A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação eterna. Não há nada que possamos ser ou fazer, que de alguma maneira, possa substituí-la. Ela é infalível e cheia do amor de Deus.
A graça é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador das garras do pecado. Contudo, precisamos conhecer alguns dos seus aspectos para que possamos extrair o melhor dela em nosso relacionamento com Deus.
1. O Favor Imerecido
Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça. (Gálatas 5:4)
A palavra graça, vem do latim gratia que significa: favor, mercê, estima, benevolência. Sendo assim, ela é a misericórdia de Deus não apenas revelada, mas dada ao ser humano.
O apóstolo Paulo diz que fomos salvos por efeito da manifestação da graça de Deus em Cristo Jesus, e que nós não temos participação nisto. Ou seja, não há obra, ato ou qualquer gesto da nossa parte que nos faça merecer a salvação, ela é uma dádiva (Efésios 2:8,9).
Não há nada, definitivamente que eu e você possamos fazer para merecer a graça de Deus. Ela nos é dada mediante o arrependimento sincero, o reconhecimento da morte de Jesus e sua ressurreição ao terceiro dia como propiciação para os nossos pecados.
Desde a antiguidade é muito comum que o ser humano acredite que pode, de alguma forma, merecer o favor de Deus. Penitências. Sacrifícios. Promessas. Há muitos elementos que são utilizados para tal.
No entanto, eles não são necessários (Gálatas 5:4).
A graça não pode ser conquistada por mérito. Mas está à disposição como favor. Benevolência. Ela é a manifestação do grande amor de Deus por nós.
2. Pela Graça…
Há uma frase de C.S Lewis sobre a graça de Deus que é fantástica: “Um homem com as mãos cheias de pacotes não pode receber um presente”. Assim é!
Embora o ensino de Jesus Cristo a revele, muitos elementos legalistas foram introduzidos no nosso meio (Colossenses 2:16,17, 20-23).
O ensino bíblico não endossa o legalismo (Romanos 11:6). Coisas como: “A mulher só pode vestir isso, aquilo não”, “esse é o dia de servir a Deus, o outro não serve”, “o homem tem que fazer isso, aquilo não”, coisas do tipo “pode não pode”. São doutrinas anti-bíblicas.
O apóstolo Paulo diz: “ninguém os impeça”, “ninguém os domine” e “não permitam! ”. Somos livres em Jesus, não mais escravos da lei.
É obvio que não podemos utilizar a nossa liberdade para dar ocasião a carne. Transformando a graça de Deus em libertinagem. No entanto, não podemos permitir que transformem o favor imerecido de Deus em rudimentos da lei.
3. O Amor e a Graça de Deus
O apóstolo João resume a vida ao lado do Filho de Deus em uma frase. A impressão mais marcante dessa convivência é “todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça” (João 1:16).
A convivência com Jesus revela amor e favor. Ele é o agente da graça de Deus. Perto dele não sentimos a necessidade de “ser” ou “provar” nada. A presença de Cristo inspira segurança. Suficiência.
Ele não está preocupado se somos sábios ou ignorantes. Ricos ou pobres. Não há nada nesta Terra que o impressione, a não ser um espírito arrependido e um coração voltado para Deus (Salmos 51:17).
O Senhor Jesus não possui necessidade de “ter”, tudo é dele. Portanto, ao aproximar-se dele faça como o apóstolo João. Receba!
João diz que todos receberam! Da sua plenitude e da sua graça. Jesus é fantástico. Ele é com certeza a pessoa mais impressionante que pisou esta Terra.
Quando Nicodemos vai ao seu encontro em busca de respostas (João 3) é isso que ele vê. O amor e a graça se encontram nele de forma mais graciosa que o rio encontra o mar.
Conviva com Jesus. Porque todos os que o fizeram receberam da sua plenitude, como em uma inundação: “graça sobre graça”. Ela é a manifestação do amor de Deus.
Conclusão
A graça de Deus não se manifestou de forma exclusiva. Para um grupo. Mas a toda a humanidade. Está ao alcance de todo aquele que crê (Tito 2:11). É por meio dela que podemos ter a comunhão restaurada com Deus e conhecemos o amor.
Não há absolutamente nada que possamos fazer para ser remidos, a não ser pedir perdão a Deus confessando Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. A graça é o maior presente que poderíamos receber do Criador. Definitivamente, nada se compara a ela.
Portanto, desfrute-a. Decida viver dias mais leves e tranquilos, amparados pelo favor de Deus.
E você o que acha? Deixe o seu comentário, gostaria de conhecer a sua opinião. Além disso, não esqueça de compartilhar com seus amigos e parentes.
Deus é Maravilhoso. Fuí edificada pela GRAÇA e toda minha família também. Recebemos a GRAÇA.
Deus te abençoe pastor
aprendi muito com seus ensinamentos e sobre o que e graça, saber que DEUS manisfestou a plenitude de sua graça ao homem, e que ela esta em Cristo Jesus, quem quer a GRAÇA receba a CRISTO JESUS, e seja cheio de GRAÇA.
Estou preparando uma exortação sobre a “graça”, e sinceramente falando, fiquei comovido com o seu estudo. Deus te abençoe.
Muito obrigado Emanuel!
Realmente foi de muita valia a explicação.
a Graça de Deus e grandiosa porem facil de ser compreendida e eu acho que e por isso que muitos a iguinora…pois acham que por ser tao magnifica tambem precisa se complexa..
que DEus o abencoe
Graça significa bondade e favor de Deus nas nossas vidas. Agora graça é imerecido não estar na Bíblia essa expressão, claro que o homem sem a graça de Deus ele não conseguem o perdão de seus pecados.
Muito boa esta palavra, Deus abençoe a cada dia mais no seu Ministério.
Muito bom, gostei demais
Pois é, no atual modelo de evangelho gosoel quase tudo se converge em promessas, levando os “cristãos”de volta pras práticas de barganhars quais sejam: campanhas intermináveis, votos financeiros, comparecer ao templo foto dia e por ai… . Isso leva o homem de volta aos preceitos, e o torna um simples legalista guiado por líderes hereges. Esses são verdadeiros analfabetos do evangelho. Tudo ficaria mais simples se os cristãos fossem ensinados a ler a bíblia de forma literal; exemplo: pela graça sois salvos. De graça não precisamos pagar. Espero ter contribuído com minha simples exposição. Sou um combatente da heresia da prosperidade,
parabéns irmão
GLÓRIA A DEUS!
E verdade ! Somos livres em Cristo Jesus! Precisamos so aceitar esta graça, receber esta dadiva e viver feliz nas nossas famílias , sociedade e nossas congregações. Se feliz e faça alguém feliz.
Gostei muito do estudo.
Senti no coração de pregar sobre esse tema(graça).Me ajudou bastante.
Parabéns ao autor do estudo????
esta explicação foi de grande valia pra minha pesquisa sobre a graça de deus
gostei muito do estudo graça favor imerecido
Só tem uma coisa que tá embaralhando a minha cabeça e gostaria de um explicação mais convincente . Se a palavra Graça é de origem latina e significa favor , teoricamente isso significa que, quando Deus manifestou a sua graça aos homens, concedendo-lhes a salvação através da morte vincaria de seu único filho , ele estava então fazendo um favor para a humanidade?
Eu gostaria de entender melhor sobre isso , porque desde tenra idade eu ouço falar que Jesus morreu em nosso lugar por amor e não pra fazer um favor pra nós .
quem faria um tão grande favor se realmente não fosse por amor
nós não merecia mas ele fez td isso para nos dar oportunidade de sermos salvos pela graça de Deus
A “graça” de Deus significa “favor imerecido”.
O conceito de favor é que alguém queira fazer algo por alguém, ou seja, não se pode ganhar o favor como um direito a receber o favor. Da mesma forma, não temos direito de ganhar o favor de Deus para sermos salvos, a única maneira de ser declarado justo diante de Deus é que Deus nos dê a salvação pela graça livre e totalmente à parte de nossas obras.
Paulo explica: “Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus, não pelas obras, que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9, cf. Tit 3:7).
Graça está claramente em contraste com as obras ou méritos, com relação à razão de Deus estar disposto a justificar o homem. Deus não tinha obrigação de atribuir nossos pecados a Cristo ou de atribuir a nós a justiça de Cristo, foi apenas pela sua graça imerecida que Ele fez isso, dando-nos o melhor presente por meio da fé em Cristo, a vida eterna.
Ótimo! Gostei muito, Obrigada.Deus continue abençoando o seu ministério.
Muito bom??
Loubado? seja Deus pela vossa vida e pelo trabalho dispensado a favor do reino de Deus , magnífica e inspirada explicação gostei muito . Obrigado
Muito bom o estudo! Gostei mesmo, que o Senhor continue derramando graça sobre sua vida e continue o usando como canal de benção. Deus o abençoe!
Paz do Senhor Irmão! Muito bom o estudo amado… foi muito aproveitoso para me, que Deus continue te abençoando ricamente tua vida e toda tua familia.
A muito que aprender ,de Deus conto com os irmãos
tirei muito proveito do seu estudo.porem faltou ser abordado algo,tipo texto do antigo testamento e o legalismo especifico que paulo aborda em colocensses 2;16 e em efesio 2;15. que sendo mostrado ,veremos que nao tem nada a ver com a lei de Deus.e a falta de texto do antigo testamento.mostra que a graca passou so a existir no novo testamento,sendo que a graca existe antes da fundacao do mundo ,mais se tornou visivel no calvario.eu sei que vc tem esses textos,parabens pelo estudo,muito proveitoso
MUITO OBRIGADO . GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO . DEUS É MARAVILHOSO.
Paz do SENHOR pastor, aqui faz um estudo sobre vencendo a amargura
Amei o estudo !
Sou nova convertida e quero conhecer a palavra no profundo e ter intimidade com Deus .
Me ajudou muito ..
Deus abençoe !!
Muito bom, todo o contexto de excelente qualidade. Nos proporciona um entendimento fantástico da graça do Pai.Obrigada!
Ótima. Mensagem! !! Deus te abeçoe, meu irmão.
muito lindo a mensagem do senhor pra nossas vidas …DEUS ABENÇOE !!!
amèm… palavras lindas e sabias, que deus abençoe a vida de todos
Glória a Deus! Estudo maravilhoso, bem explicado, bem claro! O restante do site também parece ser ótimo. Parabéns
Obrigado Adriana!
Graça, maravilhosa Graça !
Deus abençoe pelos estudos bíblicos.
Obrigado irmão.
Muito bem explicado, gostei!
maravilhoso estudo que Deus o abençoe .
Obrigado Tainara!
Precisamos a cada dia crescer na graça e conhecimento para que possamos vencer nos dias maus. Deus continue te abençoando Irmão Diego.
Estudo maravilhoso da graca de Deus é ma pena q existe muitas igrejas ainda q vivan na antiga alianca ainda colocando jugo pesado no fieis Deus abencoe pr