Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre a Oração de Cura: Como Alcançar o Milagre?

A oração de cura é uma das poderosas armas que o Senhor Deus deu a sua igreja. Com ela lidamos com diversos tipos de enfermidades, sejam físicas ou espirituais.

A oração de cura é fundamental no processo de enfermidade, o nosso Deus é o Deus que cura. As inúmeras doenças da humanidade são fruto do pecado.

Portanto é muito importante que conheçamos os princípios bíblicos que abordam a oração de cura e sua eficácia.

Neste estudo bíblico sobre a oração da cura veremos:

  • Oração de Cura e a Importância da Fé;
  • Oração de Cura de Doenças: O Exemplo do Leproso;
  • Oração de Cura e a Morte Por Enfermidade;
  • Oração de Cura e Libertação;
  • Oração de Cura Interior;
  • Oração Para Cura de Doenças Graves: O Rei Ezequias;
  • Oração de Cura Para Um Amigo;
  • Oração Poderosa de Cura e a Palavra de Deus;
  • Oração de Cura Entre Gerações.

Oração de Cura e a Importância da Fé

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:15)

A oração de cura, assim como a oração do perdão, não possui muitas exigências. Contudo, uma é indispensável: a fé.

Só há cura se houver fé (Ver Estudo Bíblico Sobre a Cura Divina). Tiago, irmão do Senhor, já apresentou este pré-requisito da oração de cura, na Palavra de Deus.

Portanto, se não houver fé para ser curado, é necessário que o doente ore, primeiramente sobre isso. É muito importante lembrar que a fé, é na verdade, a base para todo o relacionamento com Deus. Como está escrito:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11:6)

Oração de Cura de Doenças: O Exemplo do Leproso 

E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (Mateus 8:2,3)

A oração de cura de doenças, como vimos tem um pré-requisito indispensável, a fé. Ela nos aproxima de Deus e nos torna convictos de que Ele está disposto a agir em nosso favor. É esta atitude que Deus espera de nós: convicção.

Este leproso aproxima-se de Jesus Cristo, convicto de que se o Senhor quiser, pode curá-lo (Ver Estudo Bíblico Sobre Milagres de Jesus).

A resposta que o Senhor Jesus lhe dá, é de certa forma uma representação do desejo de Deus. Não é a vontade soberana de Deus que vivamos doentes ou afligidos pela enfermidade.

O grande desejo de Deus é que sejamos sarados. Nesta passagem e nos diversos milagres de Jesus, isto fica muito claro.

Portanto, o papel do enfermo na luta contra a enfermidade é fundamental. A oração de cura, só surtirá efeito se houver nele convicção e perseverança necessárias.

Oração de Cura e a Morte Por Enfermidade

E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hebreus 11:36-40)

Embora a oração de cura exija fé e muitas pessoas enfermas a tenham, pode acontecer de elas não serem curadas. Mas por quê?

Observe o texto de Hebreus 11.36 – 40, ele é fundamental (Ver Hebreus 11 Estudo). Ele mostra que embora Deus tenha operado maravilhas extraordinárias, em resposta a fé de seus servos, alguns deles ficaram sem resposta positiva na Terra.

O motivo?

Deus tinha outros planos preparados para eles. Neste caso, nós não temos como intervir. O Senhor Deus continua sendo Soberano e Rei, dessa maneira se ele tiver outros planos para o enfermo não há como reverter.

Oração de Cura e Libertação

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (Atos 10:38)

A oração de cura e libertação é uma herança de Deus para nós. Isto porque, uma das partes do ministério de Jesus Cristo é a cura e libertação.

O apóstolo Pedro, enquanto está pregando, aborda exatamente esse ponto, para dizer que é o desejo de Deus curar e libertar a humanidade.

Sendo assim, a oração de cura e libertação deve ser continuamente feita em favor dos oprimidos, sejam eles próximos ou não. Deus ouve as nossas orações e está disposto a agir em favor daqueles que sofrem nas mãos do Diabo.

Oração de Cura Interior

Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. (Jeremias 17:14)

O profeta Jeremias teve um ministério bastante árduo. Sua missão era anunciar a ruína de Jerusalém e lidar com a perseguição e incompreensão de seus compatriotas. Ele foi preso, torturado e humilhado diversas vezes.

Ao longo dos anos sua alma foi ficando bastante dolorida. Isto o levou a orar da seguinte maneira:

Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. (Jeremias 17:14)

Ele apresenta a Deus uma oração de cura interior. Ele tem a certeza de que o Senhor sara definitivamente, e que essa cura é também salvação.

A oração de cura interior visa tratar as dores da nossa alma. Sendo assim, não precisamos ficar depressivos ou nos entregar a dor da alma. Podemos orar e resolver todas estas questões de maneira eficaz.

Oração Para Cura de Doenças Graves: O Rei Ezequias

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor.

E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. (Isaías 38.1 – 3)

A oração de cura do rei Ezequias é um exemplo maravilhoso do poder da oração. Ele estava gravemente doente e recebeu a visita do profeta Isaías, com uma mensagem de Deus:

“Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”.

Ou seja, a morte de Ezequias era algo iminente. O Senhor Deus, pelo amor que tinha a seu servo, lhe avisou e orientou que organizasse as questões do reino.

Contudo, a atitude de Ezequias mudou tudo. Ele fez uma oração de cura, simples, mas profunda e cheia de personalidade:

“E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo”.

Embora o desígnio de Deus fosse a morte, Ezequias não desistiu. Ele orou de forma dependente e humilhada. Sua oração foi tão eficaz que o Senhor Deus reverteu a sentença e lhe deu mais quinze anos de vida.

Então qual o segredo?

Observe as palavras do rei. Ele diz a Deus que durante toda sua vida andou de forma perfeita diante de Deus, isto é, ele guardou a Palavra e foi fiel aos mandamentos.

O que ocorre, é que muitas pessoas só se aproximam de Deus quando precisam dele. Nunca o buscam, não procuram relacionamento com ele e só se aproximam quando precisam de algo.

Podemos entender que Ezequias ama a Deus e é amado por Ele. A resposta de Deus a oração de cura do rei é uma consequência disso.

Oração de Cura Para Um Amigo

E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. (Mateus 8:5-7)

Muitas pessoas a nossa volta estão doentes. Com isso, temos muitas oportunidades de apresentar a Deus, uma oração de cura em favor de suas vidas.

Um bom exemplo disso, é o centurião. Ele tinha um servo que estava doente e procura Jesus Cristo, rogando-lhe que o cure.

Ele que é um homem de autoridade e influente, provavelmente não se preocuparia muito com isso. Ao contrário disso, ele empreende grande esforço para que o seu servo seja curado.

A atitude dele é tão marcante, que o próprio Jesus Cristo fica impressionado, como está escrito:

“E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé”. (Mateus 8:10)

Ou seja, a oração de cura para um amigo é algo que deixa Deus extremamente feliz. Na verdade, esta é uma grande demonstração de amor ao próximo (Ver Estudo Bíblico Sobre Amor).

Oração Poderosa de Cura e a Palavra de Deus

E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.

Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. (Atos 14:8-10)

A oração poderosa de cura tem maior efeito em um coração cheio de fé. Observamos isso, em Atos 14.8 -10.

Neste episódio, Paulo está pregando e percebe que um de seus ouvintes está demonstrando uma fé diferenciada. Ele crê que a mensagem da Palavra de Deus anunciada pelo apóstolo, é poderosa para curá-lo.

Com isso, Paulo libera uma palavra de ordem de cura sobre a vida dele, e imediatamente ele é curado.

Ou seja, enquanto ouvimos a Palavra de Deus podemos ser curados se houver fé em nós para isso. A Palavra de Deus é poderosa para criar todo o universo. Tudo o que há na Terra veio dela.

Sendo assim, não podemos tratar a pregação como se estivéssemos ouvindo uma palestra qualquer. Quando ouvimos a mensagem da Bíblia estamos diante de uma oportunidade real de ter a vida transformada.

Oração de Cura Entre Gerações

E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;

Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.

De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. (Neemias 1:5-7)

Ao saber da aflição dos moradores de Jerusalém, Neemias lamenta profundamente. Ele ora a Deus que perdoe os erros das gerações passadas e restaure a geração atual.

O Senhor Deus ouve a súplica do seu servo, e o usa para reconstruir Jerusalém e reestabelecer o Templo, o culto e a vida, de modo geral em todo o Judá.

Muitas famílias lidam com o mesmo problema há várias gerações. Por exemplo, a bebida alcoólica em minha família causou muitos danos.

Foram várias mortes causadas por cirrose, além de conflitos e agressões familiares. Fora os traumas físicos, há também os traumas psicológicos.

Que eu sei, este problema persistia desde o meu avô. Ou seja, várias gerações sofrendo com este problema.

Mas na minha geração o Senhor Deus operou grandes coisas. A minha conversão e a dos meus irmãos, promoveu uma quebra neste ciclo de destruição alcoólica.

Passamos a apresentar a Deus a oração de cura pela nossa geração. Pedindo que o Senhor mudasse a nossa sorte. E o Senhor nos ouviu.

Hoje muitas das pessoas da geração anterior a minha, já não são escravos do álcool. Muitos se converteram, outros embora não convertidos, abandonaram a bebida.

Ou seja, posso ver com meus próprios olhos o que a oração de cura entre gerações é capaz de fazer, quando cremos na Palavra de Deus.

Conclusão

A oração de cura é indispensável no nosso relacionamento com Deus. Não podemos deixar de utilizar essa poderosa arma de combate as enfermidades físicas e espirituais, que tanto combatem a humanidade.

É necessário que tenhamos uma fé consistente e saibamos colocar diante de Deus, a nossa alma em oração, quando enfrentarmos períodos de doenças, seja em nossa família ou não.

Sabemos que Deus têm prazer em curar e continua o mesmo, Ele não mudou. Os milagres e maravilhas continuam sendo manifesto em todo o mundo.

Portanto, quando tiver a oportunidade não hesite. A oração de cura pode fazer coisas extraordinárias na sua vida.

Por fim, eu gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário. O que você gostaria de acrescentar?

Além disso, compartilhe este estudo bíblico com o maior número possível de pessoas e INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.