Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico Sobre Betel: Deus Pode Mudar Sua História!

A vida não é nenhum pouco fácil. Pelo menos para a maioria de nós. Neste estudo bíblico sobre Betel, veremos como Deus pode pegar o pior momento da nossa vida e transformá-lo no ponto de virada da nossa história.

Para chegar a algum lugar, precisamos desenvolver um esforço extraordinário. Precisamos insistir, lutar, perseverar e muitas vezes recomeçar.

É em Betel que ocorre o primeiro encontro de Jacó com o Senhor.

Veremos quem foi Jacó, o que significa Betel, por que o Senhor mostrou a escada do céu a Jacó (a escada de Jacó), as promessas de Deus, o poder dos sonhos, e muito mais.

Assista ao vídeo, ele tem conteúdo adicional. Espero que goste! 

Quem Foi Jacó?

Jacó foi o filho mais novo de Isaque e irmão gêmeo de Esaú.

Logo após o nascimento de Esaú veio Jacó agarrado ao calcanhar de seu irmão. Por isso recebeu esse nome, Jacó, que significa em hebraico suplantador, ou aquele que segura pelo calcanhar (Gênesis 25.24-26).

Após se passar por Esaú e enganar seu pai para receber a benção da primogenitura (Gênesis 27), Jacó fugiu, com medo de Esaú:

“Jacó partiu de Berseba e foi para Harã” (Gênesis 28.10).

A distância entre Berseba e Harã é de cerca de setecentos e cinquenta quilômetros e exigia uma viagem de vinte a trinta dias de deslocamento.

Jacó foi a Harã por motivo de obediência a seus pais (Gênesis 28.7). Primeiramente ele passaria por Betel, onde sem saber se encontraria com Deus e sofreria a primeira transformação.

Ele deixou Berseba, e também os enganos e fraudes. Chegou em Harã como um homem novo. Mesmo assim, ainda teria de enfrentar contrariedades e tribulações.

Em várias ocasiões mostrou-se um fraco. Mas agora estava diferente, tendo sido transformado em um vaso apropriado para tornar-se o pai da nação de Israel.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

 

Quando o Sol Se Põe Em Nossas Vidas

Quando o Sol se Põe em Nossas Vidas

“Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.” (Gênesis 28.11)

A vida, nossas escolhas, e o Soberano plano de Deus promovem muitas reviravoltas em nossa trajetória.

Há dias em que acordamos cheios de energia, motivação, força. Estamos prontos para salvar o mundo.

Mas há dias em que nossa força está do tamanho de um grão de areia. Não sentimos firmeza em nossas convicções. Questionamos nossos planos e as decisões parecem não ter sido as melhores. “Estou fazendo mesmo a coisa certa? ”.

Era mais ou menos o que Jacó podia estar sentindo. Suas decisões o haviam levado até ali. Valeu mesmo a pena?

 

O Pior Momento Da Nossa Vida

Seus problemas eram graves. Ele havia enganado o seu pai. Nunca mais veria a sua mãe. E seu irmão Esaú queria matá-lo.

Esse é com certeza o pior momento da vida dele. A vida desaba ao seu redor de repente como se estivesse sendo sacudida por um terremoto.

Deus Pode Usar Isso Para Mudar Sua História?

Deus Pode Usar Isso Para Mudar Sua História?

Será que o Senhor Deus pode fazer algo em nossas vidas em momentos assim. Momentos de calamidade. Insegurança. Incerteza?

 

Os Sonhos Nos Mantêm Vivos!

“E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Ao lado dele estava o Senhor, …” (Gênesis 28.12)

Jacó usou uma pedra como travesseiro para descansar no deserto em que estava. Não era apenas o deserto físico. Ele enfrentava o que a maioria de nós enfrenta. A dureza da vida.

A realidade é muito cruel para qualquer um que deseje uma mudança dramática de vida. Muitas vezes somos pegos pensando, orando, divagando sobre como a vida é dura.

As mensagens motivacionais dizem o quanto as dificuldades são boas, importantes, imprescindíveis e como seremos mais fortes ao passar por elas.

A realidade é que todos nós gostaríamos de não vivê-las. Seria muito mais simples se nós não nos sentíssemos tão mal como nos sentimos.

Seria ótimo ouvir algo que nos deixasse bem e isso fosse o suficiente. Algo como:  “O Senhor é o meu pastor e nada faltará” (Confira o nosso artigo: Jesus o Bom Pastor).

Então sentimos a força. Coragem. Vontade. Esperança. Todas elas se esgotando e perguntamos. O que vou fazer com esse conhecimento?

No entanto, o Senhor Deus é especialista em tratar a nossa alma. Enquanto Jacó está dormindo a pior noite da sua vida, o Senhor Deus prepara uma forma de reanima-lo. Ele lhe dá sonhos!

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

A Escada De Jacó E As Novas Possibilidades Em Betel

Quem Foi Jacó?

É muito comum que a nossa visão limitada das coisas pregue peças de ilusão em nossa vida.

Imagine que nesse exato momento, o Senhor Deus contempla a sua vida como um todo, desde o seu primeiro passo, até ao último.

Ou seja, ele tem a visão macro da sua história.

Enquanto isso, nós mal conseguimos lembrar o que comemos ontem no almoço.

É como se nós olhássemos para a vida com uma lupa de pirata. Ela consegue ir longe mas limita a visão. É especifica demais!

É exatamente essa especificidade que nos atrapalha. Quando a menor das coisas foge ao nosso controle, tendemos a ficar desesperados.

Deus Está Sempre Por Perto

O que não podemos esquecer é que o Senhor Deus está sempre por perto. O Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos:

“(…) eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20)

“Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. ” (João 14:18)

Ele não se aproxima apenas quando as coisas estão bem. Ele está sempre por perto!

A nossa inquietação é que não consegue percebê-lo. Mas Ele está sempre lá.

Jacó conseguiu percebê-lo quando parou. Quando descansou. Não é à toa que o Senhor Jesus aconselha: “Não busquem ansiosamente o que hão de…”.

Estamos sempre buscando algo. Normalmente esse “algo” tira a nossa tranquilidade.

O Senhor Deus se aproxima de Jacó e mostra para ele uma escada que liga o céu a Terra. Por meio dessa escada anjos sobem e descem.

Uau!

Dentre tantas coisas, essa visão me faz destacar uma. Possibilidades!

Deus mostra a Jacó que ainda existem possibilidades celestiais. Se ele não consegue enxergar mais nada aqui na Terra, os céus estão se movimentando.

Deus está constantemente trabalhando em nosso favor. Criando. Construindo. Fazendo. Desfazendo. Sempre com o intuito de cuidar de nós da melhor forma.

“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. (Gênesis 1:1-4).

Se a sua vida não faz o menor sentido, hoje, mesmo você depositando sua confiança no Senhor eu espero encorajar você a descansar.

Hoje as coisas podem até estar “sem forma e vazia” em sua vida. Mas isso é uma grande oportunidade para que o Espirito Santo crie coisas novas. Novas possibilidade. Possibilidades Celestiais.

Deus Pode Mudar a Sua História Em Betel

“… que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. (Gênesis 28.13 – 15)

O Senhor Deus sabe que nós precisamos de motivos para viver. Motivos para agir. Ou seja, motivação.

A palavra motivação vem do latim movere, que significa mover, deslocar. Motivação é basicamente o impulso ou motivo que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.

Então, quais são os seus sonhos? Como você os alimenta?

O que te mantém com motivação para acordar no outro dia e lutar?

O Senhor aproximou-se de Jacó, no pior momento da vida dele e alimentou sua alma com “muita vontade de viver! ”. Com promessas!

 

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

Deus Fortalece Jacó Com Promessas Em Betel

Apesar de todos os erros que cometeu, Jacó desejava ardentemente a benção de Deus.

Enquanto isso, seu irmão Esaú não se importava nenhum pouco com ela, a ponto de trocá-la por um prato de lentilha (Gênesis 25.34).

O profeta Samuel teve um discernimento incrível em seu ministério:

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7)

Ao olhar para o coração de Jacó ele via um homem que o desejava ardentemente!

Não é à toa que as Escrituras dizem: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú”. (Romanos 9:13)

O desejo ardente de Jacó era ter a Deus por perto. E o Senhor Deus não rejeita esse tipo de coração.

Promete a Jacó que a terra em que ele está deitado, ao relento, pertencerá a sua descendência. 

Deus Se Responsabiliza Por Suas Promessas

E o mais importante:

“Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Deus é fiel!

Não importa o que as circunstâncias atuais estão lhe dizendo, a fidelidade de Deus irá acompanhar a sua vida, enquanto você desenvolver um relacionamento sincero com ele.

A Cidade de Betel

A Cidade de Betel

“Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! “

Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”.

Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a de pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo.

E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. ” (Gênesis 28.16 – 19)

Assim surgiu a cidade de Betel. No pior momento da vida de Jacó. Interessante mesmo é o significado de Betel:Casa de Deus”.

Neste mesmo lugar Jacó ergueu memorial. Uma coluna. Deu a ela o nome Coluna de Betel. Isso o lembraria constantemente daquele encontro.

Como Você Chama O Lugar da Sua Dificuldade?

Ao acordar Jacó estava com uma visão totalmente nova. Influenciada pelo agir de Deus. Ele estava motivado a seguir em frente sob uma nova perspectiva de vida.

A perspectiva de Deus!

Deus Deseja Mudar O Nome Do Pior Momento De Sua Vida Para Betel

Eu tenho certeza que o Senhor Deus não nos criou para o deserto. Eu acredito que fomos feitos para Canaã. O deserto é apenas uma parte do caminho não o destino final.

O Lugar Que Marca O Pior Momento Da Sua Vida É O Lugar De Transição

O deserto é um lugar de transição entre a dificuldade e o melhor de Deus para sua vida.

É a transição entre a escassez e abundância. Entre o choro e o riso. Entre a tristeza e a alegria.

E então você vai dizer como o salmista:

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo” (Salmos 126:1,2)

O Senhor Deus deseja colocar um belo sorriso na sua boca. E ouvir um belo grito de Glória a Deus! Em forma de gratidão.

Faça Parte da Nossa Comunidade!

Gostou do nosso conteúdo? Cadastre seu e-mail e seja informado sobre novas publicações.

 

Jacó Faz Aliança Com Deus Em Betel

“Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”. (Gênesis 28. 20 – 22)

Após ser impactado pela visão de Deus, Jacó faz uma aliança com Ele.

Pede que o Senhor cuide dele, reconhecendo sua fragilidade, pouca força e dependência.

Jacó Promete Fidelidade

Jacó promete ser fiel a Deus!

De agora em diante Jacó não engana mais. Não mente. Não usurpa.

Ele vai ter de suportar todas as provas com uma atitude nova.

Chegar a Betel é chegar ao lugar de mudança.

Chegar a Betel é ter a visão transformada.

Chegar a Betel é ser influenciado pelo Sobrenatural de Deus.

Chegar a Betel é lugar de renovo.

Conclusão

A minha oração é para que o Senhor Deus lhe ajude a suportar as adversidades da vida de forma confiante.

Ore a Deus para transformar o seu pior momento em Betel.

Descanse em Deus.

Receba a influência da visão de Deus.

Faça aliança com Deus e dê a Ele sua fidelidade.

Espere sempre uma mudança radical de vida. Lembrando que o projeto de Deus para sua vida é Canaã, o deserto é apenas parte do caminho.

Deixe seu comentário gostaria de conhecer sua opinião. Compartilhe com seus amigos. Cadastre seu e-mail para receber novas publicações e Inscreva-se no nosso Canal do Youtube.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, estudante de Teologia e Administração. Seu amor por Jesus o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.