Os Frutos do Espírito - Jesus e a Bíblia

A manifestação dos frutos do Espírito na vida do Cristão, faz parte da promessa de Deus no novo nascimento. Uma vida guiada pelo Espirito Santo, onde ele ministra sobre o cristão, diariamente, virtudes que fazem parte dele mesmo.

Podemos e devemos viver segundo essa direção. É um novo estilo de vida, completamente novo e empolgante, onde não apenas nós, mas todos os que estão ao nossa redor podem experimentar.

LEIA O ESTUDO ATÉ O FINAL! VALE MUITO!

Os Frutos do Espírito e a Vitória Sobre o Pecado

Em Gálatas 5:16 o apóstolo Paulo afirma que não precisamos mais viver segundo as obras da carne, mas sim, guiados pelo Espírito, que nos capacita com seu poder e gera em nós, frutos espirituais.

Não é possível ao ser humano, produzir os frutos do Espírito por si próprio, apenas a presença do Espírito Santo na vida de um servo de Jesus, é capaz de produzi-los (Veja João 15:1-8).

De maneira resumida, esses frutos são a manifestação da vida de Jesus em um cristão.

A seguir, segue a lista com todos os frutos do Espírito e o significado de cada um deles.

1. Amor

Amor aqui é amor (agapē), este é o principal de todos os frutos porque é o fundamento de todo os outros.

Deus é amor e nos ama como ninguém jamais amou ou irá amar. E em Cristo, Seu Filho, nos mostra a perfeita expressão desse fruto.

2. Alegria

Do grego chara, é uma satisfação profunda e permanente que permanece sobre aqueles que estão em Cristo (João 15:11). A manifestação deste fruto faz com que a alegria do crente não esteja ligada a situação ou circunstância, pois está segura na confiança de que a Soberania de Deus controla todas as coisas (Romanos 8:28).

3. Paz

Do grego eirēnē, é também um fruto da graça de Cristo (João 14:27). Ele produz tranquilidade e paz na alma, mesmo em meio às mais severas adversidades e tribulações (Filipenses 4:7)

4. Paciência

Do grego makrothymia, é a paciência que se mantém, mesmo diante de constante provocação (Colossenses 1:11). Mesmo desafiada injustamente, ela não fica imaginando como revidar.

5. Amabilidade

Está ligada ao encorajamento que o cristão dá ao outro (Colossenses 1:11). Este fruto está ligado a bondade de Deus conosco. Pois através de Seu Espírito e da Sua Palavra, está à todo momento nos encorajando e animando.

6. Bondade

Do grego chrēstotēs, é a prática da bondade e generosidade. É o mesmo que Deus manifesta em relação à humanidade, todos os dias. Ele nos concede vida e misericórdia, mesmo em meio às nossas transgressões.

Podemos interpretar esta bondade (agatōsynē) como “graça”. Dando o que é bom a alguém que merecia o que é mal.

7. Fidelidade

Do grego pistis é o fruto que faz de alguém confiável. Um bom exemplo disso é o servo fiel em Lucas 16:10-12.

8. Mansidão

Do grego prautēs e define alguém que se submete a Palavra de Deus (Veja Tiago 1:21) e que disciplina com amor aqueles que merecem.

9. Domínio Próprio

Este fruto está diretamente ligado à pessoas que não cedem aos seus impulsos carnais. Sem o Espírito Santo, não conseguiremos desenvolver tal habilidade.

A Capacitação do Espírito

Os frutos do Espírito se manifestam na vida dos crentes, após um genuíno novo nascimento (Veja João 3:5,6). Por isso, somos chamados a viver pela direção do Espírito e não da carne.

Cabe a nós decidir quem irá nos guiar aqui na Terra.

Conclusão

As obras da carne são manifestações da natureza pecaminosa, herança de Adão. Todos os seres humanos estavam fadados a viver sob seu julgo, não haviam opções. Ninguém era capaz de vencê-las.

Tudo isso mudou, após a morte de Jesus na Cruz do Calvário. Ao derramar seu sangue precioso por nós, o Filho de Deus nos deu a possibilidade de viver uma nova vida, guiada pelo Espírito Santo.

Sendo assim, aqueles que estão verdadeiramente em Cristo não estão condenados a uma vida dominada pelo pecado.

Em Cristo, somos capacitados a viver cheios dos frutos do Espírito. Nada de uma vida dominada pelo ódio, tristeza, guerras, estresse, maldade, traição, agressividade e libertinagem. Embora muitos cristãos não acreditem e tenham se acostumado a uma vida dominada por estas coisas, temos a promessa real, palpável de uma vida abundante dominada pelo Espírito.

Agora, o Espirito Santo deseja produzir em nós, diariamente: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio.

Vamos escolher BEM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here