Estudos Bíblicos Diego Nascimento

O Mar Vermelho e o Ponto de Ignição

O Mar Vermelho e o Ponto de Ignição

O relato bíblico que nos conta a travessia do povo de Israel pelo Mar Vermelho é com certeza uma das mais inspiradoras do texto sagrado.

A fé do povo sendo testada diante do Mar, fechado e a fúria de Faraó atrás deles é um símbolo das muitas e difíceis situações que teremos de viver.

Neste estudo, quero conversar com você sobre alguns princípios bíblicos poderosos que se revelam para nossa vida no Mar Vermelho e que com certeza, podem fazer toda a diferença na forma como enfrentamos as adversidades da vida.

Para isso, peço que leia os textos bíblicos até o final e assista ao vídeo, para que tenha uma compreensão total do assunto, ok?

Então, “BORA!”

5 VERDADES Sobre o MAr Vermelho

1. Lugar de cerco – Êxodo 14:10

Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.

O mar vermelho representa as muitas situações da vida onde nos vemos cercados de problemas e não temos o que fazer para resolver, se não, clamar a Deus e esperar por sua ajuda.

2. Lugar de confronto – v.v 11,12

Disseram a Moisés: “Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá?

Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”

Normalmente nossas convicções são testadas em lugares assim, as pessoas que estão ou não, do nosso lado, aparecem e de dentro de nós surgirá a voz que fala mais alto: a de Deus ou a do desespero.

3. O crente se destaca – v.v 13,14

Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Moisés é um exemplo de homem de Deus, pois, mesmo em meio à tamanha pressão que o cercava com os exécitos de Faraó atrás, o mar à frente e as reclamações do povo, ele permaneceu sensível à voz de Deus e a seguiu.

4. Ouvindo a Deus no caos – v.v 15,16

Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

Diante do Mar Vermelo vemos que há hora de orar e hora de agir. Muitos cristãos usam a oração como desculpas para não assumir suas responsabilidades. Precisamos ter muito cuidado com isso.

5. Caminho necessário – v.v 22

(…) e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.

Há muitas situações da vida que não gostaríamos de viver, mas que são completamente necessárias para o nosso crescimento. O caminho que nos leva até o desafio do Mar Vermelho, nos mostra que se dependermos de Deus, não haverá impossíveis para nós.

Conclusão

O relato bíblico da travessia do Mar Vermelho, deve nos inspirar a confiar em Deus e buscar sua face, mesmo em meio às mais severas adversidades. O Senhor tem cuidado de nós e sabe exatamente do que precisamos para esta vida.

Mesmo que as circunstâncias nos digam o contrário, podemos perceber que o Deus é bom, que por trás de toda adversidades a intenção dEle em relação a nós é de amor e bondade.

Leia Também:

O livramento de Deus

Melquisedeque e o sacerdócio superior

A marca de Caim e as consequências do pecado

Sendo assim, eu lhe exorto a confiar no Senhor e seguir Sua direção, mesmo que ela lhe coloque diante dos mais árduos desafios, porque com certeza é o melhor para sua vida.

Sobre o autor | Website

INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube (youtube.com/jesuseabibliaoficial) ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});