Estudo Bíblico Sobre Esperança em Deus: 14 Aspectos Bíblicos

A palavra esperança na bíblia possui várias versões nos textos originais, tanto no hebraico quanto no grego, mas os estudiosos concordam com a seguinte definição:

ESPERANÇA Virtude cristã que opera como recurso mental e espiritual para fazer frente ao futuro. Ao estar centrada em Deus, Senhor de todas as instâncias da vida e em quem se encontram graça e misericórdia (Sl 31:24; 33:20; 39:7; 42:5), a esperança permite ao cristão enfrentar com otimismo e segurança o que está por acontecer. A esperança em Deus, mediante Jesus Cristo, adquire maior profundidade, força e direção graças à participação do Espírito Santo (Rm 5:2–5; 8:20–25; 15:13; Cl 1:27; Hb 11:1). O amor e a fé são virtudes que devem estar permanentemente unidas à esperança (1 Co 13:13). (1)

Ou seja, é uma virtude determinante na vida do cristão. Por isso, neste estudo bíblico, quero analisar com você os diversos aspectos do tema apresentados no Novo Testamento.

Sendo assim, amarre os cintos. Fique confortável. E “BORA!”

A Esperança e Fé na Glória de Deus

Reprodução Logos Bible Software

(…) por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5:2)

E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. (Romanos 5:5)

Paulo estava seguro. Convicto. Sua satisfação, louvor, estava em gloriar-se na expectativa da glória de Deus. No fato de Cristo preparou para os seus irmãos um Reino Eterno, diante do trono de Deus e aí viveremos para sempre.

Além disso, ele estava certo de que não seria decepcionado. Não era um conto de fadas, mitologia ou invenção da mente humana. Para Paulo, Jesus estava faldno sério, quando disse: “Vou e volto”.

Devemos Nos Alegrar

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)

Não é nada fácil viver na Terra. Estamos cercados por muitas lutas, tribulações e dores. Há muitos de nós que a vida inteira tem sido assim. Mas as Escrituras nos exortam a nos alegrar na expectativa da promessa.

Devemos nos alegrar naquilo que o Senhor Deus prometido por meio de Sua Palavra. São palavras eternas, que nunca falharão.

Quando as muitas cercarem sua alma e quiser abater sua alma, alegre-se na esperança. Tire seu olhar do presente e coloque no futuro. Naquilo que alegra seu coração e lhe motiva a continuar lutando.

Mas se por algum motivo você não tiver nenhuma reserva de esperança, coloque seu olhar em Cristo.

As Escrituras Sustentam

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. (Romanos 15:4)

Ao longo da vida podemos nutrir a esperança de várias coisas boas: casamento, família, filhos, condição de vida saudável, conforto, enfim. Trabalhamos, estudamos e nos preparamos, todos os dias com o objetivo de que a nossa perspectiva se torne realidade. Isto com relação a vida aqui na Terra.

Mas quando somos expostos a revelação da glória de Deus, percebemos que há muito mais do que podemos imaginar do que é a existência humana.

Quem alimenta e sustenta nossa fé, no Reino de Deus são as Escrituras Sagradas. Devemos nos apegar a ela e conhece-la bem. Porque tudo o que foi escrito, foi escrito para nos ensinar e alimentar nossa fé nas promessas.

Servimos ao Deus de Esperança

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

O Senhor Deus é conhecido por muitas qualidades e chamado por muitos nomes: Rapha, Elohim, Amor, etc. Aqui o apostolo Paulo acrescenta outro nome a galeria: o Deus da esperança. Eu particularmente amo!

O mundo está atualmente cheio de muita má notícia, desgraça, calamidades. As pessoas estão cada vez mais, sem esperança de que as coisas realmente vão dar certo por aqui.

Viver junto ao Deus de esperança, nos alimenta, revigora, anima. A mensagem dele para nossa alma, é a de que podemos crer e esperar boas coisas aqui e muito mais ainda, na revelação final de Seu Filho Jesus.

A Esperança da Justiça

Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça que é a nossa esperança. (Gálatas 5:4,5)

A esperança da justiça de Deus não é ministrada a nós, por meio das nossas obras, mas sim, por meio da graça de Deus e do Espírito Santo. É fato, que precisamos viver em santificação e honra, mas não há nada que possamos fazer para merecer a justiça de Deus.

Os que buscam, por suas próprias obras alcançar as promessas de Deus para o Reino de Deus, se frustrarão. Paulo diz que eles “separaram-se de Cristo; caíram da graça…”.

Devemos Permanecer Firmes

Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro. (Colossenses 1:22,23)

Somos exortados a permanecer firmes na esperança, isto é, precisamos levar o Evangelho de Jesus a sério. Há muitos cristãos que tratam as verdades espirituais com desdém, desinteresse e acabam se afastando de Cristo.

Estão na Igreja, muitas vezes, mas longe de Cristo.

Devemos permanecer “alicerçados e firmes na fé”, isto é, nossa vida deve ser edificada sobre as promessas de Deus na revelação de Jesus Cristo. E nisto, devemos permanecer até o fim.

Cristo é a Esperança da Glória

A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória. (Colossenses 1:27)

Toda esta esperança está fundamentada, garantida por Cristo. Ele é o cabeça do corpo, que é a Igreja, Rei de Reis e Senhor de senhores. O Alfa. O Ômega. O Princípio. O Fim. Nossa fé e esperança, devem começar e terminar em Jesus.

A revelação do Senhor Jesus é o maior presente que o Senhor poderia nos dar. Ele quer habitar em nós, por meio do Espírito. Abra sua alma, seu espírito para receber a presença do Rei Jesus e ser cheio de Sua bondade.

Muitos Estão Sem Esperança

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. (1 Tessalonicenses 4:13)

Bilhões de pessoas neste momento estão sem esperança alguma em Cristo. Por não o conhecerem, elas vivem vazias e sua esperança não passa dessa vida. Não sabem para onde vão quando forem assaltadas pela morte. Não sentem segurança em falar sobre o assunto, porque preferem ignorar, pensar que estarão em um bom lugar ou que tudo não vai dar em nada.

Estão sem esperança.

Somos exortados a não agir ou viver como estas pessoas. Não devemos viver de maneira triste, como elas. Paulo cita a ignorância como um dos fatores. Elas não buscam conhecer a Deus ou relacionar-se com ele.

Não é assim que devemos agir. Devemos nos aproximar, dia-após-dia do Senhor para que sejamos cheios de sua vida e graça.

Deve Guardar Nossa Mente

Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. (1 Tessalonicenses 5:8)

O Espírito Santo nos mostra por meio dessa escritura que a esperança deve guardar a nossa mente. Este é um campo pelo qual o Diabo luta constantemente. Se ele entrar e dominar nossa mente, tenha certeza que ele vai usar o espaço para infernizar você e sua alma.

Proteja sua mente com as promessas do Senhor. Encha sua mente com a palavra e com a bondade de Deus. Não haja com passividade enquanto o adversário enche sua mente com pensamentos e intenções que podem destruir sua vida.

Haja ativamente e proteja sua mente com a esperança daquilo que o Senhor está fazendo e tem para fazer em sua vida.

É Algo Vivo

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. (1 Pedro 1:3,4)

Nossa esperança é viva!

Mais uma vez, o Espírito Santo faz questão de deixar claro que não se trata de um mito, uma fábula. Nossa expectativa está assegurada em Deus por meio de Jesus e sua ressurreição.

É “uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor”.

Precisamos Compartilhar

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. (1 Pedro 3:15)

Muitos cristãos tem estado em silêncio acerca de sua fé. Tantas pessoas se perdendo, famílias destruídas, enquanto somos abençoados e felizes. Precisamos compartilhar a bondade de Deus com as pessoas que nos cercam, de alguma forma.

Seja orando, intercedendo, sendo gentil.

As pessoas observam nosso estilo de vida e querem saber porque agimos, como agimos. Neste ponto, Pedro diz que precisamos saber responde-las. Apresentar-lhes a razão da nossa fé.

Como fazer isso?

Fale sobre como o Senhor Jesus tem cuidado de você, da sua alma. Compartilhe milagres físico, espirituais ou emocionais. Não precisa ser algo FABULOSO, as pessoas só querem saber se Deus se importa.

Nos Leva a Santificação

Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. (1 João 3:3)

Somos levados pelo Espírito Santo a um estilo de vida superior, por causa da expectativa que tem sido plantada dentro de nós. Pessoas que se dizem cristãs, mas vivem dissolutamente em libertinagem e pecado, não fazem parte dessa expectativa.

João deixa muito claro, se esta esperança está dentro de nós, tudo em nós muda. Caráter, intenções e estilo de vida. Somos purificados, para ser parecidos com ele.

Não Deve Estar Nas Riquezas

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. (1 Timóteo 6:17)

Um grande número da população mundial acredita que seria feliz, caso fosse rica. O dinheiro é bom, é uma ferramenta que sendo bem utilizada serve para a glória de Deus. Mas quando é adorada, nos conduz ao inferno.

Somos exortados pela Escritura Sagrada, a não colocar nossa expectativa de felicidade nas riquezas desta Terra. Se o Senhor Deus acrescentar sabedoria e conhecimento a sua vida, provavelmente a riqueza virá de maneira natural.

Mas ela não deve ser a nossa esperança. Mas sim, “Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação”.  

Deve Ir Além

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. (1 Coríntios 15:19)

Por fim, somos exortados a não esperar que Cristo seja provedor, escudo e proteção, apenas nesta Terra. Jesus não é o gênio da lâmpada do Aladim, nem o Senhor Kaioh.

Ele é bom e Todo Poderoso, mas está apenas para nos dar o que queremos. O Senhor que ao olhar para Ele como Pai, tenhamos a perspectiva correta.

Vamos nos entregar ao Senhor por inteiro. Que todo o nosso desejo e anseio estejam nele. Vamos deixar que Ele acrescente a nossa vida, tudo que estiver dentro de sua vontade, quer nesta vida quanto na outra.

Referências:

  1. Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here