Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Amizade na Bíblia: Qual a Amizade Verdadeira?

Amizade na Bíblia é um tema muito importante. É extremamente necessário que conheçamos muito bem esta importante área da vida.

As amizades tornam a vida mais prazerosa e divertida. Os amigos nos alegram e consolam. Nos confrontam e animam. São deles os abraços de carinho, gentileza e amor.

Sendo assim, neste estudo bíblico sobre amizade na Bíblia veremos:

  • Amizade na Bíblia: A Importância de Um Amigo
  • Amizade na Bíblia: Amigo em Todo Tempo
  • Amizade na Bíblia: Amigos e Irmãos
  • Amizade na Bíblia: A Influência dos Amigos
  • Amizade na Bíblia: Jesus o Bom Amigo
  • Amizade na Bíblia: O Exemplo de Davi e Jônatas
  • Conclusão: Amizade Segundo a Bíblia

Amizade na Bíblia:  A Importância de Um Amigo

“(…) mas existe amigo mais apegado que um irmão. (Provérbios 18:24)

Amizade na Bíblia é algo de grande importância. É algo de valor. A cultura oriental valoriza muito o relacionamento, o cuidado, o acolhimento.

Não era incomum, na cultura israelita, que viajantes desconhecido fossem acolhidos em casa, por pessoas completamente desconhecidas. Havia um prazer natural em servir e acolher bem.

Observe o que o Senhor Jesus diz aos seus discípulos quando os envia:

“Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa. “Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês. (Lucas 10:7,8)

Isso nos mostra que a amizade na Bíblia tem grande valor. Temos que valorizar bons relacionamentos, construir amizades duradouras e de valor.

Amizade na Bíblia chega a ser algo tão importante que ela diz que “existe amigo mais apegado que um irmão”.

Obviamente que para ter bons amigos você precisa querer ser amigo. É necessário que você seja uma pessoa confiável, parceira, disposta a ajudar.

Um dos princípios importantes de amizade na bíblia é o mandamento do Senhor Jesus Cristo:

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros”. (João 13:34)

Amizade na Bíblia: Amigo em Todo Tempo

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. (Provérbios 17:17)

O verdadeiro amigo não é oportunista. Não aparece apenas quando as coisas estão bem, pelo contrário o verdadeiro amigo “é um irmão na adversidade”

Amizade na Bíblia é algo que demonstra muito o caráter da pessoa em questão. Há inúmeras pessoas interesseiras no mundo. São aquelas que estão à procura de oportunidades de se saírem bem.

Estas constroem “amizades” com base naquilo que as pessoas podem oferecer. Mas amizade na Bíblia não é isso.

O verdadeiro amigo é aquele que está conosco principalmente na adversidade. Quando as coisas estão difíceis, ruins. Quando o choro e a dor fazem parte do nosso dia-a-dia.

Amizade na Bíblia é algo que se revela na atitude. O verdadeiro amigo se importa sinceramente com a situação do outro.

Amizade na Bíblia: Amigos e Irmãos

Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos. (Salmos 119:63)

Amizade na Bíblia é algo que deve existir principalmente entre os que temem ao Senhor. Devemos ser como família, como irmãos.

A realidade é que deveríamos nos sentir à vontade para compartilhar nossas dificuldades, uns com os outros.

Deve haver entre nós amizade verdadeira. Não fingida. Não interesseira. Deve ser uma amizade que nos instigue à comunhão entre os irmãos.

Amizade na Bíblia:  A Influência dos Amigos

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (Provérbios 13:20)

Os nossos amigos nos influenciam. Lembra do ditado popular: “Diga-me com quem andas que direi quem tu és”.

Pois bem, é isso mesmo. Amizade na Bíblia é algo que influência diretamente nosso comportamento e decisões. Sendo assim, a Palavra de Deus nos aconselha a procurar os sábios.

A palavra “sábio” no original hebraico é chakam e significa: hábil (em trabalho técnico), sábio (em administração), astuto, perspicaz, esperto, habilidoso, sutil, instruído, prudente, sábio (no sentido ético e religioso).

Ou seja, devemos procurar ser amigos de pessoas que agreguem valor à nossa vida. Em contrapartida, devemos evitar às màs companhias, ou seja pessoas que nos desviem do bom caminho, do temor do Senhor e das boas decisões.

Devemos evitar à todo custo relacionamento profundo, de amigo, de conselheiro, com pessoas que não tem o temor do Senhor.

Amizade na Bíblia:  Jesus o Bom Amigo

Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. (João 11:11)

Na minha opinião há uma figura marcante quando falamos de amizade na BíbliaJesus Cristo. Ele é fantástico.

Mesmo sendo Deus, perfeito em tudo e cheio de glória o Mestre dos Mestres, não hesitou quando teve oportunidades de fazer amigos. Um deles foi Lázaro, irmão de Marta e Maria.

Quando soube que ele havia morrido, Jesus se prontificou à ir ao velório. A grande surpresa de todos ocorreu quando chegou lá e viu a tristeza de todos:

“Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram? “, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava! ” (João 11:33-36)

Jesus Cristo é conhecido por vários títulos: Deus, Senhor, Rei de Reis…, enfim a essa grande galeria podemos acrescentar Jesus Cristo o Bom Amigo.

Se Ele fez bons amigos devemos seguir seu exemplo.

Amizade na Bíblia: O Exemplo de Davi e Jônatas

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão. (1 Samuel 18:3,4)

Um dos grandes exemplos de amizade na Bíblia é o caso de Davi e Jônatas. Bem antes de Davi tornar-se rei e famoso em Israel em todo o mundo, Jônatas percebeu seu talento e o honrou.

“Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi”. E foi leal por toda a sua vida.

Por diversas vezes Jônatas avisou seu amigo Davi sobre tentativas de atentados por parte de Saul seu pai, contra Davi.

Quando Jônatas morreu Davi levantou um grande lamento e declara seu amor pelo amigo:

“”Como caíram os guerreiros no meio da batalha! Jônatas está morto sobre os montes de Israel. Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres! (2 Samuel 1:25,26)

Anos depois, quando já era rei sobre todo o Israel, Davi lembrou do pacto que havia feito com seu amigo Jônatas, e perguntou:

Perguntou-lhe Davi: “Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? ” Respondeu Ziba: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés”.

“Onde está ele? “, perguntou o rei. Ziba respondeu: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar”.

Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar.

Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. “Mefibosete? “, perguntou Davi. Ele respondeu: “Sim, sou teu servo”.

“Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa”. (2 Samuel 9:3-7)

Conclusão: Amizade Segundo a Bíblia

É algo de muito valor e deve ser construído ao longo da vida. Como cristãos devemos nos colocar como amigos, estar dispostos a desenvolver e demonstrar lealdade e serviço.

Amizade segundo a Bíblia, exige de nós compromisso com Deus e com o nosso próximo. Precisamos querer ser amigos. Demonstrar empenho na tarefa.

Por fim, ter bons amigos é uma bênção. É um verdadeiro presente de Deus.

Por isso eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário. Diga-nos o que acha. Você tem uma grande amizade? Fale sobre isso?

Não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus amigos e parentes. Além disso, INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.