Um dos maravilhosos atributos de Deus é a sua onipotência. No entanto, isso fica meio que abstrato para nós, foge a nossa compreensão . Nesse estudo, apresento cinco fatos bíblicos sobre o Deus onipotente, que vão esclarecer o tema. 

É muito importante que tenhamos clareza em nossa fé, sobre esse assunto. Ao entender que servimos ao Deus onipotente, podemos lançar sobre ele nossas ansiedades e viver uma vida muito mais tranquila e segura em Cristo.

Sendo assim, lhe convido a apertar os cintos, pegar sua bebida favorita e “VAMO”!

1. Descansa à sombra do onipotente

A primeira verdade sobre a onipotência de Deus é que aquele que descansa à sombra do Altíssimo à sombra do onipotente descansará como está escrito em Salmos 91:1-2.

Neste texto bíblico, vemos que podemos descansar à sombra do onipotente.

Muitas coisas fogem ao controle da nossa vida, tornando-a cansativa muitas vezes. São tantas coisas para nos oprimir, nos prender e machucar que nos sentimos cansados.

Mas quando olho esse versículo, me vejo diante de um Deus que quer cuidar de mim e quer que eu descanse à sombra das suas asas, à sombra do seu maravilhoso poder. 

O poder de Deus é sombra para aqueles que nEle confiam

Se você confia em Deus pode descansar à sombra das suas asas, e aquele que descansa à sombra do onipotente diz do Senhor: “Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza e nEle confiarei”.

À sombra do Deus todo-poderoso você de fato estará muito seguro. 

2. Nada é impossível para Ele

O segundo fato sobre a onipotência de Deus é que nada lhe é impossível, como lemos em Lucas 1:37. Foi o que Gabriel disse a Maria. Ela perguntou como poderia engravidar sendo virgem, o Anjo lhe disse:”Para Deus nada é impossível”. 

Não importa qual seja a situação que você está passando, qual a dificuldade ou mesmo o contexto no qual você nasceu, porque para Deus nada é impossível. 

Deus não conhece essa palavra!

Ela foi criada por seres humanos que são limitados. Deus não conhece impossibilidade. Perceba que tudo que está à sua volta, tudo o que existe e foi criado, existe por causa da palavra de Deus e subsiste por causa do poder de Deus. 

Não havia luz e ele disse haja luz! Não havia terra e Ele disse haja terra! Não havia água e Ele disse haja água!

É muito interessante pensar nisso, porque no Gênesis 1, o termo hebraico que se utiliza para criação é ex-nihilo, passou a existir daquilo que não existia; foi criado do nada, do nada absoluto.

Deus não usou uma matéria-prima para criar tudo que existe, foi procedente dEle mesmo.  Nada é impossível para Deus nem na sua, nem na minha vida. 

3. Os anjos reconhecem sua autoridade

O terceiro fato sobre o Deus onipotente é que os anjos reconhecem sua autoridade, conforme mostra Apocalipse 19:6. Os anjos do céu louvam ao Deus todo poderoso e reconhecem a sua onipotência. Todos os seres Celestiais reconhecem que Deus, o Eterno é onipotente.

Isso nos diz muito. Porque eles já estão em um corpo glorificado, já estão na existência na qual Deus habita, mas mesmo assim eles reconhecem o Senhor, o Deus Todo Poderoso.

Se eles reconhecem, eu e você devemos seguir o mesmo caminho.

Em Apocalipse quando tudo se finda, quando Jesus vence todos os inimigos de Deus, eles declaram que o Senhor reina completamente.

Quando o senhor Jesus vence todos os inimigos de Deus eles cantam ao Deus todo Poderoso dizendo: “Ele reina!”. O Senhor Deus reina.

Ele reina agora quando está tudo bagunçado aos nossos olhos,  Ele está sobre todas essas coisas e nada foge ao controle da sua vontade. 

4. Seu propósito não é impedido

A quarta verdade sobre o Deus onipotente é que seu propósito não é impedido, como mostra Jó 42:2. Esse versículo é o final do diálogo entre Jó e Deus, depois que Jó foi provado pelo diabo, com a permissão de Deus.

Durante a prova Jó fez muitos questionamentos e o principal deles é: “porque Deus havia permitido aquilo em sua vida”.

Os amigos o acusavam de pecado e Jó disse “eu não pequei a ponto de que isso acontecesse comigo, a ponto de ser merecedor do que estou vivendo”.

Quando Deus se revela, começa a conversar com ele e apresenta a sua soberania. Jó entende e declara “Bem sei que tudo podes e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.”

Jó reconhece que falou sem conhecimento, que estava falando de coisas que ele não reconhecia. Por isso, ele disse – agora eu me abomino no pó e na cinza, antes eu te conhecia apenas de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem.

Quando a soberania de Deus se revelou para Jó, ele entendeu que nada foge ao controle de Deus, nem as boas situações, nem as más situações.

A ministração que o Senhor Deus trouxe ao coração do seu servo fez muito sentido para ele sobre o porquê havia passado por aquilo. 

É isso que precisamos entender.

O mundo está um caos, virado de cabeça para baixo, e muitas vezes a gente olha e pergunta onde o Senhor Deus está? Cadê a operação de Deus? Onde Deus está agindo?

É exatamente aqui!

O propósito de Deus, muitas vezes, não é visível aos nossos olhos, mas podemos ter certeza de que ele não pode ser impedido. No final, a igreja triunfará sobre a iniquidade, a justiça de Deus prevalecerá sobre a injustiça dos homens, das trevas.

O que precisamos fazer é descansar nesse cuidado, pois os propósitos de Deus, nem na minha, nem na sua vida podem ser impedidos.

5. O Deus Onipotente e a revelação de Davi

O quinto fato sobre o Deus onipotente é a revelação que Davi tem a cerca dEle, como está escrito no Salmo 139:1-12. 

Davi era de fato um homem muito íntimo de Deus porque nos dias dele ter uma revelação dessa mostra e prova a intimidade dele com Deus, que transcendia em muito a realidade dos seus dias. 

A revelação que Davi tem acerca de Deus é de um Deus grandioso, extraordinário,  de um Deus que está muito além de sua compreensão, de um Deus que tudo está exatamente debaixo da sua autoridade.

Davi reconheceu aqui que não apenas as coisas simples da sua vida estavam debaixo do conhecimento de Deus. De que Deus não só o observava quando ele estava no tabernáculo, adorando, quando estava diante da arca ou quando estava oferecendo sacrifício. 

Davi entende que Deus está contemplando quando ele deita, quando levanta, quando fala e antes que ele fale, os seus pensamentos.

E, que toda a sua vida está cercada por Deus e que não existe um lugar que ele vá que Deus não possa ir, não existe um lugar que Deus não o veja, não existe nada que o Senhor Deus não possa fazer. 

Precisamos ter essa sensibilidade acerca de quem Deus é, e que nossa vida está completamente debaixo da soberania de de um Deus que é Soberano, Onipotente e nada foge ao seu controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here