marca_final-01

O Caminho do Certo e do Errado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

aO livro Cristianismo Puro e Simples, CS Lewis foi escrito durante a II guerra mundial e hoje nós vamos estudar o caminho do certo e do errado. Será que existe certo e errado?

Este livro é um compilado das várias palestras aos homens da Força áerea Real durante a II Guerra Mundial. Para bom entendimento do livro é importante saber claramente o contexto histórico.

É a partir desse ponto que CS Lewis começa a conversar com aquelas pessoas que estavam em um contexto de guerra, vendo pessoas morrendo.

Lewis vai nos ensinar como lidar com isso, como Jesus e como a Bíblia Sagrada nos apresenta a resposta para isso. Então, ele começa a nos ensinando sobre o bem e o mal, o caminho do certo e do errado.

O amor de Lewis por Jesus, pela palavra de Deus e a linguagem fácil de sua escrita o fez marcar a história. Ao passo que pessoas traumatizadas pela guerra foram encorajadas pela palavra de um homem de Deus que serviu a sua nação.

Em Deuteronômio 30:15 Moisés lembra ao povo que há proposto a vida e o bem a morte e o mal.

Isso deixa claro que a palavra de Deus nos apresenta o bem e o mal como algo existente. Existe na Bíblia, um padrão de maldade e um padrão de bondade.

C.S Lewis começa dizendo que a lei natural é o que nós, seres humanos, definimos o certo e o errado (Ex: furar fila, trapassear).

Quando é que nós sabemos que uma coisa está certa ou errada? Com base na lei natural, muitas vezes.

Mas, com o passar do tempo essa lei natural deixou de ser considerada pela sociedade dos seus dias. E, essa moralidade natural passou a ser descartada.

Então, Lewis continua. Se começarmos a ignorar a lei natural como é vamos dizer que os nazistas estão errados? E, nós estamos certos? Já, que se não existe um  modelo de certo e errado, então não existe o certo ou errado.

Dessa forma, ele começa a nos levar essa discussão.

Em nossos dias, estamos vivendo a mesma coisa. É o relativismo, que diz que o certo e o errado não existe e cada um vive a sua maneira.

Mas, isso é uma grande hipocrisia!

É claro que o certo e o errado existe. Mas, a nossa socidade tem se distanciado cada vez mais do Senhor.

Por mais que o ser humano diga que não existe Deus, a lei natural luz mostrará que existe o certo e o errado.

Trazendo isso a memória, o evangelho e palavra de Deus vai nos confrontar de que se existe certo e errado existe um padrão absoluto.

E, é exatamente o que o Senhor Deus diz em Deuteronômio 30:15. 

De acordo com Lewis a lei natural nos aponta a direção.

Por exemplo, se você vê alguém morrendo afogado mas, você não sabe nadar. Porém, você tentou ajudar de alguma forma. Naquele momento a lei natural ou a lei moral instigou você a ajudar.

O caminho do certo e do errado existe! E, o Senhor Deus por meio da sua palavra nos comunica isso. O certo e o errado estão continuamente diante de mim e de você.

Assim, a leis natural, muitas vezes, nos aponta dentro de nós o certo e errado. E, se você é filho(a) o Espírito Santo está dentro de você a todo momento apontando o caminho pelo qual você deve seguir.

Como afirma o profeta “ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, (Isaías 30:21)”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.