O anjo foi lançado na rua, e seu paraíso foi fechado. É ridículo ver aqui as pedras de fogo representando as estrelas, e estas significando seres angelicais que caíram com a Estrela, Satanás (ver Apocalipse 12.4). (CHAMPLIN, Russel, Comentário do AT, pág. 3286)

Por outro lado, aqueles que acreditam que o rei de Tiro é o Diabo, argumentam que o texto refere-se ao princípio de sua corrupção. Motivo de sua beleza, sabedoria, esplendor e influência.

Neste caso, a multiplicação dos comércios seria a persuasão de Satanás sobre os anjos, que se tornaram demônios e o seguiram na rebelião.

A Visão de Isaías

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!

Você que dizia no seu coração: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.

Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo”. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!

Os que olham para você admiram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam: “É esse o homem que fazia tremer a terra e abalava os reinos, e fez do mundo um deserto, conquistou cidades e não deixou que os seus prisioneiros voltassem para casa? ” (Isaías 14.12-17)

Este texto de Isaías é aquele que a tradição judaica aplica e concorda com a figura de Satanás ou Diabo e sua consequente expulsão do céu. O desejo de ser como Deus, o Eterno, e tomar o seu trono foi o real motivo de sua queda.

De acordo com este texto e sua aplicação de que é realmente uma referência ao adversário dos santos, depois da queda o Diabo ou Satanás perdeu toda beleza e esplendor.

Aqueles que antes o admiravam por sua beleza, isto é, os anjos, agora ficam abismados com sua ruína.

Um ponto neste texto que gera certa controvérsia, é a afirmação de que ele foi levado as profundezas do Sheol, pois como sabemos e veremos mais adiante, que o Diabo está sobre a Terra, nas regiões celestiais, ao nosso redor, esperando oportunidade para atacar.

Por quê é Chamado de Lúcifer?

Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! (Isaías 14.12)

Muitas pessoas se perguntam porque o Diabo ou Satanás é, em alguns momentos chamado de Lúcifer, pois bem, segue a explicação.

A expressão “estrela da manhã” que aparece em Isaías 14, significa heylel, e um de seus significados é Lúcifer (Concordância de Strong). Ou seja, Lúcifer é uma abreviação da expressão “estrela da manhã”.

Como muitos estudiosos concordam que este texto refere-se ao anjo caído, Lúcifer ou “estrela da manhã” era o seu título antes do conflito com Deus.

Por Que é Chamado de Diabo ou Satanás?

“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos”. (Apocalipse 20.2)

De acordo com a concordância de Strong, a palavra diabo em grego é diabolôs, e significa: dado a calúnia, difamador, que acusa com falsidade, que faz acusações, que faz comentários maliciosos.

Ou seja, ele é assim chamado por causa do seu caráter enganador, falso, difamador e sua inclinação para a acusação.

Um outro nome pelo qual ele é popularmente conhecido é Satanás. De acordo com a concordância de Strong, em grego é Satanas, e significa:

  1. Adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação), nome dado ao príncipe dos espíritos maus, o adversário inveterado de Deus e Cristo que incita à apostasia de Deus e ao pecado;
  2. Engana homens pela astúcia. Diz-se que os adoradores de ídolos estão sob seu controle. Pelos seus demônios, é capaz de possuir pessoas e afligi-las com enfermidades.

Ou seja, ele é chamado de Satanás por causa de sua forte oposição a Deus, seu Reino e aos santos. Como vimos no texto de Apocalipse e ao longo do Novo Testamento, Jesus e os outros autores concordam com estes dois títulos. Já em seus dias referiam-se a ele dessa maneira.

A Primeira Aparição

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? ” (Gênesis 3:1)

A primeira aparição do Diabo no relato bíblico é no Éden, com o objetivo de fazer Adão e Eva pecar contra Deus.

Como Diabo, ele argumentou com Eva e a convenceu a contrariar a ordem do Criador e como Satanás ele foi o principal articulador no projeto de introduzir o pecado no mundo.

A Origem do Pecado

Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. (1 João 3:8)

Embora o Senhor Deus tenha sido autor da criação, o pecado não tem nele a sua origem. O marco zero, isto é o começo do pecado foi no Diabo ou Satanás.

Foi nele que começou a cobiça, a inveja, a mentira, o homicídio e tudo o que se configura pecado.

O apóstolo João, em sua primeira carta confirma isso: “o diabo vem pecando desde o princípio”. O que muitas pessoas questionam é o fato de Deus tê-lo feito bom e perfeito, e mesmo assim ele pecar em um ambiente sem pecado.

É uma outra questão complexa da Teologia. Há muitas “aventuras” e especulações. Neste caso, eu prefiro me ater ao que a Bíblia revela, crendo que a Soberania e Justiça de Deus são infalíveis.

No entanto, uma possível explicação para tal episódio é a liberdade que o Senhor Deus, deu aos anjos, assim como aos seres humanos. O pecado teve origem no Diabo, porque nele se achou o primeiro traço de rebelião contra o Criador.

Pai da Mentira

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44)

A Bíblia Sagrada atribui ao Diabo ou Satanás, a criação da mentira. De fato, sua primeira mentira é registrada no diálogo com Eva, dizendo: “Certamente não morrerão!”. (Gênesis 3:4)

A palavra do Diabo foi exatamente o contrário daquilo que o Senhor Deus havia dito a Adão:

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”. (Gênesis 2:16,17)

Toda a mentira e engano presente no mundo, são com certeza fruto do Diabo. Ele está envolvido em todas as áreas da sociedade. Sejam os negócios, relacionamentos, redes sociais, enfim, sempre que tem a oportunidade ele dissemina a mentira.

Seu grande objetivo é escravizar as pessoas nessa prática e convencê-las de que não são capazes de viver sem mentir. Mas essa é outra mentira.

Deus nos chamou para a luz, para a verdade. Podemos sim, viver bem e de acordo com a verdade, pois o Espírito Santo nos conduz por ela se deixarmos e confiarmos no seu amor.

Se você quer saber mais sobre a mentira, eu aconselho a leitura do Estudo Bíblico Sobre a Mentira. Acredito que vai aprofundar o assunto.

Cega os Incrédulos

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:4)

Um dos grandes objetivos de Satanás, o adversário de Deus é impedir a realização do maior propósito da Criação: O bom relacionamento entre Deus e o ser humano.

Com isso, ele se utiliza de sua temporária autoridade sobre a Terra para promover o engando e o pecado. Isto por meio de ensinos, filosofias, mídia, artistas, enfim, tudo o que está ao seu alcance ele utiliza.

A principal intenção é impedir que os seres humanos cheguem ao conhecimento de Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.

Portanto, quando você desejar que alguém se converta, dedique tempo em oração fervorosa, com a intenção de que o Senhor Deus quebre todo impedimento e barreira no entendimento da pessoa.

De maneira que ela possa ouvir, entender e crer livremente nas boas novas do Evangelho.

Causa Enfermidades

Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? ” (Lucas 13:16)

Como agente do pecado, o Diabo ou Satanás tem autoridade para impor enfermidades sobre aqueles que estão escravizados por ele, isto é, aqueles que amam a prática do pecado e vivem longe de Deus.

Este trecho de Lucas 13.16 nos mostra isso claramente. O Senhor Jesus ao curar a mulher, afirma que a enfermidade dela era obra do Diabo.

Como identificar este tipo de situação?

Todo cristão tem a obrigação de ter uma vida de oração ativa. No entanto, muitos cristãos nominais não sabem o que isso significa e muitas famílias sofrem nas mãos do Diabo.

É muito importante que haja na família, pessoas com sensibilidade espiritual diferenciada, com dons espirituais como o discernimento de espíritos, por exemplo.

Pessoas sensíveis a voz de Deus, receberão dele o discernimento para perceber quando a enfermidade é obra natural ou sobrenatural.

Eu aconselho que você leia o Estudo Bíblico Sobre a Oração, onde o assunto é mais aprofundado.

Tem o Poder da Morte

Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. (Hebreus 2:14,15)

A Bíblia Sagrada nos mostra que o “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23) e o agente desse salário ou pagamento é o Diabo.

No capítulo 1, do livro de Jó, percebemos que Deus concede a Satanás, permissão para destruir a riqueza, a influência e a família do Servo de Deus, tirando a vida de seus filhos.

Ali fica muito claro que por concessão divina, o Diabo tem poder de morte. Esse poder pode ser tanto a morte física como a morte espiritual.

A missão de Jesus Cristo, na cruz do Calvário foi exatamente derrotar o agente da morte e o seu poder. De que maneira?

Desde a morte de Jesus na Cruz, quem crê nele e confessá-lo como Senhor e Salvador tem a vida eterna.

Satanás é um verdadeiro serial killer, a cerca disso, o Senhor Jesus diz: “Vem apenas para furtar, matar e destruir”. (João 10:10). Ou seja, o principal propósito do Diabo é destruir a vida e a alma dos seres humanos.

Isso ele faz por meio das drogas, adultério, formas ilícitas do sexo, assassinatos, mentira, violência, atentados, etc.

Onde Ele Está?

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6.11,12)

O Diabo habita nas regiões celestiais, isto é, no mundo dos seres espirituais, onde anjos e demônios existem. Isto significa que um mundo invisível nos rodeia, nele estão os seres espirituais.

O Diabo tem o governo temporário das regiões celestiais da Terra, isto porque ele é o agente do pecado. Esse entendimento fica mais claro quando lemos o trecho da tentação de Jesus:

“O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: “Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu”. (Lucas 4:5-7)

Observe que ele oferece a Jesus, poder e autoridade sobre os governos do mundo, tudo isso em troca de adoração. Ou seja, se Jesus-Homem se submetesse a toda a forma de pecado, idolatria e iniquidade, conforme Satanás propôs, ele seria bem-sucedido na Terra, na visão natural que governa o mundo.

Isto não significa que todas as pessoas bem-sucedidas da Terra fizeram aliança com o Diabo para alcançar a prosperidade, no entanto, sabemos que esse é um caminho.

Inimigos dos Filhos de Deus

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:8)

Como servos de Deus precisamos estar vigilantes em oração, pois Satanás está a todo momento buscando uma oportunidade para nos causar dano e iniciar grande destruição em nossas vidas.

O termo grego para “sóbrios” é nepho, e indica sobriedade física, como uma menta sã, limpa, sem a influência de drogas ou bebidas alcoólicas.

Sendo assim, precisamos evitar todo o entorpecimento do pecado e prazer da carne, de forma que a nossa sensibilidade espiritual não seja afetada e possamos compreender o que agrada e o que não agrada a Deus.

Inimigo do Povo de Deus

O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno, e o inimigo que o semeia é o diabo. A colheita é o fim desta era, e os encarregados da colheita são anjos. (Mateus 13:38,39)

O Diabo é ferrenho adversário de Deus e do seu povo. Tudo o que promover oposição a santidade do Senhor é orquestrado por ele.

Não é sábio dizer que o Diabo é um “grande adversário”, prefiro concordar com o sábio Martinho Lutero: “Satanás é um cachorro na coleira de Deus”.

Tenho esta convicção porque ele não pode ir além daquilo que o Senhor Deus lhe permite, vemos isso claramente na vida de Jó:

O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele”. Então Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:12)

Observe que mesmo tendo promovido grande destruição na vida de Jó, ele não pode ultrapassar os limites impostos pelo Soberano de toda a Terra.

Deus Jeová é o Senhor de todas as coisas e Onipotente sobre tudo. Nem mesmo o Diabo e os seus demônios fogem a esse controle. Além disso, podemos conferir nas Escrituras que o Senhor não precisa de muito para detê-lo:

“Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos”. (Apocalipse 20:1,2)

Apenas um anjo de Deus o aprisionou, não foi necessário um exército, força tarefa celestial, ou mesmo um plano bem articulado. APENAS UM ANJO DE DEUS, foi capaz de detê-lo.

Sendo assim, não precisamos ter medo de Satanás, apenas estar atento às suas obras e movimentos. Devemos fazer como aconselhou o apóstolo Paulo: “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções”. (2 Coríntios 2:11)

Ou seja, mesmo não tendo medo do Diabo, não podemos ignorar sua maldade e corrupção. Tratá-lo como se ele não existisse é um grande erro. Pois baixamos a guarda e não vigiamos em oração constante.

Para derrotá-lo é preciso leitura regular da Bíblia, oração diária, cultos domésticos, congregar em uma Igreja sadia, e desenvolver boa intimidade com Deus.

Será Atormentado Eternamente

“As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.

O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre”. (Apocalipse 20:9,10)

Por fim, o Diabo ou Satanás, será derrotado definitivamente após a segunda volta de Jesus Cristo. Junto com ele, o pecado, seus agentes e toda forma de maldade. Ele será lançado no lago de fogo e enxofre e sofrerá eternamente a punição dos seus pecados.

Com a derrota de Satanás, a nova era celestial da humanidade não sofrerá mais a influência do pecado, pois a tentação será derrotada para sempre.

O episódio do Éden não se repetirá, pois a revelação do fruto do conhecimento do bem e do mal, já foi feita e as consequências vividas por todos nós.

Tudo o que se referia a pecado e maldade foi conhecido, a morte e ressurreição de Jesus Cristo refez o plano original e com isso, a nova era será perfeita para sempre.

Conclusão

O Diabo, Satanás ou Lúcifer é o agente do pecado e promotor da maldade e do caos. Inimigo de Deus, seu grande objetivo é cegar o entendimento dos seres humanos com mentiras, enganos, entretenimentos, enfim.

O cuidado que precisamos ter é o de não superestimá-lo ou subestimá-lo. No primeiro caso, damos a ele valor e autoridade que não possui, temendo-o ou receosos com relação a sua participação em nossa vida.

No segundo caso, não estamos “nem aí” para seus movimentos. Com isso, não dedicamos tempo a leitura da bíblia, oração e santificação. Permitindo ativação de suas obras e influência em nossa vida e nossas famílias.

Por fim, se estivermos firmados em Cristo Jesus não precisamos ter medo do Diabo. O Sangue de Jesus e o Espírito Santo nos guardam de todo o ódio e frustram os planos que ele tem intentando contra nossas vidas.

Para encerrar eu gostaria de conhecer a sua o seu pensamento sobre o assunto. Deixe seu comentário, diga-me o que achou deste estudo bíblico.

Além disso, compartilhe-o com o maior número possível de pessoas. Conhecer bem o nosso adversário é o melhor caminho pra derrotá-lo.

Deus abençoe!

14 COMENTÁRIOS

  1. Com esses estudos estou aprendendo muito da palavra, sou grato a Deus pela sua vida e continue nos ensinando a ser cada vez mais um seguidor de Jesus cristo que Deus lhe abençoe por toda sua vida. Amém

  2. A paz do Senhor boa noite irmão,

    Gostei muito dos estudos escritos nesse site, Deus abençoe sua vida que continue prosperando seu ministério de Mestre

  3. Se sua intenção é buscar o maior número de pessoas possíveis, eu posso dizer com toda certeza que o senhor através de seus estudos conseguiu a minha atenção. Está sendo importante pra mim sua clareza. Deus abençoe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here