Estudos Bíblicos Diego Nascimento

O Perigoso Medo de Errar – CUIDADO!

O Perigoso Medo de Errar – CUIDADO!

A maioria dos cristãos tem muito medo de errar e não me refiro aqui ao pecado, ao erro que fere a Santidade de Deus, mas sim os erros causados pela tomada de decisões.

Filhos e filhas de Deus que não estão vivendo o próposito do Senhor para suas vidas, simplesmente por tem medo de seguir a direção do Espírito Santo, e cometer erros.

O medo de errar tem impedido muitos bons cristãos de desenvolver os dons e talentos que o Senhor lhes confiou, por isso, um sentimento de frustração os persegue em alguma medida.

Neste estudo, quero lhe mostra o que o medo de errar faz na vida daqueles que cedem aos seus terrores. Para sua compreensão total do assunto, peço que leia as referências bíblicas e assista ao vídeo até o final, ok?

Então “VAMO!”

O Que o Medo de Errar Faz Na Vida do Cristão?

1. Nos faz pensar que não podemos – Êxodo 4:10-12

Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! “

Disse-lhe o Senhor: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?

Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.

Quando o Senhor Deus chamou Moisés para ir até o Egito e confrontar Faraó, ele resistiu dizendo que não conseguiria fazer aquilo porque não tinha as hablidades apropriadas.

O Senhor insistiu, lhe deu sinais contundentes mas mesmo assim, ele pediu que outra pessoa fosse enviada com ele.

O fato é, Moisés havia errado no passado, aliado à grandeza do desafio estava o medo de errar de novo.

“Errar é humano”, como diz o ditado popular. Essa é uma grande verdade, muitas vezes desprezada pela maioria de nós.

Quando erramos, nos tornamos carrascos de nós mesmos. Nos condenamos e somos implacáveis ao nos acusar. Cedemos facilmente aos argumentos do Diabo.

Devemos nos lembrar que erramos, porque somos seres limitados. Não conseguimos ver todos os caminhos e temos de fazer escolhas, que em alguns casos por mais que nos esforcemos, vai nos levar a algum erro.

Contudo, devemos lembrar que os erros nos ajudam a amadurecer se soubermos olhar para eles com a perspectiva correta.

2. O medo de errar nos impede de seguir em frente – Rute 1:14

Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.

Conhecemos a história de Noemi e Rute, como essa parceria deu certo e como elas duas eram mulheres de Deus incríveis que tiveram suas vidas completamente mudadas pela graça de Deus, de tal forma que acabaram fazendo parte da genealogia de Jesus, o Rei eterno de Israel.

Mas o que aconteceu com Orfa, a outra nora de Noemi?

Não sabemos.

Mas por quê?

Porque Orfa desistiu!

No princípio do pedido de Noemi, Orfa até relutou em deixá-la, mas em algum momento ela provavelmente teve medo de estar fazendo a escolha errada e acabou voltando para o seu povo.

O medo de errar nos faz buscar os lugares de segurança, mesmo que estes nos mantenham em um estilo de vida medíocre, à margem do sonho de Deus para nossa vida.

3. Valoriza as impossibilidades – Números 13:31-33

Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

Os espias tinham um missão muito especifíca: Observar a terra que o Senhor havia prometido entregar aos israelitas como herança.

Quando chegaram lá, eles até observaram que a promessa era real, mas viram que o povo que morava lá, eram gigantes com cidades fortificadas e equipamentos de batalha bem mais avançados.

Vendo tudo isso, dez deles disseram, “jamais conseguiremos”, “se tentar, seremos devorados”. 

Eles tiveram medo da insuficiência.

Normalmente, a maioria das pessoas se sentem assim: INSUFICIENTES para tudo o que é proposto, isso é um sinônimo de “tenho medo de errar”.

Quando nossa visão é dominada por ele, a primeira coisa que vemos e destacamos são as impossibilidades, e quando dizemos a nós mesmos que não vamos conseguir, mesmo que Deus nos ajude o resultado é a paralisia.

4. Não assume responsabilidades – Lucas 19:21-24

Tive medo, porque és um homem severo. Tiras o que não puseste e colhes o que não semeaste’. “O seu senhor respondeu: ‘Eu o julgarei pelas suas próprias palavras, servo mau! Você sabia que sou homem severo, que tiro o que não pus e colho o que não semeei.

Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros’. “E disse aos que estavam ali: ‘Tomem dele a sua mina e dêem-na ao que tem dez’.

O cristão que tem medo de errar normalmente coloca a responsabilidade de toda a sua vida e seus resultados sobre as outras pessoas: seu chefe, conjuge, falta de recursos, injustiça da vida, silêncio de Deus, Igreja, enfim.

Nunca a resposabilidade lhe pertence!

Na parábola dos talentos, vemos como isso irrita ao Senhor Jesus.

Muitos de nós até conhece o caráter de Deus, só não o respeita. Não age de acordo com esse conhecimento.

Assuma as responsabilidades por suas decisões, dons, resultados, próposito e vida como um todo. Se não o fizer, de uma forma ou de outra, as consequências virão.

Conclusão

O medo de errar é um dos grandes responsáveis pela falta de resultados contundentes na vida de muitos cristãos da nossa geração.

Precisamos nos livrar dele, e pedir a graça de Deus sobre nossas vidas quando precisarmos de posicionamento.

Devemos ter a consciência de que vamos errar e acertar, e devemos nos esforçar para acertar mais vezes, contudo, não podemos permitir que a possibilidade de cometer erros sejam um agente paralizante.

Leia Também:

Os aspectos da confiança em Deus

Qual o segredo da paz?

O Reino de Deus e suas caracteríticas

Palavra de fé e motivação para a vida

Quando acontecer de mesmo tendo orado, consultado as Ecsrituras, jejuar e pedir conselhos as pessoas certas, sua decisão se revelar um erro: tenha paciência consigo mesmo, procure consertar a rota, tirar as lições necessárias e continue tomando decisões.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});