O batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder prometido pelo Senhor Jesus Cristo para impulsionar a pregação do Evangelho. O Filho de Deus advertiu seus apóstolos a não começar a missão, sem antes recebê-lo.

É um tema que precisamos conhecer bem, para que estejamos abertos ao poder de Deus e a experiência mais profundas na fé. Sendo assim, neste estudo sobre o batismo no Espírito Santo você verá as mais diversas características do tema.

Como Receber o Espírito Santo?

Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. (João 20:21,22)

Antes de receber o batismo do Espírito Santo, precisamos receber o Espírito Santo. Como a terceira pessoa da Trindade Ele é o que nos ajuda com orações, conselhos, direção, entendimento, etc.

No Antigo Testamento ele repousava em momentos específicos sobre homens e mulheres de Deus, para tarefas especificas. Mas hoje é diferente!

Primeiramente , recebemos o selo do Espírito mediante a conversão. É a presença dele em nossas vidas que nos torna legítimos filhos de Deus. Sem arrependimento e o Santo Espírito, não há filiação.

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”. (Efésios 1:13,14)

Após sermos selados, nos tornamos Templo do Espírito de Deus. “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” (1 Coríntios 6:19)

Ou seja, existe uma diferença entre receber o Espírito Santo, o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo.

A Promessa do Batismo No Espírito Santo

João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16)

João Batista sempre deixou claro que após ele surgiria um profeta maior e com mais autoridade. Houve uma maior expectativa quando ele disse: “Eu os batizo com água… Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

Mas Como?

Após o retorno do Senhor Jesus Cristo ao céu, os discípulos obedeceram a sua orientação de não se ausentarem de Jerusalém, sob a seguinte promessa:

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1.8)

Dessa forma, eles permaneceram com a seguinte rotina: “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”. (Atos 1.14)

Eles permaneceram fazendo isso, até que: Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2:1-4)

Sendo assim, entendemos que para receber o batismo no Espírito Santo precisamos desejar, viver a expectativa de recebê-lo. Esse desejo é evidenciado por uma vida de oração ativa e constante, acompanhada de fervorosa leitura da Bíblia Sagrada.

Vemos essas características em outras ocasiões de batismo no Espírito Santo:

  • Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. (Atos 19.2)
  • Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:15,16)

Dessa forma, se você deseja receber o poder de Deus é necessário que você creia, ore e busque a palavra do Eterno.

As Consequências

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1.8)

O principal objetivo do batismo no Espírito Santo é nos tornar uma testemunha evidente do Evangelho de Jesus Cristo. Isso fica bem claro na instrução do Senhor. É um revestimento de poder com um fim determinado: a expansão do Reino de Deus.

Após o batismo no Espírito Santo, Pedro e os Apóstolos começaram a ser movidos de uma forma sobrenatural e surpreendente. Milagres extraordinários, conversões em massa, e uma poderosa e convincente forma de pregar o Evangelho.

A consequência disso foi um poderoso avivamento espiritual e um crescimento avassalador da Igreja.

Conclusão

O batismo no Espírito Santo é fundamental para o desenvolvimento da obra de Deus. Ele nos reveste com poder e autoridade para pregar o Evangelho de forma contundente e fervorosa.

A comunicação do Evangelho se torna mais eficaz, gerando mais frutos para o Reino dos Céus. Não é em vão que o Senhor Jesus orienta os apóstolos a não iniciarem a missão, antes que o recebesse.

O batismo no Espírito Santo é o estopim para um avivamento espiritual genuíno. Ou seja, é algo indispensável.

Dito isto, o que você gostaria de acrescentar a este tema? Deixe seu comentário? Queremos conhecer sua opinião! Além disso, compartilhe este estudo bíblico com seus parentes e amigos, abençoe a vida deles.

24 COMENTÁRIOS

  1. A paz do Senhor Jesus meu irmão Diego Nascimento, Deus continue te abençoando!
    Seus estudos são muito bons, que o Espírito Santos continue te capacitando mais e mais com entendimento e sabedoria!
    Para o irmão está trazendo para todos nós estudo de suma importância,do conhecimento da palavra de Deus, e fortalecimento espiritual para nós cristãos!
    Através dos estudos fundamentados na palavra de Deus!

  2. Paz do Senhor, gostaria de saber ou se já existe um estudo sobre perdão, como se libertar de algo que lhe fizeram, e você guardou dentro de si, mesmo sem saber que estava guardado, e Deus revela que precisa liberar perdão, mas você não sabe como. Exemplo: passei por coisas difíceis na infância e Deus recentemente falou que precisava perdoar, porém já orei, jejuei, e não sei se estou liberta ou não. Deus me disse que por várias vezes o anjo é enviado ao meu favor, com minha benção, mas retorna sem me entregar por essa questão, acredito que o batismo com o espírito santo não ocorreu ainda devido a isso. 10 anos de conversão, muita busca, muita leitura, muito jejum, muita oração, e nada de batismo. E não sei também o que fazer para obter a libertação e o batismo.

    • A sua estória é como a de muitos. Infelizmente. Somos afetados e feridos pela atitude de pessoas que nem conhecemos e as vezes até da própria família. Liberar perdão e deixar pra trás é uma importante decisão. A decisão de ser livre. Porquê a falta de perdão te aprisiona. Aquela lembrança te causa dor e tristeza e Jesus não quer isso. Perdoar não te fará esquecer, mas te trará paz. Deixar pra traz e olhar para o que vem pela frente. Olhar para aquilo q DEUS tem preparado. Com sua alma livre vc aproveitará as bênçãos do Espírito Santo e será usada pra curar outras pessoas. Fica na paz do nosso Senhor.

  3. BOM DIA,,ESTOU COM UMA DUVIDA,,SOU DE UMA IGREJA CHAMADA TRADICIONAL,,TENHO SENTIDO A PRESENÇA O CUIDADO E O PODER DE DEUS SOBRE MINHA VIDA.TENHO ABSOLUTA CERTEZA DA MINHA SALVAÇÃO E DE QUE NO ARREBATAMENTO OU CE MORRER ANTES ESTAREI COM O SENHOR NA GLORIA,TENHO VISTO E PROVADO DOS FRUTOS DO ESPIRITO A CADA DIA DEPOIS DA MINHA CONVERSÃO.PORQUE TENHO Q FALAR UMA LINGUA Q NINGUEM ENTENDE DAR PULOS GRITAR E PULAR DENTRO DA IGREJA PARA CHEIO DOS ESPITO SANTO?DESCULPE A MINHA FRANQUEZA..NÃO CONCIGO ENTENDER EM QUE ISSO AJUDA A LEVAR PESSOAS A CRISTO Q E O MAIOR VIRTUDE QUE UM SERVO DE DEUS PODE TER E PREGAR O EVANGELHO.ME DESCULPA NÃO E UMA CRITICA E UMA DUVIDA.

    • Paz Ivanildo!

      A única coisa que você tem que fazer é receber Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, e isso você já tem. Sobre as novas línguas e os pulos isso vai depender do trabalhar de Deus em sua vida.
      Você lembra que quando Davi voltou trazendo a arca da aliança para Israel ele veio pulando e dançando na presença do Senhor de forma tão intensa que suas vestes reais caíram.
      Há momentos em que a alegria e a gratidão nos enchem de tal forma que não há como segurar. O cuidado que temos de tomar é o de não agir como Mical, criticar uma adoração sincera a Deus pode ter graves consequências.

      Deus abençoe!

    • Caro amigo (a) No momento em que você aceita a Jesus Cristo ali vc para a ser selado pelo espírito santo…agora se vc anseia o batismo com ele é necessário anceiar isso…ao receber o espírito santo vc será revestido de poder e assim pregarão evangelho do senhor Jesus com ousadia e sem temer a nada e a ninguém.
      Falar em língua e profetizar é um dom! E o senhor destribui conforme ele queira,mais isso não significa salvação.
      A bíblia fala que devemos orar a Deus e buscar os dons do espírito santo ok, mais isso não significa que é isso que salva,não não .
      Jesus foi batizado com 30 anos e apartir dali foi batizado com o espírito santo e começou a sua jornada de milagres, cura e tudo quanto fez! Mais você não ver esses relatos de falar em línguas e profetizar nele. Então se não é princípio não devemos nos preocupar com isso ou achar porque não fazemos somos diferentes dos outros que fazem

  4. boa tarde, paz, já tenho um bom tempo de caminhada na presença do senhor Jesus mas infelizmente não sou batizada com o Espírito Santo. Isso me incomoda e me entristece muito, tenho um desejo ardente de receber, de falar em línguas, mas não acontece comigo. Porque? sou uma pessoa que ora leio e medito na palavra, tenho comportamento e testemunho mas não consigo receber.

  5. Eu gostaria de saber se essas línguas estranhas que eu ouso e que eu não entendo tem a ver com batismo no Espirito santo tem base Biblica pra isso

  6. A Paz amado!
    Sempre pesso a Deus nas orações para me batizar com Espírito santo, e pesso a ele que se houver algo que impessa isso que ele tire de mim. Mas não consigo tal bênção e estou preocupado, pois não vivo em pecado e busco a Deus no meu dia a dia.
    O que fazer?

    • Paz Renato!

      Tenha calma. Há muita coisa no cristianismo a fazer mesmo sem ser batizado com o Espírito Santo. Visita a hospitais, prisões, mendigos.

      Se envolva o máximo com sua congregação e gaste o maior tempo em oração e leitura da Palavra.

      Fazendo isso, é só esperar!

  7. Boa tarde.
    Prezado irmão, tenho usado o seu excelente estudo, e de mais alguns outros irmãos, para ensinar a igreja a respeito do Espirito Santo.Concordo com as explicações dadas pelo irmão e especialmente porque vem sempre acompanhadas de versículos que comprovam a veracidade do que é ensinado. Porem quando o amado irmão diz “Sendo assim, entendemos que para receber o batismo no Espírito Santo precisamos desejar, viver a expectativa de recebê-lo. Esse desejo é evidenciado por uma vida de oração ativa e constante, acompanhada de fervorosa leitura da Bíblia Sagrada.” Eu queria que o irmão me desse conteúdo(versículos) bíblico que respaldasse esta afirmação, pois excluindo o grupo de discípulos judeus que, em obediência a ordem do mestre, esperavam a promessa de que “receberiam poder vindo do alto” os outros tres grupos(os samaritanos, os da casa de Cornélio e os discípulos de João) não estavam neste espírito. Eles ao crerem, instantaneamente foram batizados com o Espirito Santo. Aguardo sua resposta e parabenizo por seu conhecimento seguro a respeito desse assunto tão importante, mas que tem sido bastante distorcido por alguns ensinadores.
    Em Cristo,
    Warlen

    • Paz Warlen!

      Antes eu quero agradecer por suas palavras de encorajamento, muito obrigado!

      Com relação as minhas palavras, elas estão baseadas na instrução que o Senhor Jesus deu aos apóstolos de permanecer em Jerusalém até que do alto eles fossem revestidos de poder. Eu entendo, sua pergunta e realmente não tenho versículos específicos para ela.

      Eu considero a instrução do Senhor e o estilo da Igreja primitiva, de permanecer no estudo da Palavra, na oração e na comunhão uns com os outros.

  8. Gostaria de saber se Batismo no espírito santo, ou Batismo com o espírito santo e a mesma coisas ou tem alguma diferença entre ambos, sou Missionário José Dávila, Assembléia de Deus Manaus-Am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here