marca_final-01

O Cristão Deve Fazer Planos Para Sua Vida?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Uma boa parcela de cristãos no Brasil a cerdita os filhos de Deus não devem fazer planos, porque tudo o que temos para viver está predestinado por Deus.

Há um outro grupo que acredita que sim, os cristãos devem fazer planos, porque isso faz parte da nossa humanidade e da capacidade de racíocinio que o Senhor deu a cada ser humano.

Quem está com a razão?

Neste estudo quero conversar com você sobre isso, portanto, peço que leia as referências bíblicas e assista ao vídeo até o final, para que sua compreensão do assunto seja completa, ok?

Então “PARTIU!”

Porque o Cristão Deve Fazer Planos

1. Deus planeja – Jeremias 29:11

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

O próprio Deus traça planos!

Por mais que saibamos que o Senhor conhece o princípio e o fim, só Ele tem esse conhecimento. Logo, o fato de Ele conhecer não faz a menor diferença para nós.

Não há ninguém na humanidade, além do Senhor Jesus, que tenha nascido com a revelação de como seria o início, o meio e o fim de sua vida.

Todos os outros, por mais que uma parte de sua vida fosse revelada, outra permanecia oculta. O que isso significa?

Que o planos nos ajudam a descobrir o caminho que Deus traçou para nós.

No texto de Jeremias 29:11, vemos que o plano de Deus para o Seu povo é de paz, properidade e bem.

Tendo isso em mente, não devemos nos conformar com uma vida de guerras, miséria e mau. 

Podemos passar por fases da vida, onde tenhamos de enfrentar todos esses adversários, mas saber que o plano de Deus para nossa vida não é esse, nos ajuda a fazer planos.

2. Fazer planos ajudam nas escolhas – Provérbios 4:26

Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.

Sabendo que os planos de Deus para minha vida são bons, mas que eu não conheço todos, é hora de planejar as escolhas da minha vida.

Mas qual o critério ou a referência que devo usar?

A Palavra de Deus!

Ela é o manual da vida abundante para o ser humano. Se você quer saber quais escolhas fazer nos mais diversos momentos de sua vida, conheça as Escrituras. O máximo que você puder!

O Salmos 119:105, declara que ela é “lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.

Ou seja, se quiser ter clareza nas suas escolhas, conheça a Palavra de Deus.

3. Planos fazem parte da vida – Provérbios 14:8

A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.

Fazer planos é uma atitude de sabedoria, não de incredulidade. Muitos cristãos acreditam que o ser espiritual é o deixar tudo “por conta de Deus”, para não dizer do acaso.

Deus nos criou a sua imagem e semelhança, logo, somos únicos na Criação e trazemos traços do nosso Criador, como vontade, personalidade, capacidade de racícionio, dentre outras coisas.

Nâo são poucas as passagens bíblicas onde Deus nos aconselha a escolher o bem e rejeitar o mal, sempre deixando claro quais as consequências de uma coisa ou da outra.

Se fazer planos não fosse necessário, não receberíamos essa instrução.

O planejamento nos ajuda a suportar as pressões e a prever uma série de dificuldades, bem como nos ajuda no processo de conquista.

O sábio faz planos, o tolo vive enganando a si mesmo.

4. Planos alinhados a vontade de Deus – Lucas 2:48,49

Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”.

Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? “

O maior exemplo de foco para mim, dentre outras coisas, é o Senhor Jesus. Ele sabia a que veio, qual sua missão e tudo que deveria surportar.

Não demorou para que começasse a demonstrar o quão entregue a vontade de Deus ele estava, pois com doze anos foi encontrado por seus pais, conversando com doutores da lei, deixando-os impressionados com sua sabedoria.

Quando questionado por José e Maria sobre porquê estava ali, o Senhor respondeu que estava fazendo a vontade de Seu Pai.

Ao traçar planos e metas para sua vida, procure fazê-los alinhados a vontade de Deus. Quando seus planos estão alinhados a vontade de Deus seus resultados saão potencializados e acelerados.

Conclusão

O fazer planos é sim a vontade de Deus para o cristão, é também uma prova contundente de sua espiritualidade. Grandes homens e mulheres da Bíblia traçaram planos para poder ver o cumprimento do propósito de Deus para suas vidas.

Logo, se você quer ter o resultado que eles tiveram, é muito importante que siga os passos deles. Não siga o caminho do tolo que vive a vida sem propósito ou jogando toda a responsabilidade de seus resultados sobre Deus.

Leia Também:

O que é livre-arbítrio?

Como desenvolver o poder da fé?

Como lidar com as crises da vida?

A poderosa lei da semeadura e a colheita

Trace planos e metas segundo o propósito de Deus para sua vida e dedique-se a cumpri-los. Tenha certeza que quanto mais empenho em viver o bom projeto de Deus, melhores serão suas experiências com o Seu poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});