marca_final-01

O Pior dos Pecados – Cristianismo puro e Simples

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Neste estudo, C.S. Lewis vai abordar o que ele chamou o pior de todos os pecados. Será que existe um pecado pior que o outro? Ao final deste estudo saberemos. 

Então, vamos lá!

De acordo com C. S. Lewis o pior de todos os pecados é o orgulho, que tem como virtude oposta a ele a humildade. 

Em Ezequiel 28:17-20, podemos ler o relato de um querubim que em algum momento teve o coração tão cheio de orgulho por causa de quem ele era que foi expulso da presença de Deus: Satanás. 

“Perceba que o orgulho leva a todos os outros vícios. Trata-se do estado de mente completamente contrário a Deus”.

De acordo com o dicionário português traduz a palavra orgulho como “sentimento de prazer e grande satisfação com próprio valor, com a própria honra”. E também como, “sentimento egoísta admiração pelo próprio médico excesso de amor próprio arrogância e soberba”

Ou seja, a palavra possui dois significados.

Um bom significado e um significado pejorativo. O orgulho a ser trabalho neste capítulo é o orgulho mal, destrutivo. 

Então, é esse tipo de orgulho que C.S. chama de o pior dos pecados: é um amor a si mesmo de forma excessiva, querer adoração e reverência. 

Ainda de acordo com Lewis o orgulho sempre significa inimizade.  Dificilmente uma pessoa orgulhosa ela tem muitos amigos ou amigos de verdade, sendo portanto muito difícil pessoas orgulhosas desenvolver relacionamentos profundos. 

O pior dos pecados, o orgulho, tende a nos fazer a nos levar por um caminho onde nos sentimos melhor do que as outras pessoas.

E se isso acontecer o que entrou no nosso coração, não foi a pureza da santidade mas, sim a semente do orgulho que é o pior dos pecados. 

Por isso, tenha cuidado. Afinal, todos nós somos família de Deus, por meio do sangue precioso de Jesus.

Por fim, Lewis nos dá um conselho. O primeiro passo é conhecer o próprio orgulho, reconhecer a sua fragilidade nesse aspecto. 

O senhor Jesus nos ensinou muito sobre humildade. De forma que um bom período de oração, leitura da palavra e conversa com o Senhor Deus vai tornar tudo muito claro dentro de nós. 

E, então nós saberemos que caminho seguir!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.