Um dos maravilhosos atributos de Deus é a onisciência, Ele é o Deus onisciente que tudo conhece, que tudo sabe, ou seja, nada é oculto ao Senhor.

Neste estudo quero compartilhar com você quatro verdades sobre a onisciência de Deus que vão lhe ajudar a compreender melhor o assunto.

Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber qual a definição teológica deste atributo: “Como é tradicionalmente entendido, Deus é onisciente. Isso não é somente uma consequência da perfeição de Deus de forma abstrata (pois como poderia um ser perfeito ser ignorante a respeito de alguma coisa?), mas também é decorrente de um dado importante da Escritura. Na Escritura se diz que Deus é aquele que conhece o fim desde o começo; todas as coisas estão patentes e abertas diante de seus olhos. Ele conta os fios de cabelo de nossa cabeça; Ele sabe quando nos assentamos e quando nos levantamos; Ele de longe conhece os nossos caminhos; Ele sabe do que nós precisamos antes que nós peçamos; Ele ordena todas as coisas segundo o conselho da sua vontade e assim por diante” (A Providência de Deus – Editora Cultura Cristã).

Mesmo com a definição, do que é a onisciência de Deus, a revelação pode continuar distante para muitos de nós, mas isso não deve nos espantar, porque o tema é de fato, algo estrondoso, extraordinário e que foge e muito, a nossa compreensão humana.

1. Conhece todos os caminhos

A primeira das quatro verdades sobre o Deus onisciente é que o Senhor conhece todos os caminhos, conforme nos mostra o Salmos 139:1-6.

Na revelação que teve sobre esse atributo de Deus, Davi ficou maravilhado com o Senhor porque a revelação lhe mostra que não existe nada que Deus não saiba, não existe um caminho onde Deus não esteja, não há nada que possa estar oculto aos seus olhos.

Ele percebe que o Senhor conhece o momento em que ele se assenta ou levanta, além disso, todos os seus pensamentos são conhecidos por Ele.

Até mesmo as palavras que não saíram de sua boca, são antes de tudo, conhecidas por Deus. O nosso Deus é grande e extraordinário, a onisciência de Deus faz com que Ele seja um Soberano.

Ou seja, não existe nada que fuja ao controle de Deus nem na história da humanidade como um todo, nem na história da nossa vida.

Nada foge ao controle e ao conhecimento de Deus!

2. A sabedoria de Deus é profunda

A segunda verdade sobre o Deus onisciente é que a sabedoria dEle é profunda, conforme está escrito em Romanos 11:33-36.

Neste trecho das Escrituras, o apóstolo Paulo nos mostra o quanto está maravilhado com a sabedoria, a grandeza e a revelação de quem Deus. A ministração que o Senhor Deus faz sobre a vida dele o deixou profundamente impactado.

Para entender esse texto, gosto de pensar na música “ninguém explica Deus”, interpretada por Preto no Branco e Gabriela Rocha. A letra declara que:

“Se revelou ao seus do crente ao ateu
Ninguém explica Deus”

O Romanos 11:33-36 está nos mostrando é que a profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus está muito acima do que eu e você podemos compreender.

Muitas pessoas ao ouvir a música, muitas vezes não compreendem porque dizem: “Não! A Bíblia explica Deus! A Bíblia nos mostra quem Deus!”.

A verdade é que a Bíblia nos mostra uma parte de quem Deus é. Uma parte ainda pequena sobre Ele, por incrível que pareça. O que a Bíblia nos apresenta sobre Deus é o que Ele próprio quis revelar.

Na eternidade nós ainda temos e muito para conhecer sobre Deus, e isso nunca vai acabar por toda a eternidade. E isso é algo que está muito além da nossa compreensão.

3. Não existe segredos para Ele

A terceira verdade sobre o Deus onisciente é que não existe segredos para Ele, conforme nos mostra Hebreus 4:13. O texto nos diz que não há nada encoberto diante dEle, tudo é completamente conhecido pelo Senhor.

Não sei se você lembra quando o mundo estava sendo afligido pelos ataques terroristas do grupo estado islâmico. Eu lembro que muitas vezes passava na TV momentos em que eles degolavam vários cristãos e não-cristãos, ateavam fogo neles vivos, torturavam, prendiam, enfim.

Enquanto isso, muitas mensagens eram transmitidas secretamente e tantas coisas eram feitas no oculto, que levou certo tempo para que as forças aliadas conseguissem combatê-los e derrotá-los.

O que quero dizer com esse exemplo é que não existe nada oculto a Deus. Nem mesmo os planos mais secretos das pessoas mais horríveis deste planeta ou das pessoas mais bem intencionados, estão ocultos ao conhecimento do Senhor.

Sabemos que a segurança dos Estados Unidos é uma das melhores do mundo. Há segredos naquela nação que nunca foram compartilhadas com o povo, mas Deus conhece todos eles.

Deus conhece todos os segredos, por mais seguros e ocultas que eles estejam!

4. O Deus Onisciente e a segurança dos crentes

A quarta verdade sobre o Deus onisciente é que ela dá segurança aos crentes, conforme nos mostra Mateus 10:28-31. Essa palavra nos dá segurança!

O Senhor Deus diz que “os cabelos da nossa cabeça estão contados”. Quando eu penso nesse texto, fico refletindo no cuidado de Deus. Só alguém amoroso, um pai cuidadoso, se importaria em contar os cabelos da minha cabeça.

Quando algo muda no nosso filho Nicolas, eu e Carol logo percebemos, porque  ficamos prestando atenção, isso é coisa de pai e mãe!

Quando a Bíblia nos diz que Deus conta os cabelos na minha cabeça, que o Senhor Deus conhece os meus passos, que nós valemos muito mais do que muitos pássaros, enxergo amor, cuidado, carinho e uma centena de boas virtudes.

O Senhor está ministrando cuidado e amor à minha e a sua vida. Deus ama você,  Ele nos conhece completa e inteiramente. Não permita que aflição, a dor, angústia ou tribulações da vida sufoquem essa revelação.

Em sua onisciência Deus ama você e tem cuidado com sua vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here