Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Estudo Bíblico Sobre o Que é Devocional e Como Fazer em 8 Passos

A devocional diária é uma prática antiga na vida dos homens e mulheres que servem a Deus ao longo dos séculos. Foi durante estes momentos que grandes e preciosas direções do Senhor foram ministradas ao coração de seus servos.

É um momento precioso e espiritualmente rico na vida de qualquer filho de Deus. Portanto, neste estudo bíblico sobre devocional, eu pretendo lhe mostrar quais as formas e principais elementos de um devocional proveitoso.

Leia o estudo até o final, e aproveite!

O Que é Devocional na Bíblia?

Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor. (Gênesis 13:18)

Quando eu penso em devocional eu me lembro de Abraão. Isso mesmo!

Desde que o Senhor Deus o chamou, o patriarca, por onde quer que passasse ali erguia um altar de devoção ao Senhor.

Isso nos leva a pensar imediatamente no significado da palavra devocional, que de acordo com o site Significados é:

Devocional é a demonstração da devoção e admiração por algo ou alguma coisa, normalmente relacionado com aspectos religiosos.

No âmbito religioso, devocional é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar à Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, leituras e discussões sobre a Bíblia.

Por norma, alguns cristãos dedicam algumas horas ou minutos do dia para declarar e enaltecer o amor por Deus, este momento é chamado de “devocional diário”. (Fonte: Significados)

O Exemplo de Abraão em Nossos Dias:

O século XXI é marcado pela vida acelerada, correria, falta de tempo e etc. A impressão que temos é a de que se o dia tivesse 26 horas, talvez não fosse o suficiente para fazer tudo o que precisamos.

Este estilo de vida tem muitos efeitos colaterais, inclusive e principalmente em nosso relacionamento com Deus. Não conseguimos tempo para orar e ler a Bíblia.

Abraão não pensou ou agiu assim. Ele não quis viver “sem Deus”. Isto é, se ouvi-lo, consulta-lo. Sem ser guiado por Ele.

Por onde quer que ia, o Pai da fé erguia um altar e ali adorava ao Senhor. Com isso, Abraão alimentava sua fé, seu relacionamento com Deus e desfrutava das poderosas promessas do Senhor para sua vida.

O Que é Devocional e Como Fazer?

Como o próprio nome sugere e como vimos no tópico anterior, devocional é um momento de comunhão com Deus. Onde paramos para ler a Bíblia, orar e receber a instrução clara do Espírito Santo em nossa vida.

Mas como fazer?

É muito simples. Vou falar do meu caso.

Gosto de fazer minha devocional pela manhã, onde abro as Escrituras leio pelo menos um capítulo e em seguida oro, inclusive sobre o que o Senhor ministrou ao meu coração durante a leitura.

Ainda na oração eu normalmente apresento minha esposa e filho, família de modo geral, liderança da Igreja e o decorrer do dia (Veja mais sobre isso no Estudo Sobre a Oração do Dia).

Dependendo da direção que o Espírito Santo for assumindo nesse período outras coisas são mencionadas. Normalmente minha devocional não demora mais que uma hora.

Ao longo dos anos essa prática fez de mim um cristão saudável e maduro. A leitura constante e a oração diária são com certeza alimentos preciosos para nossa alma.

O Que é Devocional Infantil?

É a aplicação da devocional diária com as crianças, dadas as suas devidas proporções (Ver o Estudo Bíblico Sobre Jesus e as Crianças). Digo isto porque as crianças dificilmente conseguirão passar mais que 30 minutos lendo a Bíblia e orando.

Além disso o método é muito importante. A linguagem, a forma e o sentimento devem ser proporcionais a idade da criança.

Por exemplo, meu filho Nicolas tem dois meses, na data em que escrevo este estudo bíblico sobre devocional, mas eu e minha esposa Carol já fazemos devocional diária com ele.

Não dura mais que cinco minutos. Mas nós oramos na linguagem dele e lemos uma Bíblia preparada para sua idade.

Com isso, estamos cumprindo a direção do Senhor dada em Deuteronômio 6:

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. (Deuteronômio 6:6-9)

Muitos pais negligenciam a devocional com seus filhos e deixam de receber as promessas da Palavra de Deus sobre sua família.

Como Fazer Devocional em Casal

Eu e minha esposa Carol temos o hábito de orar e ler a Bíblia, juntos à noite, antes de dormir. Também é algo simples:

1. Lemos pelo menos um capítulo da Bíblia, cada um;

2. Oramos sobre o que lemos e sobre o que o Espírito Santo colocar em nosso coração.

Às vezes, não sempre, conversamos sobre o que lemos, edificando um ao outro. O mais importante de tudo é que o momento de devocional do casal não se transforme em uma mera religiosidade.

Esse momento não pode perder o SENTIDO.

Ou seja, quanto mais real e sincero, melhor. O tempo é o menos importante, na minha opinião.

Dessa forma, eu e Carol temos uma relação transparente, aberta. Ela conhece minhas dificuldades e eu conheço as dela. Somos abertos em oração um com o outro e isso faz muito bem a nós.

Como Fazer Um Devocional em Grupo

Por quase dez anos eu fiz parte de um grupo de evangelismo em minha cidade natal, e uma das preciosas coisas que nós fazíamos e muito era: devocional em grupo.

Passávamos horas estudando a Bíblia e depois em oração. Isto fortalecia a nossa comunhão e aumentava a nossa fé.

Não foram poucos os milagres que vimos como resultado das nossas devocionais em grupo, era algo extraordinário.

Seguíamos o mesmo princípio de leitura da Bíblia que normalmente era ministrado pela nossa líder. As vezes por um de nós. Foi ali onde aperfeiçoei meu conhecimento e prática no ensino bíblico.

Normalmente nos reuníamos em vigília. Isto fazia com que tivéssemos tempo em abundância para dedicar ao devocional em grupo. Não queríamos ter o relógio como agente limitante.

Eu lhe encorajo a participar de devocionais assim. Eles são poderosos e profundos. Crescemos como Igreja, pessoas e cristão.

Não há como desenvolver a nossa fé de maneira solitária. Precisamos uns dos outros e a Bíblia deixa isso muito claro.

Como Fazer Uma Devocional na Igreja

Normalmente este eu fazia no primeiro culto da Igreja, pela manhã. Sempre acontecia às 5 horas da manhã, e eu lembro que saía de casa por volta das 4:30 horas, ainda escuro.

Chegando lá, primeiro tínhamos um momento de oração solitário, depois em grupo e por fim, alguém ministrava uma porção da Palavra de Deus.

Este também foi um espaço que o Senhor Deus usou para aperfeiçoar os dons que me deu. Sou muito grato a Ele por isso. O momento de devocional na Igreja é poderoso e profundo, quando bem aproveitado.

Perguntas Para Devocional

O período de devocional é também um período de auto-avaliação. Devemos nos preocupar em como está a nossa vida com Deus. Ou seja, o que o Senhor pensa a nosso respeito?

Sendo assim, eu normalmente procuro responder as seguintes perguntas:

1. Estou desagradando a Deus de maneira deliberada?

2. Onde e como?

3. Posso fazer algo a respeito?

4. Como posso mudar?

5. É necessário a intervenção de Deus?

Pelo menos estas cinco perguntas precisam ser respondidas constantemente em nossa caminhada cristã, para que tenhamos uma vida saudável com Cristo.

Devemos lembrar que somos comparados a atletas. E atletas tem dieta, estilo de vida e hábitos diferenciados para ter sucesso.

No cristianismo não é diferente. É necessária dedicação. Não é em vão que o apóstolo Paulo diz:

Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. (1 Coríntios 9:24-27)

Dessa forma, precisamos nos esforçar diariamente para alcançar o prêmio da soberana vocação que está preparada por Deus, em Jesus Cristo.

Conclusão

A devocional diária é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da vida cristã saudável. Sem ela, dificilmente conseguiremos conhecer a Deus e Sua Palavra de maneira saudável e profunda.

Eu o encorajo profundamente a elaborar uma rotina de devocional: a sós, com sua família, na sua igreja e em grupo.

Com certeza sua vida com Deus será profundamente transformada depois disso.

Por fim, eu gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. Tem algo a acrescentar? Compartilhe sua opinião com o mundo.

E não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus parentes e amigos.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Rosane Serpa disse:

    Graça e paz meu irmão .
    Hoje orando ao Senhor pela madrugada pedi ao Senhor uma palavra e ele me deu em Deuteronômio 6
    ” O fim da lei é a Obediência ”
    E entrando no celular pra começar o estudo , me deparei com seu estudo sobre ” Devocional ” Figueiredo surpresa quando vi que era a mesma leitura que o Senhor tinha me dado antes .
    Seu estudo me ajudou muito a entender o que o Senhor está requerendo de mim .Eas perguntas que vc faz é um momento de analisar a minha vida .
    Como por exemplo : Estou desagradando a Deus de maneira deliberada ?
    E as outras me levou a refletir na palavra de deteronomio 6
    Muito tremendo !!
    Que o Senhor derrame sobre sua vida uma unção de sabedoria sempre .
    Recebi muito do Senhor , a ele honras e glórias

  2. Laerte Menezes disse:

    Muito bom irmão seu estudo que Deus o abençoe.

  3. Maria Rosa Freires disse:

    Muito proveitoso esse diálogo sobre devocional amei , muitos não sabem o que e uma devocional e como fazer , Deus continue abençoando a vida do irmão Diego nascimento e sua família

  4. Sidon Arruda Vinhal disse:

    Em primeiro lugar agradecer pelo estudo, pela orientação que ao meu ver é muito importante pra quem esta a procura de se aproximar de Deus, vou procurar seguir seu conselho com relação ao “Devocional” pois tenho certa dificuldade em separar um tempo exclusivo pra Deus, então para compensar fico quase que o dia todo conversando com Deus mas, o melhor mesmo é separar um tempo vou fazer isso.

  5. Rosane Alves disse:

    A paz do Senhor Jesus!
    Deus é mesmo muito zeloso e amoroso para com os seus. Desde que resolvi por conta da voz do Espirito Santo me dedicar a um estudo bíblico, não sabia muito bem por onde começar, daí orei e pedir a Deus uma direção, pois não é fácil vc abrir a bíblia e decidir estudar um certo tema e alí seguir, menos ainda sem experiências… quando fui apresentada á este site em tom de ”milagre”, enquanto eu estava na pesquisa de algo que pudesse me instruir a construir uma base de estudo, apareceu no canto da minha tela esse site, então aceite-o, e dele não mais me separei, foi mesmo algo divino. Graças a sabedoria que o Sr. Diego vêm administrando através do Espirito Santo de Deus tenho aprendido muito, tenho conhecido a Deus de forma sutil e agradável, tenho enriquecido a minha vida espiritual de forma simples e doce assim como Deus é.
    Que Deus continue abençoando-o grandemente, que continue desempenhando esse rico e lindo exercício por meio da humildade, do compromisso com a verdade. Continue transmitindo a palavra de Deus que é viva e eficaz e por meio deste nos trás transformação.
    A paz seja contigo em todo o tempo.

    • Paz Roseane!

      O prazer é todo meu. Os frutos que o Espírito do Senhor tem gerado em pessoas como você são a minha maior recompensa. A minha oração é que o nosso Deus continue a edificá-la e fortalecê-la no amor de Cristo.

      Deus abençoe e muito obrigado por suas palavras de encorajamento.

  6. Jussara Aparecida da Costa disse:

    Como é Bom ter estes estudos para nós ajudar 😄 Deus abençoe vc e sua casa

  7. Severino José da Silva disse:

    A Paz do SENHOR meu amado irmão, que o SENHOR nosso DEUS venha ricamente lhe abençoando e dano cada vez mais sabedoria para poder nós proporcionar verdadeiros estudos da palavra, faço parte da igreja (Insejec em PE) modelo em célula e estes estudos complementa o meu intendimento sobe a palavra viva de DEUS parabéns.

  8. Leonardo Seabra Tomaz disse:

    Meu Irmao quero te agradecer por dedicar sua vida a esse site, minha vida foi transformada quando descobri tanta riquesa e conhecimento, Deus abencoe ricamente sua vida e sua familia mais uma ves muito obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.