Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Estudo Bíblico Sobre Tatuagem: É Pecado ou Não? (ESCLARECIDO!)

De acordo com o Sebrae o mercado de tatuagem cresceu, cerca de 24% entre 2016 e 2017 (Fonte: Economia Ig). Este crescimento tem impacto em todos os setores da sociedade brasileira, inclusive no cristianismo.

É um tema delicado e que divide opiniões de diversos cristãos. Afinal, fazer tatuagem é ou não pecado? Isto desonra a Deus? Fere o templo do Espírito Santo ou é apenas um elemento social que se desenvolve em nossos dias? E o texto de Levítico 19.28?

Bem, estas e outras respostas quero analisar com você ao longo deste estudo.

Espero que goste!

A Tatuagem e o Texto de Levítico

Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:28)

Este é com certeza o primeiro texto citado para fundamentar o argumento de que utilizar tatuagem é pecado. Por isso, vamos analisá-lo com cuidado.

O termo hebraico que Moisés utiliza para tatuagem é qa Ìaqa Ì, e significa: incisão, impressão, tatuagem ou marca. É importante sabermos isso para perceber que o termo possui mais de um significado.

Outra boa prática para uma interpretação sadia deste texto é a utilização da hermenêutica e da exegese. Elas nos ajudarão a entender a referência de Levítico 19.28 e também todo o capítulo.

Dessa forma, no versículo observamos que as marcas, incisões e tatuagens não devem ser motivadas pelos mortos. Mas o que isso significa?

Era uma prática comum entre o paganismo da época que durante seus cultos eles se cortassem, mutilassem e chicoteassem a si mesmo. Ou seja, a proibição do texto é que os israelitas não imitassem essa forma de idolatria dos povos que não conheciam a Deus.

A Tatuagem e o Cristianismo em Nossos Dias

Uma das minhas prioridades ao ler a Bíblia é procurar entender o que o Espírito Santo quer comunicar ali, independente do que tem sido dito em nossos dias. Minha intenção é ser o mais imparcial possível na análise do texto bíblico.

Aqui em Levítico 19.28, eu não consigo ver fundamento para a proibição das tatuagens no contexto atual. Moisés está se referindo a uma forma de culto idólatra e o povo de Deus não deveria imitar.

Atualmente a tatuagem não possui este propósito. Está mais para elemento social, moda, cultura, entre outros, do que idolatria propriamente dita.

Portanto, eu não acredito ou não vejo base bíblica suficiente neste texto para justificar que o fato de alguém se tatuar se configure pecado.

Levítico 19 e a Análise do Contexto

Se formos aceitar que o versículo 28 é uma proibição a prática da tatuagem, devemos então acreditar que o fato de cortar o cabelo dos lados, e fazer a barba, também é.

Como assim?

Observe o que diz o versículo 27:

“Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba”. (Levítico 19:27)

É nessa parte que a hermenêutica e a exegese mostram sua vital importância na interpretação das Escrituras. Elas nos ajudam a analisar o texto bíblico de maneira imparcial e precisa.

Obviamente que há casos em que elas não resolvem, só quando chegarmos na glória é que saberemos, mas na maioria dos casos elas nos ajudam a conhecer a vontade de Deus.

Tatuagem na Bíblia é Pecado?

“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. (1 Coríntios 10:23)

Anteriormente eu disse que na minha opinião, o texto de Levítico 19.28 não é suficiente para fundamentar o argumento de que a utilização da tatuagem é pecado, mas isso não significa que ela não possa se tornar.

Devemos ter em mente que não somos de nós mesmos e que não fomos chamados para viver como bem entendemos.

Nossas decisões, atitudes e práticas devem revelar a glória de Deus ao perdido de forma que possamos ser instrumentos da revelação da pessoa de Cristo para eles.

Isto significa que o excesso, ou o valor exagerado dado a tatuagem pode sim, se tornar pecado, dependendo do contexto, dependendo do que a pessoa vai tatuar, enfim, é preciso ter cuidado.

E Eu Faria Uma Tatuagem?

Até o dia de hoje, não.

Como diz 1 Coríntios 10.23, não acredito que me convém. Não sinto essa direção de Deus. Pessoalmente não faz sentido para mim.

Já estou servindo a Jesus há quase vinte anos, e como em qualquer relacionamento com este tempo, muitas coisas amadureceram entre nós.

Hoje, por exemplo eu consigo ser imparcial em relação a algo que eu não faço no cristianismo. No começo da minha fé, eu simplesmente diria: “É pecado!”

Sem procurar saber o que a Bíblia realmente dizia sobre o assunto. Minha opinião era denominacional ou grupal.

Mas não esta a vontade de Deus.

Observe o que disse o Senhor Jesus aos fariseus:

Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! (Mateus 22:29)

Os fariseus eram religiosos, legalistas, parciais e injustos em seus julgamentos. E por isso, Jesus os chamou de raça de víboras e filhos do Diabo.

Não podemos cometer os mesmos erros. Eles nos dividem como povo de Deus e nos enfraquecem.

Conclusão

Na minha opinião, o texto de Levítico 19.28 é muito pouco para fundamentar o argumento de que a prática da tatuagem é pecado.

Quando fazemos uma análise imparcial do texto, percebemos claramente que Moisés estava falando sobre práticas idólatras de seus dias. Isto é, possuía uma conotação muito diferente de hoje.

Como material complementar eu sugiro que você assista a estes três vídeos:

1. O que o Pastor Silas Malafaia pensa sobre o assunto? 

2. O que Rodolfo Abrantes (Ex-Raimundos) pensa sobre o assunto?

3. O que Augustos Nicodemos pensa sobre o assunto?

Por fim, deixe seu comentário. Diga qual a sua visão do assunto. Tem dúvidas? Compartilhe!

Por fim, não esqueça de compartilhar este estudo bíblico com seus parentes e amigos e Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

16 Comentários

  1. Washington Soares disse:

    Paz do Senhor e bom dia!

    Concordo com o texto de forma integral. E vejo que muitos tem que ter opinião, e se não convém é importante seguir a linha reta que nos conduz ai céu.

  2. Elcy Ramos disse:

    Eu já tive vontade. Mas o espírito Santo me disse :Não…simplesmente obedeci

  3. Nara disse:

    Concordo com o texto e penso como o escritor. Vejo muita maturidade espiritual e não religiosidade de quem escreveu e é isso que Deus quer de nós. Porém, eu não faria porque não convém.
    Quanto aos critérios cuidado com a FALSA santidade, não é isso que Deus quer de nós.

  4. Raimundo Pereira Cardoso Filho disse:

    Blza, partindo do ponto de vista que o texto se referia a um ritual praticado por outro povo e que não deveria ser repetido pelos judeus, então eu fumar também não se constitui pecado, já que a Bíblia não tem uma referência com relação ao tabagismo.
    É pecado, trás escândalo (escândalo é pecado) então vão todos pro inferno aqueles que estão dentro das igrejas e praticam esse ritual.

  5. Vanessa disse:

    Olá tudo bem Diego? Respeito a sua opinião porém quero lhe deixar uma coisa bem clara a bíblia realmente não tem muitas bases bíblicas referente a fazer ou não tatuagem…Porém Deus nos deu inteligência pra pensar ok!!! Então pense comigo,se o cristão é o templo do Espírito Santo porque Deus se agradaria dele machucar seu corpo fazendo tatuagem?, tatuagem é algo pra ficar a mostra ninguém faz uma tatuagem na intenção de esconder .nao é porque vc não encontrou na biblia claramente que não seja pecado tatuar o corpo que não seje .Se Deus disse que somos templo Dele qual a dificuldade de pensar , que sendo Ele Santo o templo Dele deve ser Santo tbm , e sem exposição.

    • Vanessa, é a sua opinião e eu respeito.

      Mas a Bíblia Sagrada não formada com as nossas opiniões.

      O apego ao texto sagrado é garantia de salvação para nossas almas.

      Esse raciocínio faz muito sentido para você, mas a minha fé é fundamentada no que está escrito.

  6. GESSILAINE DA COSTA ALVES disse:

    Boa tarde gostaria que fizessem um estudo sobre casamento a pois divórcio
    Obrigada

  7. Luzimario disse:

    Eu gostei de sua colocação, foi muito interessante. Mas eu ainda fico com i corintios 10:31 e Mateus 5:16. Com todo o respeito da opinião do irmão, o Senhor continui te abençoando.

  8. Joyce Santos Silva disse:

    Não gostei desse estudo

      • Vanessa disse:

        Tatuagem é de Deus?

        Esta é uma gravura maori de um rosto tatuado, prática comum deste povo.
        Existem muitas provas arqueológicas afirmando que tatuagens foram feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a.C.
        E também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que se tatuavam em rituais ligados à religião.

        A pergunta é: será que as tatuagens nascidas e desenvolvidas pelos povos pagãos tinham algum fundamento bíblico? Do ponto de vista espiritual ou histórico, não. Antes, a essência de sua inspiração foi e é satânica, uma vez que contraria os princípios da fé judaica e cristã.

        “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, desapossareis de diante de vós todos os moradores da terra, destruireis todas as pedras com figura e também todas as suas imagens fundidas e deitareis abaixo todos os seus ídolos…” Números 33.51-52.

        Chama atenção a ordem: “destruireis todas as pedras com figura…”. Ora, se Deus mandou destruir as pedras com figuras, por que Ele permitiria que figuras pudessem ser gravadas no corpo humano, que é o templo do Seu Espírito?

        O apóstolo João viu os condenados, que serão tatuados com certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte. Essa marca será do nome da besta ou do seu número: 666 (Apocalipse 13.16-18). Isso não é uma tatuagem?

        O corpo do servo do Senhor Jesus é o templo do Espírito Santo. Para que tatuá-lo? Qual o seu benefício? I Coríntios 6.19

        A meu ver, tatuar é querer parecer com os filhos de Baal. Os filhos de Deus não devem jamais querer imitá-los, mesmo que isso contrarie as regras deste mundo podre.
        Bp Edir Macedo.

        • Os santos também serão “tatuados” na testa Vanessa. Com o nome de Deus e da cidade santa.

          Com relação a marca 666, o problema não é o ser marcado, mas sim o significado dela.

          Com esta marca eu rejeito a Deus e sirvo ao anticristo.

          • Paulo Henrique Laureano disse:

            A paz do Senhor Jesus li e observei cada comentário e não consegui encontrar base bíblica em sua versão aqui expressada para “sim”, eu também amo as escrituras e leio e releio, a bíblia vai nos dizer que Deus perdoa a minha fase, época ou tempo de ignorância ou seja quando eu não conhecia a palavra, dentro da sua base teológica você aprendeu que sim, mas Paulo também nos diz que a palavra mata, porém o Espírito Santo é quem vivífica e testifica em nós, Rodolfo não escreveu a palavra, Nicodemos também não, se tratando do número 666 se o irmão perceber saberá que estes três números estão distintos ao homem ou seja a imperfeição que o anticristo irá exercer no meio do povo cristão, discordo de sua opinião lendo a palavra, pois o manual do crente é a bíblia, quer viver leia a palavra, quer morrer siga o mundo, então me desculpem os homens mas eu sigo a palavra, “Analisai as escrituras, pois elas testificam de mim” assim disse Jesus

            • Paulo por suas palavras eu percebo que você é uma criança espiritual, e não digo isso em tom de ofensa – de verdade O meu conselho é que você estude mais. Amadureça mais e cresça mais em Cristo. A devoção que você acha que tem é mais farisaica que espiritual. Mas percebo que o seu amor por Cristo é sincero.

              Quando você se tornar um adulto na fé, vai perceber que as referências bíblicas que você citou, não fazem o menor sentido nesse contexto. E isso acontece exatamente porque você despreza a Teologia que tantos homens e mulheres de Deus trabalharam e deram suas vidas para chegar até nós.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.