Estudos Bíblicos Diego Nascimento

O Pai e a Liderança do Lar – 4 VERDADES

O Pai e a Liderança do Lar – 4 VERDADES

A criação de Adão no Éden deixa muitas coisas claras, e uma delas é o homem, o pai e a liderança do lar. É função do pai apontar o caminho pelo qual a família deve seguir.

Quando temos um pai confuso, a família é confusa. Não há como o líder ser confuso, e as coisas andarem bem com seus liderados.

A Bíblia nos mostra de maneira muito graciosa qual o caminho que devemos seguir, como homens e pais, para que a vontade de Deus se revele por nosso intermédio para a família.

4 PRINCÍPIOS Sobre o Pai e a LIDERANÇA DO LAR

1. Uma nova família

Por essa razão, o homem deixará (afastar-se de, deixar para trás) pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2:24)

O pai e a liderança do lar passam diretamente por sua capacidade de focar no projeto da família. Muitos maridos casam, mas permanecem emocionalmente dependentes de seus pais, com cuidado e preocupações excessivos. Muitas vezes, seus pais continuam ditando o ritmo de seu relacionamento familiar.

O mandamento bíblico, para o pai, é que ele se desligue de seus pais e se una a sua mulher, constituindo uma nova família, a ser liderada por ele.

2. Aponta o caminho

…pois o marido é o cabeça (algo supremo, principal, proeminente, mestre senhor) da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (Efésios 5:23)

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

É função do marido dizer por qual caminho sua família seguirá. Temos uma série de bons exemplos disso: Abraão, Isaque, Jacó, Noé, Moisés, Jessé, José, Cornélio, etc.

Quando a mulher e os filhos olham para o pai, esperam dele a liderança necessária e o apontamento do caminho a ser seguido.

3. Deus procura o marido

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. (Mateus 2:13)

Depois que José e Maria se casaram, não vemos mais relatos de Maria ouvindo a Deus. Todos os relatos seguintes, são de José ouvindo a voz do Senhor. No Éden, é Adão que o Senhor procura primeiro.

É fundamental que o marido se mantenha sensível a voz de Deus, para que receba dEle a direção para a tarefa de liderar a família.

4. A vida pelo lar

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. (Efésios 5:25-28)

O pai e a liderança do lar, passam diretamente pela entrega do marido a essa missão. Para exemplificar, o apóstolo Paulo utiliza o exemplo do Senhor Jesus que deu a vida pela Igreja, para dizer como o marido deve entregar-se por sua família.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});