Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre a Oração do Dia: 5 Dicas e Um Dia Abençoado

A oração do dia é parte determinante da nossa vida. Sua prática determinará se teremos uma vida cheia do sobrenatural de Deus, ou não.

O que falta na vida de muitos cristãos é relacionamento com Deus. A oração do dia é uma grande oportunidade de desenvolvermos isso. Contudo, é necessário sabermos um pouco sobre o assunto.

Por isso, neste estudo bíblico sobre a oração do dia veremos:

  • Oração Do Dia De Hoje
  • Oração de proteção: O Exemplo de Ezequias
  • Oração Da Manhã Poderosa
  • Oração Do Dia De Trabalho 
  • Oração do Dia: O Estudante

Oração Do Dia De Hoje

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

A nossa vida é cercada de muitas exigências: trabalho, estudo, dinheiro, formação, relacionamentos, são inúmeras e importantes decisões que precisam ser tomadas e definem o rumo do nosso dia e da nossa vida.

Pois bem, o grande “segredo” da oração do dia, é você colocar diante de Deus tudo aquilo que planejou para o dia e considera mais importante, pelo menos aquilo que você acredita que vai acontecer.

A oração do dia funciona como um regulador espiritual. Pois nela, você se antecipa e se prepara espiritualmente para eventuais dificuldades e conflitos que virão.

Por exemplo, se você tem uma reunião importante no final da tarde, sua oração do dia deve ser feita pela manhã, cedo.

Neste momento de oração você fala para Deus tudo aquilo que lhe preocupa, qual o cenário ideal, como você gostaria que fosse, pede graça sobre sua vida (Ver Estudo Bíblico Sobre a Graça de Deus), caso as coisas fujam da sua expectativa, enfim.

Converse com o Senhor Deus sobre tudo aquilo que você considera importante sobre o fato, até que sinta paz e segurança suficientes.

À medida que o tempo passa, você percebe que o Senhor está respondendo suas orações diárias, isto faz com que você se sinta cada vez mais encorajado a fazer a oração do dia e consequentemente sua vida será mais tranquila.

Mas por quê?

Porque ao invés de você acumular fardos, problemas e preocupações, todos os dias você os descarrega em oração diante de Deus, como está escrito:

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:6,7)

Ou seja, através da oração do dia, nos humilhamos diante do Senhor Deus e lançamos nossa ansiedade sobre Ele (Ver Estudo Bíblico Sobre Ansiedade). Enquanto fazemos isso, Ele prepara o tempo exato da nossa recompensa e cuida da nossa alma.

Oração de Proteção: O Exemplo de Ezequias

Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor, apresentou-a diante do Senhor e orou:

“Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra.

Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

“É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto.

Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas.

Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”. (Isaías 37:14-20)

Todos os dias, a grande maioria dos brasileiros é bombardeado com uma série de notícias negativas. Dentre elas estão: morte, assalto, sequestro, assassinatos, etc.

A qualquer hora que ligarmos o noticiário, haverá pelo menos duas referências a este tipo de notícia, ou seja, estamos cercados pela insegurança.

Isto gera em muitos, um sentimento de impotência, fragilidade, raiva. Tudo isso de alguma forma, afeta a todos os nossos relacionamentos.

Há uma carga de mal humor, estresse e impaciência entre os brasileiros que nunca se viu. Pois bem, precisamos de ajuda. O que fazer?

Devemos seguir o exemplo do rei Ezequias, e fazer uma oração de proteção. Ele recebeu ameaça de um poderosíssimo rival.

Todas as suas investidas contra reinos e nações mais poderosas que Israel e Judá, haviam sido bem-sucedidas. Com isso, ele enviou ameaças e zombou do povo de Deus.

Ezequias pegou a carta, vestiu-se de panos de saco – em sinal de humilhação –  entrou no Templo do Senhor e orou. O resultado?

O Senhor Deus falou com o profeta Isaías e enviou a seguinte mensagem ao rei e o seu povo:

Então Isaías, filho de Amoz, enviou uma mensagem a Ezequias: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, rei da Assíria”. (Isaías 37:21)

Em resposta a oração de proteção de Ezequias o Senhor Deus enviou um anjo durante a noite, que matou 185 mil soldados assírios.

Quando o povo de Jerusalém acordou pela manhã só haviam corpos mortos ao redor da cidade. Ou seja, a oração de proteção de Ezequias foi ouvida.

Não precisamos viver com medo. Apresente uma oração de proteção ao Senhor diariamente, que Ele com certeza guardará você, sua alma e sua família.

Nesta oração do dia coloque todos os seus temores. Fazendo isso, constantemente você perceberá que o medo não lhe dominará.

Oração Da Manhã Poderosa

E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. (Marcos 1:35)

Não podemos estudar sobre a oração do dia e não citar o Senhor Jesus, na verdade, não há como falarmos de oração em todos os termos e não pensar nele.

Jesus Cristo marcou a história, dividiu épocas e ministrou os maiores ensinamentos de vida de todos os tempos. Sua vida ministerial foi frutífera, agitada e poderosa. Além disso, os milagres de Jesus são uma parte extraordinária de sua vida, algo sem precedentes.

Tudo isso, orquestrado por uma poderosa vida de oração diária. Era seu costume acordar mais cedo para orar. A oração da manhã na vida de Jesus Cristo era uma prioridade.

Isso nos ensina a importância da oração do dia. Não devemos simplesmente, acordar, tomar café, ligar a TV, se encher de más notícias e começar o dia.

Antes de qualquer tarefa diária, devemos dedicar tempo da nossa vida para estar com Deus. Ler Sua Palavra, ouvir Sua voz e ser ministrados pelo Senhor.

Muitas das aflições de nossas vidas, é consequência da nossa insensibilidade espiritual, gerada pela escassez de tempo com Deus.

Observe que o Filho de Deus, Jesus Cristo que possuía uma missão quase impossível – sem margem para erros – foi capaz de cumpri-la perfeitamente. Isto fruto de sua oração da manhã e de sua intimidade com o Espírito de Deus.

Portanto, a oração da manhã é uma arma poderosíssima na batalha espiritual da nossa vida. Se você quer ser triunfante, não deixe de praticá-la.

Oração Do Dia De Trabalho

E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. (Salmos 90:17)

A oração para o trabalho é fundamental para o crescimento e prosperidade de qualquer empreendimento. Não importa se você é patrão ou funcionário.

Observe o exemplo de José, no Egito:

“Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo”. (Gênesis 39:5)

A bênção de Deus estava sobre os negócios de Potifar, mas Bíblia deixa bem claro: por causa de José.

O Senhor Deus é o responsável por todas as coisas, Ele criou tudo o que existe: visível ou invisível. O apóstolo Paulo chega a declarar aos gregos: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17:28).

Com isso, devemos ter em mente nossa dependência de Deus e reconhecer, como o rei Davi, que tudo vem dele: “Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos”. (1 Crônicas 29:14)

Ou seja, a oração do dia de trabalho é imprescindível. Não há como crer em Deus e não pedir sua ajuda, em nossa vida trabalhista.

Pesquisas revelam que cerca de 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus trabalhos (Fonte: g1.globo.com). Estes dados tornam o Brasil, o segundo país com maior número de trabalhadores insatisfeitos no mundo (Fonte: Rede Super).

Os números nos mostram que no contexto atual, a oração do dia de trabalho é algo fundamental para que tenhamos um dia produtivo e bom.

A oração do dia é uma oportunidade para preparar-se para os desafios do dia de trabalho. Nela, temos a oportunidade de conversar com Deus sobre o chefe, o gerente, as metas, os desafios, as pessoas de quem eu gosto e as que não gosto, enfim.

Na oração do dia de trabalho, podemos descarregar todos os fardos de insatisfação e dor que nos acompanham diariamente.

Um bom exemplo disso era Daniel (Ver Daniel Estudo). Ele orava três vezes ao dia. Se observamos o desempenho do seu trabalho, podemos com certeza concluir que sua vida de oração diária fez toda a diferença.

Se o seu desejo é ser um trabalhador melhor, desenvolva o hábito de fazer a oração do dia de trabalho. Nela, faça como Moisés, peça a bênção de Deus. Ore ao Senhor, pedindo que Ele faça prosperar o trabalho de suas mãos, como está escrito:

“E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos”. (Salmos 90:17)

Por mais trabalhadores, esforçados, inteligentes e capazes que sejamos, nada substitui a bênção de Deus. Sendo assim, a nossa dedicação é muito importante, mas não é o suficiente para termos uma vida abundante.

Oração do Dia: O Estudante

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. (Tiago 1:5,6)

Aprender não é tarefa fácil e em nossos dias está bem mais complicado. Embora tenhamos uma série de dispositivos que parecem facilitar o processo, quantidade de informações aumentou drasticamente.

Apenas no Brasil, a publicação de artigos científicos cresceu 572%, em 25 anos (Fonte: Senado.gov). Com o advento da internet, do Google e Smartphones, temos acesso a qualquer tipo de informação em apenas alguns segundos. Ou seja, vivemos em mundo produtor de conhecimento.

Para os estudantes dos nossos dias, isso representa um grande desafio. Hoje é muito comum que os alunos passem o dia na escola, tenham um calendário escolar mais longo e tenham aulas de reforço. É uma carga muito pesada.

Para suportar, na oração do dia, o estudante precisa colocar diante de Deus todas essas necessidades escolares e suplicar sua ajuda.

Para isso, basta seguir o conselho de Tiago, irmão do Senhor: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.

Na oração do dia, o estudante deve pedir sabedoria a Deus. Sobre como estudar, como desenvolver uma rotina proveitosa, que caminhos seguir para aprender mais rápido.

Percebemos na Bíblia que uma vida de oração, faz muito efeito sobre os estudos. Observe o exemplo de Daniel e seus amigos:

“A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.

Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor.

O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.

O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino”. (Daniel 1:17-20)

Ninguém em todo o reino, era tão sábio ou inteligente quanto Daniel e seus amigos. Tudo isso, consequência de uma vida de oração, dedicação e estudos.

Portanto na oração do dia, não esqueça: ore pedindo a benção de Deus sobre seus estudos.

Conclusão

A oração do dia é uma bênção. A sua prática nos fará viver grandes coisas em Deus. Além disso, teremos uma vida muito mais produtiva e tranquila.

Não precisamos “carregar o mundo” nas costas. Podemos orar sobre tudo, colocar o que nos aflige e preocupa diante de Deus através da oração do dia.

Não há porque viver como escravos quando fomos comprados pelo precioso sangue de Jesus Cristo. Fomos libertos!

Tudo o que precisamos fazer é tomar posse das preciosas promessas de Deus para nossas vidas. A oração do dia pode nos ajudar nesta jornada.

Por fim, eu gostaria de conhecer sua opinião sobre o assunto. Deixe seu comentário, o que você quer acrescentar?

Além disso, compartilhe este estudo bíblico com o maior número de pessoas possível e não esqueça de INSCREVER-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. DIOGO disse:

    MARAVILHAA DE PALAVRAA……TIVE E TENHO GRANDES EXPERIENCIAS COM DEUS EM ORAÇÕES PELA MANHA

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.