Como Vencer as Dificuldades da Vida: 6 Conselhos Preciosos!

Não são poucas as dificuldades da vida, que nos cercam. Para  a maioria de nós, a vida é muito dura e exigente. Muitos desanimam, achando que não possível superar um quadro de impossibilidades. Mas é! E o Senhor Deus quer nos ajudar a vencer.

Vencendo, glorificamos a Deus e estimulamos outras pessoas a buscarem um  relacionamento profundo com Ele, não porque Ele é abençoador, mas porque Ele se importa.

Então, fique confortável, pegue o lanche e “VEM!”!

1.Não Desanime Diante das Dificuldades da Vida

Parece “lógica cristã” dizer isso, mas ter bom ânimo é fundamental para vencer as dificuldades da vida, mas como seres humanos precisamos considerar que vivemos em um mundo contaminado pelo pecado e pelo Diabo.

Isso faz com que as coisas não funcionem bem. Há um vírus no sistema da vida que impede o pleno funcionamento das coisas.

O sangue de Jesus é o “antivírus contra o pecado”, e embora extremamente eficaz, ele não promete que após a conversão tudo será “só vitória”.

Jesus Cristo deixou bem claro que no mundo teremos aflições. Contudo, Ele nos aconselhou a ter ânimo (João 16:33).

Quando ressuscitou ao terceiro dia, Ele confirmou sua vitória sobre o pecado, a morte e o Diabo. Sendo assim, eles já não são nossos senhores. Em Cristo Jesus a nossa esperança é renovada e agora somos mais que vencedores (Romanos 8:37).

Jesus nos aconselha a ter bom ânimo porque embora nos deixe cientes de que enfrentaremos inúmeros problemas, podemos vencer as dificuldades, se ele estiver ao nosso lado.

Portanto, se você está em Cristo pare de lamentar, de sentir pena de si. Mude sua atitude e coloque sua esperança nas promessas de Deus. A partir daí, Ele lhe dará uma direção vitoriosa.

2. Como Vencer as Dificuldades Financeiras?

Muitos cristãos se perguntam porquê não estão vencendo as dificuldades na vida financeira. A resposta é bastante simples: Muitos deles não honram ao Senhor com seus bens (Provérbios 3:9,10).

Suas finanças são apenas para suprir suas próprias necessidades e prazeres. Desfrutam da casa de Deus. São enriquecidos com a Palavra. Recebem as orações dos santos. São abençoados pela Igreja, mas financeiramente eles não mantêm isso.

Honrar a Deus com as nossas finanças é um princípio poderoso para vencer as crises financeiras. Vemos isso, nas severas advertências que o Senhor Deus faz através do profeta Ageu (Ageu 1:6-8).

O povo havia voltado a Jerusalém após o cativeiro de 70 anos na Babilônia. O Templo estava desativado, bem como o culto, as ofertas e os sacrifícios.

Deus não estava sendo invocado pelo povo no meio da tragédia. Então o Senhor reclama. E deixa bem claro para o povo que eles estão colhendo o fruto de suas atitudes egoísta.

Para vencer as dificuldades financeiras nós precisamos acima de tudo, honrar ao Senhor Deus com os nossos bens.

Devemos ser participantes financeiros de Seu Reino. Devemos financiá-lo. Se o fizermos as promessas de Deus acerca das nossas finanças se cumprirão.

3. Como Vencer no Casamento

Infelizmente muitos cristãos não percebem que o casamento é muito mais do que “viver com alguém”. Casamento é uma instituição divina.

Para que ela seja próspera, o Senhor Deus diz que devemos honrá-la. Ou seja, para vencer as dificuldades do casamento, precisamos amar não apenas o cônjuge. Devemos amar o fato de estar casados.

 O termo “honrado” em grego é “timios”, e significa: de grande valor, precioso, mantido em honra, estimado, especialmente querido.

Ou seja, para ter um casamento feliz, é preciso dedicação, energia e foco. É necessário que o tenhamos em grande estima.

4. Superando Desafios no Trabalho

Não consigo falar sobre isso sem lembrar de José, filho de Israel. Vendido por seus irmãos, ele acabou como escravo no Egito.

Tinha tudo para ser uma pessoa odiosa, revoltada, amarga. Mas não foi essa a sua atitude. Mesmo como escravo ele deu o seu melhor.

E vemos o texto bíblico dizer que o “Senhor estava com José” (Gênesis 39:2). Como escravo, na prisão, na traição (Gênesis 39:20,21,23). Deus estava lá.

Porque mesmo tendo saído de casa como escravo, José não deixou Deus em Canaã. Ele o levou junto na viagem.

Se você quer superar desafios no trabalho é necessário que Deus seja o seu companheiro de vida. É preciso que ele esteja com você, por onde você for.

E para honrá-lo você deve trabalhar de forma honesta, íntegra e comprometida. De maneira que seus companheiros não tenham motivos justos para lhe acusar de mau testemunho.

5. Histórias de Pessoas que Venceram na Vida

A história de pessoas que venceram na vida por meio da fé em Deus nos prova isto. Não é uma relação pequena (Hebreus 11:1,2).

Milhares e milhares de pessoas alcançadas pela graça e o favor de Deus, simplesmente porque creram e perseveraram pelo tempo suficiente para receber o seu milagre (Hebreus 11:6).

Para encorajar você, eu recomendo profundamente que leia a galeria dos heróis da fé em Hebreus 11.  Certamente a Palavra de Deus irá lhe encorajar a continuar.

6. Oração de Força e Fé

Na única menção que a Bíblia faz a Jabez, ele está orando. E o pedido dele reflete uma oração de força e fé (1 Crônicas 4:10).

Para vencer as dificuldades da vida precisamos orar. Além disso, precisamos ser específicos em nossa oração.

Perceba que Jabez coloca diante de Deus, pedidos claros. Ele está bastante seguro de suas necessidades. Sabe exatamente o que quer, e coloca isso diante de Deus.

Outro ponto muito importante é perceber que a oração de força e fé, apresentada por Jabez é com relação as dificuldades da vida. Ele deixa claro que precisa da ajuda do Senhor. 

A reposta de Deus é a mesma para todos: “E Deus atendeu ao seu pedido”.

Portanto, qualquer que seja sua dificuldade, coloque-a diante de Deus de maneira clara e objetiva. Não se limite a orar de acordo com o que alguém disse.

Converse com Deus como com um amigo. Sem rodeios, regras, formalidades. Apenas fale. Fale até que sinta paz.

Após isso, aguarde um tempo, para que você possa ouvi-lo. Certamente ele falará.

Conclusão

Dia após dia, para mim fica cada vez mais claro que precisamos de um relacionamento profundo e sincero com Deus, Pai de Jesus. Só é possível vencer as dificuldades da vida, de forma plena, na companhia de Cristo.

Ele é o único capaz de nos conduzir por este caminho. O Senhor nos propõe um caminho, no qual há dificuldades, porém ele nos ajuda a superar todas elas.

É certo que na vida não há fórmulas prontas de “segurança” e “sucesso”. Mas precisamos ter em mente que a vontade de Deus é que tenhamos vida, e vida com abundância.

Por fim, deixe seu comentário e compartilhe este estudo com o seus amigos e parentes. 

Deus abençoe!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here