Livramento de Deus - Jesus e a Bíblia

A promessa de livramento na Bíblia é constante e abundante. Ao confiar os cuidados da nossa vida ao Senhor, estamos nos abrindo para um manancial de amor e cuidados sem precedentes.

O sonho de Deus é conduzir por uma vida incrível aqui na Terra. Com seus livramentos e milagres ele quer nos usar para marcar nossa vida e a vida daqueles que nos cercam.

Por isso, neste estudo bíblico, quero analisar com você este tema que é tão profundo e rico. Que nos inspira a confiar no Senhor e nos entregar ao Seu cuidado.

Então, fique confortável, pegue a sua bebida favorita e “VEM!”

O Livramento de Deus Através da Vida de José

As coisas na vida de José pareciam uma verdadeira tragédia. Se alguém na vida poderia, por um tempo, reclamar que as coisas em sua vida tinham dado muito errado, esse alguém era ele.

Por inveja e rancor, seus irmãos o venderam como escravo e disseram a Jacó, seu pai que ele havia morrido.

Isso trouxe graves consequências a vida de José, ele não estava por perto quando sua mãe, Raquel faleceu. Não viu seu irmão caçula, Benjamim crescer e teve que suportar a solidão e tribulações de sua nova vida como escravo.

Contudo, foi através de todas essas coisas que não “deram certo” que Deus cumpriu sua promessa e o Senhor mostrava que era com ele (Gênesis 39:23).

Através de José e das muitas dificuldades que ele enfrentou, o Senhor Deus proporcionou ajuda a Jacó e a seus filhos, não permitindo que eles fossem consumidos pela fome que assolava toda a Terra. Graças a Deus, através de José, Israel pode crescer e prosperar no Egito (Gênesis 45.7).

Muitas coisas difíceis acontecem em nossa vida, em decorrência do socorro que o Senhor Deus quer operar a outros, em um plano maior. Precisamos ter a sensibilidade espiritual necessária para suportar e entender o agir de Deus em nossas vidas.

Abrindo o Mar Vermelho

É fato que o Senhor Deus nos dá muitas direções “difíceis” de ser seguida ou compreendida. Foi exatamente o que aconteceu a Moisés e o povo de Israel no deserto.

O Senhor os levou para um caminho onde havia um grande mar diante deles e o Faraó enfurecido, com todo seu exército, atrás deles. Uma situação muito difícil, que de fato parecia ser sem saída.

Contudo, o relacionamento do Senhor Deus com Moisés fez toda a diferença. Suas palavras são de encorajamento e confiança. Ele pede ao povo que fique calmo e preste atenção, porque um grande livramento estava prestes a acontecer (Êxodo 14.13).

De fato, aconteceu!

E repercute por todas as salas da história da humanidade ainda hoje.

O Senhor Deus abriu o Mar Vermelho diante do povo e eles passaram a pé enxuto, enquanto as paredes de águas se mantinham firmes ao lado deles.

Ao seguir a direção de Deus precisamos nos manter confiantes, quando as coisas parecerem que estão dando errado. O Senhor prova a nossa fé com situações que fogem ao nosso controle para aumentar a nossa confiança e nos levar para o próximo nível em Deus.

O socorro do Senhor se manifesta em nossas vidas para que os inimigos que hoje nos assolam, passem a não ser mais objeto de temor em nossa vida.

Deus Nos Livra Por Meio de Pessoas

O Senhor Deus levanta e capacita muitas pessoas no meio de seu povo para efetuar livramento. Foi o que aconteceu neste versículo, Eleazar, um dos valentes de Davi se dispôs a enfrentar os filisteus, e sozinho derrotou uma tropa inteira (2 Samuel 23.10).

O Espírito do Senhor nos capacita a fazer coisas extraordinárias quando estamos dentro de seu propósito. Se estivermos sensíveis e dispostos a viver em novidade de vida, o Senhor dará grandes coisas e utilizará nossas vidas para conceder ajuda ao seu povo.

A Nossa Atitude

Os judeus estavam em apuros. Naamã o siro, estava arquitetando um plano para destruir o povo de Deus, algo que foi descoberto por Mardoqueu, tio de Ester. Ele rapidamente providenciou para que a sobrinha e rainha do império persa, soubesse.

Ester pareceu relutante e com medo, pois qualquer um que se apresentasse a sala do trono sem ser convidado pelo rei, poderia morrer. Mardoqueu, ouvindo as palavra de Ester deixou claro que se ela se omitisse, Deus providenciaria livramento para seu povo, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? – completa (Ester 4.14).

As palavras celebres de Martin Luter King ganharam o mundo e a história:

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons. – Martin Luther King

Em muitas situações o socorro de Deus está diretamente ligado a nossa atitude. Sermos omissos e incrédulos não é a solução.

Assim como Mardoqueu falou a Ester, precisamos nos posicionar e fazer o que é necessário e nossa responsabilidade para defender aquilo que é nosso, aquilo que pertence ao Reino de Deus.

Deus Nos Cerca Com Livramento

É muito bom e reconfortante saber que, embora vivamos em um mundo mau e cheio de desigualdades causadas pela maldade humana, o Senhor Deus promete nos cercar com Sua ajuda (Salmos 32.7).

Glória a Deus!

Sabemos que cercas elétricas, câmeras de seguranças e muros altos não podem nos impedir de ser atacados.

Mas cercados por nosso Deus podemos viver com nossa alma tranquila, sabendo que ele tem nos guardado todos os dias.

Devemos Ansiar

A evolução é uma benção, em termos gerais, mas em muitos casos ela se torna o principal agente distanciador entre nós e o Senhor Deus. Passamos a confiar nas coisas e em suas utilidades ao invés de confiar no Senhor e desejar a manifestação de seu poder (Salmos 53.6).

Como o Salmista nos inspira!

Ele apresenta grande anseio e amor pelo livramento de Deus. A esperança que há em seu coração, é a de que quando a ajuda do Senhor se manifestar toda a nação se alegrará em Deus.

Que assim seja em nossas vidas. Que possamos, nas mais diversas situações de nossa vida, ansiar pelo socorro do Senhor e nos alegrar com a manifestação de Seu Poder.

O Senhor Nos Livra No Momento Certo

Não são poucas as lutas e dificuldades que enfrentamos na vida. Dores, angústias e tribulações constantemente estão em volta da nossa alma. Contudo, através de 1 Coríntios 10.13, o Senhor Deus nos promete que haverá livramento em meio as dificuldades.

A promessa é a de que não haverá tentação ou luta que não possamos suportar. Glória a Deus por isso!

Podemos descansar na promessa de que mesmo em meio as muitas lutas o controle da nossa vida não foge ao cuidado de Deus.

Conclusão

Há socorro e amparo de Deus para as mais diversas situações da nossa vida. Em todo momento o Senhor está nos conduzindo em livramentos, guardando nossa vida, nossa alma.

Não precisamos viver com medo, confusos. O cuidado do Senhor nos cerca e quando não houver caminho para que possamos passar, Ele cria um.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here