Amar o próximo nunca foi algo tão desafiador como em nossos dias. Apenas como exemplo, de acordo com a ONU, a cada 4 segundos uma pessoa morre de fome no mundo. Isso deve nos chocar, porque só no Brasil 41 toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano deixando o Brasil em 10º lugar no ranking dos países que mais desperdiça alimento no mundo, segundo a FAO Brasil. 

O Que isso tem haver com amar o próximo?

Tudo!

Se a nossa nação amasse as outras nações, menos alimentos seria desperdiçado e mais seria doado. Se a nossa nação amasse os brasileiros, nenhum brasileiro morreria de fome. Há alimento mais que suficiente para todos nós.

O amor ao próximo está diretamente ligado ao nosso estilo de vida e também aos nossos valores. Sendo assim, neste estudo bíblico minha intenção é analisar o valor espiritual do segundo maior mandamento – depois de amar a Deuse qual o significado prático em nossas vidas.

Então “desconecta geral” e vem comigo para a imersão!

Amar o Próximo Como a Ti Mesmo

Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. (Lucas 10:27,28)

Amar o próximo é o segundo mandamento mais importante da lei de Deus. O primeiro é o de amar a Deus, como vimos no estudo anterior. Contudo, não é possível cumprir o primeiro sem praticar o segundo.

Dessa forma, o segundo mandamento assume papel de fundamental importância no ensino do Senhor Jesus.

Por que os escritores do Novo Testamento dão tanto valor ao amor ao próximo? A resposta tem duas partes: em primeiro lugar, porque nosso próximo tem a imagem de Deus; em segundo lugar, porque Deus nos dá o mandamento de amar o próximo. (Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João. (C. A. B. Marra, Org., S. Klassen, Trad.) (1a edição, p. 461). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)

Na criação fomos projetados para viver em comunidade, união, fraternidade. Nosso bom relacionamento reflete a glória de Deus na Trindade, onde três pessoas vivem em tão grande harmonia que se tornam um. Quando amamos o nosso próximo nos tornamos um com ele.

O Princípio do Amor ao Próximo

Ao apresentar o mandamento, o Senhor Jesus estabelece o seguinte princípio: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. De maneira bastante simples, significa tratar o próximo da maneira como eu gostaria de ser tratado.

Por exemplo, sempre que a nossa congregação faz campanha para levantar mantimentos, eu e Carol doamos feijão e o mesmo que comemos e gostamos.

Por quê?

Porque é que gostamos de comer.

Amar o próximo é servi-lo da mesma maneira que você gostaria de ser servido.

Eu lembro que certa ocasião estávamos saindo de um evento em nossa congregação para o almoço e uma jovem que estava trabalhando como voluntária no estacionamento nos pediu carona.

Ele perguntou qual seria o nosso trajeto e disse – pode me deixar perto, eu vou andando. Nós contrariamos ela e a deixamos em casa, assim ela poderia descansar mais e voltar com mais energia para continuar servindo ao Senhor.

Percebe?

A prática do amor ao próximo pode ser algo constante e diário. Ele está presente em diversos contextos e situações de nossas vidas. Para cumpri-lo bem, precisamos estar atentos e com o coração aberto a servir.

Porque Devemos Amar o Próximo?

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4:20)

Um cristianismo nominal é algo comum em nossos dias. Milhares de pessoas que se denominam cristãs, mas que não praticam o amor ao próximo. São rabugentas, arrogantes, egoístas, soberbas e etc. Mas muitas delas afirmam que amam a Deus.

Recentemente, eu e Carol chegamos na congregação e percebemos que havia um homem bastante humilde sentado no último banco. Um homem negro, com roupas bem usadas, mas limpas.

Ao chegar colocamos o bebê-conforto sobre o banco e no momento de comunhão, percebi que muitas pessoas foram cumprimenta-lo, mas ninguém sentou no banco para fazer companhia a ele.

Falei com Carol e nós três fomos até lá e sentamos ao lado dele. Ele demonstrou surpresa e depois alegria. Mostrei Nicolas a ele em seguida pude ver um sorriso largo em seu rosto.

Uma agradável manhã na presença de Deus se seguiu e ao final nossa família abraçou aquele humilde servo de Deus.

Jesus sabia que havia muita discussão no templo sobre qual era o resumo e o núcleo fundamental de todos os mandamentos. Esse especialista da lei respondeu unindo Deuteronômio 6.5 (amar a Deus), com Levítico 19.18 (amar ao próximo). Com um só verbo, com uma só ação, era possível obedecer aos dois mandamentos.

Ora, isso mostrava que Deus e o próximo são como as duas faces da mesma moeda do amor. O amor a Deus é o elemento interno que se vê na prática externa do amor ao próximo. O amor a Deus exige total devoção (coração, alma, força, entendimento, conforme o v. 27); e o amor ao próximo, total identificação (como a si mesmo, também conforme o v. 27). (Neves, I., & McGee, J. V. (2012). Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia. (I. Mazzacorati, Org.) (Primeira edição, p. 113). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.)

Não existe a possibilidade de amarmos profundamente a Deus e não amarmos o nosso próximo. Não sermos generosos com Ele. Um está ligado ao outro. À medida que eu amo mais a Deus, meu próximo passa a ter ainda mais valor na minha vida.

Amar o Próximo: Analisando o Bom Samaritano

“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ” (Lucas 10:36)

Após ouvir a resposta do interprete da Lei, o Senhor Jesus conta a parábola do bom samaritano. A intenção Mestre é ilustrar o amor ao próximo na prática.

Essa sublime parábola, exclusiva do evangelho de Lucas, reflete sobre a nossa responsabilidade de cuidar dos outros, sejam amigos ou estranhos. Em um sentido espiritual, espelha também o ministério redentor de Cristo, o retrato perfeito do bom samaritano, sendo que o pobre viajante, presa de ladrões, representa a humanidade manchada pelo pecado. (Neves, I., & McGee, J. V. (2012). Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia. (I. Mazzacorati, Org.) (Primeira edição, p. 114). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.)

Podemos ajudar o próximo de diversas maneiras. Visitando os enfermos, prisioneiros, com donativos, oração, compartilhando lágrimas de tristeza e alegria, enfim, há uma quantidade quase infinita de opções de cumprir este mandamento todos os dias.

Eu e Carol provamos a alegria de ser amados, quando a célula da qual fazemos parte, preparou um chá de fraldas surpresa. Foi fantástico!

Foram muitos presentes, mas o que nos chamou a atenção foi a atitude. Amor devotado. Jamais esqueceremos.

É bom amar e ser amado. Quando amamos o próximo mergulhamos ainda mais fundo na graça de Deus.

Conclusão

Amar o próximo não é uma opção no cristianismo, é imposto. Qualquer que quiser herdar a vida eterna deve cumprir este mandamento. Ele deve ser expresso diariamente em nossas atitudes na família, no trabalho, no hobbie, é muito mais prático do que imaginamos.

Voltando para a parábola do bom samaritano, vemos o seguinte:

O amor nasce em cada um de nós do amor que dedicamos a Deus de todo coração, alma, força e entendimento, e que, na prática, nos faz aproximar do necessitado e responder concretamente às suas necessidades. (Neves, I., & McGee, J. V. (2012). Comentário Bíblico de Lucas: Através da Bíblia. (I. Mazzacorati, Org.) (Primeira edição, p. 115). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.)

A prática do amor a Deus é o amor ao próximo. Portanto, se você ama muito a Deus demonstre isso em seu semelhante.

Inscreva-se em nosso canal e receba conteúdo exclusivo » QUERO SER UM INSCRITO!

4 COMENTÁRIOS

  1. Em primeiro lugar agradecer a Deus pela sua vida pastor, que o Senhor jesus abencoe grandemente a sua vida. Quero agradecer tbm pelo encinamento, e maravilhoso e tenho aprendido muito com os estudos. Que o abencoe.

  2. Sou muito grata primeiramente a Deus e segundo a vc pr, pq tenho aprendido muito com os estudos que tens me enviado , obrigada a vc é sua esposa tbm.
    Que o nosso bom Deus te abençoe com muita prosperidade e sucesso naquilo que faz. Parabéns!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here