As 5 Características de Uma Boa Amizade na Bíblia

Amizade na Bíblia é um tema muito relevante. É extremamente necessário que conheçamos muito bem esta importante área do relacionamento humano.

As amizades tornam a vida mais prazerosa e divertida. Os amigos nos alegram e consolam. Nos confrontam e animam. São deles os abraços de carinho, gentileza e amor.

Sendo assim, neste estudo bíblico você vai saber qual a importância que a Bíblia dá a uma amizade verdadeira. É um tema muito bom. Leia até o final e aproveite!

A Importância de Um Amigo

Amizade na Bíblia é algo de grande importância. É algo de valor. A cultura oriental valoriza muito o relacionamento, o cuidado e o acolhimento.

Não era incomum, na cultura israelita, que viajantes desconhecidos fossem acolhidos em casa, por pessoas que nunca o tinham visto. Havia um prazer natural em servir e acolher bem.

Pensando nisso, ao enviar seus discípulos, o Senhor Jesus os aconselha a encontrar uma casa receptiva, e descansar aí (Lucas 10:7,8).

Isso nos mostra que os amigos tem grande importância. Temos que valorizar bons relacionamentos, construir amizades duradouras e de valor. Ela chega a ser algo tão importante que a Bíblia diz que “existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18:24).

Obviamente que para ter bons amigos você precisa querer ser amigo. É necessário que você seja uma pessoa confiável, parceira e disposta a ajudar para desenvolver bons relacionamentos.

Um dos princípios importantes de amizade na bíblia é o mandamento do Senhor Jesus Cristo, de nos amar uns aos outros (João 13:34).

Amigo em Todo Tempo

O verdadeiro amigo não é oportunista. Não aparece apenas quando as coisas estão bem, pelo contrário o verdadeiro amigo “é um irmão na adversidade” (Provérbios 17:17).

Amizade na Bíblia é algo que demonstra muito o caráter da pessoa em questão. Há inúmeras pessoas interesseiras no mundo. São aquelas que estão à procura de oportunidades de se “sair bem”. Estas constroem “amizades” com base naquilo que as pessoas podem oferecer. Mas não é isso que a Bíblia ensina.

O verdadeiro amigo é aquele que está conosco principalmente na adversidade. Quando as coisas estão difíceis, ruins. Quando o choro e a dor fazem parte do nosso dia-a-dia.

Amizade é algo que se revela na atitude. O verdadeiro amigo se importa sinceramente com a situação do outro.

Amigos e Irmãos

De acordo com as Escrituras Sagradas, amizade é algo que deve existir principalmente entre os que temem ao Senhor (Salmos 119:63). Devemos ser como família, como irmãos. A realidade é que deveríamos nos sentir à vontade para compartilhar nossas dificuldades, uns com os outros.

Deve haver entre nós amizade verdadeira. Não fingida. Não interesseira. Deve ser uma amizade que nos instigue à comunhão entre os irmãos.

A Influência dos Amigos

Os nossos amigos nos influenciam. Lembra do ditado popular: “Diga-me com quem andas que direi quem tu és”. Pois bem, é isso mesmo. De acordo com a Bíblia, amizade é algo que influência diretamente nosso comportamento e decisões. Sendo assim, a Palavra de Deus nos aconselha a procurar os sábios (Provérbios 13:20).

A palavra “sábio” no original hebraico é chakam e significa: hábil (em trabalho técnico), sábio (em administração), astuto, perspicaz, esperto, habilidoso, sutil, instruído, prudente, sábio (no sentido ético e religioso).

Ou seja, devemos procurar ser amigos de pessoas que agreguem valor à nossa vida. Em contrapartida, devemos evitar às más companhias, ou seja, pessoas que nos desviem do bom caminho, do temor do Senhor e das boas decisões.

Devemos evitar à todo custo o relacionamento profundo, de amigo, de conselheiro, com pessoas que não tem o temor do Senhor.

Jesus o Bom Amigo

Na minha opinião há uma figura marcante quando falamos de amizade na Bíblia:  Jesus, ele é fantástico. Mesmo sendo Deus, perfeito em tudo e cheio de glória, o Mestre dos Mestres, não hesitou quando teve oportunidades de fazer amigos. Um deles foi Lázaro, irmão de Marta e Maria (João 11:11).

Quando soube que ele havia morrido, Jesus se prontificou à ir ao velório. A grande surpresa de todos ocorreu quando chegou lá e viu a tristeza de todos (João 11:33-36).

Jesus de Nazaré é conhecido por vários títulos: Deus, Senhor, Rei de Reis…, enfim a essa grande galeria podemos acrescentar Jesus Cristo o Bom Amigo. Best-seller nas relações humanas. Se Ele fez bons amigos devemos seguir seu exemplo.

Um Grande Exemplo de Amizade na Bíblia

Um dos grandes exemplos de amizade do texto sagrado é Davi e Jônatas. Bem antes de Davi tornar-se rei e famoso em Israel e em todo o mundo, Jônatas percebeu seu talento e o honrou. “Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o melhor amigo de Davi” (1 Samuel 18:3,4). E foi leal por toda a sua vida.

Por diversas vezes Jônatas avisou seu amigo sobre tentativas de atentados por parte de Saul seu pai. Quando Jônatas morreu Davi levantou um grande lamento e declara seu amor pelo amigo (2 Samuel 1:25,26).

Anos depois, quando já era rei sobre todo o Israel e Judá, Davi lembrou do pacto que havia feito com seu amigo Jônatas, e procurou saber se não havia ninguém da sua descendência que estivesse vivo. Ao saber que havia um filho de Jônatas vivo, Mefibosete, ele o convidou a morar no palácio real, sob seus cuidados.

Temeroso, Mefibosete aceita o convite do rei, e é surpreendido pela generosidade de Davi, que além de acalmá-lo ainda lhe deu todas as terras que pertenciam a Saul, seu avô (2 Samuel 9:3-7).

Conclusão

Na Bíblia, amizade é algo de muito valor e deve ser construído ao longo da vida. Como cristãos devemos nos colocar como amigos, estar dispostos a desenvolver e demonstrar lealdade e serviço.

Amizade verdadeira segundo a Bíblia, exige de nós compromisso com Deus e com o nosso próximo. Precisamos querer ser amigos. Demonstrar empenho na tarefa. Por fim, ter bons amigos é uma bênção. É um verdadeiro presente de Deus.

Para terminar eu gostaria de conhecer sua opinião. Deixe seu comentário. Diga-nos o que acha. Você tem uma grande amizade? Fale sobre isso? Para mostrar que você ama seus amigos, não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com eles.

Deus abençoe!

15 COMENTÁRIOS

  1. Uma benção.. estava pedindo uma resposta de Deus para um amigo, a através deste estudo a resposta chegou…obrigado que Deus continue lhe usando e abençoando toda sua família, em toda sua caminhada meu querido irmão.

  2. Muitos nao acreditam em uma amizade genuina, mas eu creio e tenho varias provas disso, pois sou uma pessoa de grandes amigos, mas sei q todo homem e limitado( Jesus o único amigo q podemos contar até o infinito.

    • Muito boa explanacao sobre amizade , o problema é que muitos se aproveitm das amizades para tirarem proveitos
      , ate mesmo no meio evangélico é o que mais se ver .

  3. Que Deus o abençoe, eu estou muito feliz por buscar entendimento em relação a amigos e tirei grandes duvidas meu muito obrigado!!
    Em relação aos amigos, a ingratidão e omissão para não falar traição é o pior dos males.

  4. Parabéns excelente estudo .tenho uma mensagem que tem como tema os 3 amigos do homem me ajudou muito aqui a acrescentar no meu estudo.valeu que DEUS continue te iluminando.

  5. Bom dia Graça e Paz.
    Gosto muito das mensagens diárias. Tem me ajudado muito no crescimento espiritual.
    Contudo qdo perdemos um dia não consigo identificar qual foi, a mensagem, por não constar a data na postagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here