Infelizmente estamos vivendo em uma sociedade que valoriza muito a soberba, o sentimento de elevação, superioridade e orgulho. Por mais que se fale em diversidade e integração, ou sobre como lidar com os diferentes, percebemos que existe um estereótipo de arrogância que prevalece.

Deus odeia a soberba!

É um dos pecados aos quais Ele tem aversão. Sendo assim, é muito importante que conheçamos alguns aspectos dela, e nesse estudo quero apresentar a você cinco motivos pelos quais devemos evitá-la a todo custo.

Então, fique comigo até o final e curta a VIAGEM!

1. Vem antes da ruína – Provérbios 16:18

O primeiro motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque ela vem antes da ruína, como nos mostra o texto sagrado em Provérbios 16:18. 

Antes de sofrer grandes danos, em qualquer área de suas vidas, muitas pessoas se tornam soberbas. Não querem ouvir conselhos, pessoas sábias e experientes, e muito menos a Deus.

Elas se fecham numa “bolha” e passam a ouvir apenas a si mesmas e ao seu ego.

Precisamos ter confiança em Deus, na Sua Palavra, além de seguir seu Espírito. O motivo, é que quando nosso sentimento está alinhado ao de Deus, seguimos a Sua direção.

Mas quando a nossa confiança e força vem apenas de nós mesmos, devemos ter cuidado e parar, porque cedo ou tarde, seremos arruinados.

O sábio diz que a soberba precede a ruína, logo se não queremos passar por grandes ruínas em áreas importantes da vida devemos manter a humildade.

2. Um líder soberbo é tristeza para o povo – Isaías 16:6,7

O segundo motivo para evitarmos a soberba, é que um líder soberbo é tristeza para os liderados, como nos mostra Isaías 16:6,7. No texto, ele nos apresenta a advertência que o Senhor faz aos moabitas, acusando-os de orgulho e autossuficiência. Como juízo, todo o povo sofrerá, com gemidos e agonia.

Um líder soberbo faz o seu povo gemer de agonia, angústia, e dor. Enquanto isso, um líder humilde, que sabe ouvir as necessidades do seu povo, que dá atenção devida aos seus conselheiros, conduz seus liderados em harmonia, segurança e prosperidade. Pois sabe lidar, com suas queixas, dificuldades e angústias.

O líder soberbo, que se acha superior aos seus liderados, coloca seu povo em grande angústia por não entender suas necessidades e por não estar aberto a ouvir sugestões.

Precisamos estar atentos a isso!

Todos somos líderes de alguém, nem que seja de nós mesmos. Sendo assim, devemos ter o cuidado de não agirmos com soberba.

Podemos ser incisivos, usar autoridade, conduzir decisões, mas precisamos ser abertos a ouvir e humildes no trato, uns com os outros.

3. É um poço de confusão – Provérbios 13:10

O terceiro motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque ela é um poço de confusão, como nos mostra Provérbios 13:10, nos dizendo que da soberba só colhemos confusão. Em contrapartida, quem busca conselho é sábio.

Roboão, filho e sucessor de Salomão pegou o reino de Israel no seu melhor momento. Quando havia mais riqueza, as melhores alianças, o templo de Deus estava construído, Deus o havia recebido com prazer, o palácio estava construído, inúmeros aliados garantiam a paz entre os reinos, enfim, ele recebeu o reino no melhor momento.

Mas por ser soberbo, por não saber ouvir as pessoas, por se achar superior aos outros e por colocar ao seu lado conselheiros que não o ajudavam, ele foi o promotor da grande divisão que houve no meio do povo de Deus.

No reinado de Roboão, Israel deixou de ser apenas um reino e passou a ser dois, com a divisão das tribos do Norte (Israel), formado por 10 tribos. E o reino do Sul (Judá), formado por Judá e Benjamim.

Com o tempo, o Reino do Norte sumiu completamente. O que hoje se conhece de Israel, é o reino do sul, Judá. Por isso o remanescente de Israel, são chamados de judeus.

O que isso nos mostra?

Que o rei Soberbo atrai confusão para sua liderança. Quando o líder é soberbo, os liderados não vivem em paz, sempre tem confusão.

Mas quando o líder é humilde, mesmo com as diferenças, ele mantém o ambiente em bastante ordem, pacificado. Um bom líder sabe lidar com a tensão, eliminando a competição desleal sem contudo, comprometer a produtividade.

4. É alvo do juízo de Deus – Sofonias 2:9,10

O quarto motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é que ela é alvo do juízo de Deus, conforme está escrito em Sofonias 2:9,10. 

No texto de Sofonias, vemos que por causa da soberba o Senhor Deus envia juízo sobre a nação e permite que eles sejam saqueados. 

O juízo de Deus, é algo que não vamos querer atrair sobre nossas vidas. Para que isso não aconteça, devemos manter a humildade sempre com um coração inclinado a obediência.

Não importa o nível em que estamos na sociedade, o cargo que ocupamos ou o ganhamos, devemos permanecer humildes e dependentes do Senhor, porque não houve rei em Israel como Salomão e quando ele se ensoberbeceu o Senhor Deus se apartou dele.

5. Deus odeia a soberba – Provérbios 8:13

O quinto e o último motivo pelo qual devemos evitar a soberba, é porque Deus a odeia, como nos mostra Provérbios 8:13. Aqui, a Bíblia Sagrada o Senhor odeia a soberba e a arrogância.

Deus aborrece pessoas arrogantes, que veem a si mesmos como superiores a outras. Foi esse um dos motivos pelos quais Satanás foi expulso do Céu com seus seguidores.

Se não quisermos ter o mesmo futuro, precisamos nos manter dependentes do Senhor!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here