Lia, filha de Labão e mulher de Jacó, é um grande exemplo de superação e favor de Deus. Ela é o pivô do juízo de Deus sobre Jacó e o trunfo do seu pai para conquista de mão-de-obra boa e barata.

Apesar de todas as lutas e dificuldades, muitas coisas na vida de Lia devem nos inspirar, principalmente em seu relacionamento com Deus e na forma como o Senhor a abençoou e teve misericórdia dela.

Neste estudo, quero analisar com você as características dessa mulher de Deus que vão nos ajudar, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, a confiar no Senhor e esperar no seu amor leal.

Convido você a ler o estudo até o final, assistindo também ao vídeo, pois ele é determinante para a boa compreensão do tema.

Tudo certo?

Então “VAMO!”

5 VERDADES Que Sobre Lia, mulher de Jacó

1. Indesejada – Gênesis 29:23-26

Mas quando a noite chegou, deu sua filha Lia a Jacó, e Jacó deitou-se com ela.

Quando chegou a manhã, lá estava Lia. Então Jacó disse a Labão: “Que foi que você me fez? Eu não trabalhei por Raquel? Por que você me enganou? “

Labão respondeu: “Aqui não é costume entregar em casamento a filha mais nova antes da mais velha. 

2. Desprezada – Gênesis 29:31

Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril. 

3. Ferida pela vida – Gênesis 30:14,15

Durante a colheita do trigo, Rúben saiu ao campo, encontrou algumas mandrágoras e as trouxe a Lia, sua mãe. Então Raquel disse a Lia: “Dê-me algumas mandrágoras do seu filho”.

Mas ela respondeu: “Não lhe foi suficiente tomar de mim o marido? Vai tomar também as mandrágoras que o meu filho trouxe? ”  

4. Deus a ouvia – Gênesis 30:17

Deus ouviu Lia, e ela engravidou e deu a Jacó o quinto filho. 

5. Gerou promessas – Gênesis 33:2

Colocou as servas e os seus filhos à frente, Lia e seus filhos depois, e Raquel com José por último. 

Conclusão

Mesmo sendo indesejada e desprezada, Lia permaneceu crendo e obteve o favor do Senhor, e gerou não apenas a filhos, mas gerou promessas.

Os filhos que ela teve como Jacó passaram a fazer parte importante da constituição da nação de Israel, o povo escolhido por Deus na antiga aliança, para representá-lo.

Leia Também:

Como ter intimidade com Deus?

Em Betel, Deus escreve nova história

Antigo Testamento Completo e Comentado

As Doze Tribos de Israel

Apesar das adversidades, mesmo quando não somos a escolha natural, precisamos permanecer confiantes no Senhor, Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.

No Senhor, somos frutíferos, fecundo, Ele nos leva à lugares mais altos que nós mesmos e nos ajuda a trilhar caminhos altos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here