marca_final-01

Palavras Destrutivas e Seus Males

Palavras destrutivas quando atingem o coração, tem o poder de produzir desânimo a ponto de sua vítima querer desistir da vida. A Bíblia nos mostra como podemos nos prevenir e vencer esta poderosa arma do Diabo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Muitas pessoas estão dando autorização ao Diabo para utilizar suas bocas e com isso são uma “máquina” de produção de palavras destrutivas.

As nossas palavras têm o poder de gerar vida e morte (Provérbios 18.21), mas infelizmente a maioria das pessoas em nossos dias, e como Jezabel, estão utilizando mais para gerar morte.

Jezabel e a Palavras Destrutivas

 

Neste estudo veremos como palavras destrutivas fizeram com que o coração de um grande homem de Deus desanimasse e como devemos lidar com palavras que vem para destruir nossa vida e não permitir que nossa boca seja o instrumento de destruição e sim de vida. 

1. Veneno para o coração (1 Reis 19:2,3) 

O contexto de 1 Reis 19: 2 e 3 é o seguinte: No Monte Carmelo Elias derrotou os falsos profetas e os falsos profetas de Baal. Quando o povo depois de terem clamado muito tempo não viram resposta nenhuma de seus deuses e quando Elias depois de restaurar o altar clamou ao Senhor, o Senhor enviou fogo e naquele dia Israel viu a glória de Deus.

Depois que os falsos profetas foram derrotados Jezabel ficou possuída ainda mais e mandou uma mensagem para Elias, ameaçando Elias.  

As palavras destrutivas de Jezabel alcançaram o coração de Elias, ele teve medo e fugiu pela sua vida. Mas, por que um homem da envergadura de Elias, que ora a Deus e cai Fogo do céu, fugiria? 

Primeiro, nós precisamos saber quem é Jezabel. 

Em 1 Reis 16, a Bíblia conta que Acabe assume o trono de Israel e que fez o que o Senhor Deus reprovava. E, no versículo 31 e 32,  a Bíblia diz que para aumentar sua iniquidade Acabe acabou se casando com Jezabel. 

Jezabel era uma pessoa que potencializa o nosso pior. Tanto, que Apocalipse 2:20 o Senhor Jesus faz menção a uma falsa profetisa que estava enganando a igreja e a chama de Jezabel.  Ela era tão ruim que se transformou em uma entidade. 

Então, Elias teve medo porque ele ia sabia que ela dentre tantas coisas, era uma mulher extremamente maligna. As palavras de Jezabel alcançaram o coração de Elias. 

Palavras destrutivas vem de todos os lados as pessoas. Mas, pessoas  que tem acesso ao nosso coração, normalmente, são aquelas que mais irão nos ferir com suas palavras. 

Jezabel, ocupava um posto de intimidação em Israel e Elias estava provavelmente bastante cansado, pois tinha acabado de derrotar os falsos profetas de Baal. E a expectativa dele era que Israel tivesse um futuro melhor e se voltasse para Deus. 

Mas, o que ele recebe é uma ameaça que alcança seu coração. 

Por isso, precisamos estar atentos pois, do coração flui todas as saídas da vida. Hoje, em dia muitas pessoas que estão guardando o seu patrimônio, sua saúde,  sua aparência, mas mantém o coração exposto e qualquer palavra, toda crítica alcança o coração e faz você desanimar e querer desistir. 

O coração de Elias estava aqui descoberto e Jezabel alcançou em cheio. Se o coração de Elias estivesse usando escudo da Fé (Efésios 6) provavelmente essas palavras não teriam o alcançado, porque com o escudo da Fé nós apagamos os dardos inflamados do maligno. 

Quando você ouvir palavras destrutivas proteja seu coração com o escudo da fé, porque palavras destrutivas são veneno para o coração. 

2. Não aguento mais

Elias caminhou um dia no deserto. Saiu da parte norte do reino e foi  para Judá, a parte sul do Reino. Ele não tinha como se esconder de Jezabel e sabia disso, ele caminhou um dia e quando ele chegou lá debaixo de uma árvore ele disse já tive o bastante, não aguento mais gente, tire a minha vida.

Quando observamos a vida quando estamos cansados, provavelmente seremos a próxima vítima, porque subestimamos o nosso adversário.

O adversário de Elias aqui, não era uma mulher apenas: eram principados e potestades e atingiram seu coração. 

Será que Elias estava com depressão? Ou é só coisa da cabeça dos teólogos?

Na verdade existem vários tipos de depressão, pelo menos quatro. Mas, os sintomas gerais:

  • a tristeza é pessimismo persistente;
  • sentimento de culpa desesperança ou que nada vale a pena;
  • perda de interesse ou prazer por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade de concentração e memória fraca;
  • ganho ou perda de peso;
  • fadiga e baixa energia;
  • ansiedade, agitação e irritação;
  • pensamentos suicidas
  • movimento e fala com lentidão;
  • dor de cabeça e estômago e problemas digestivos

Podemos observar que Elias tinha pelo menos alguns desses sintomas: por exemplo, quando ele ora a Deus e disse para mim já basta, podemos entender que ele estava com tristeza, sentimento de culpa e desesperança;  Elias que antes tinha prazer em anunciar a palavra de Deus agora perde esse interesse e pensamentos suicidas, quando pede ao Senhor que tire a sua vida. 

A mensagem de Jezabel atingiu Elias e o levou a depressão. 

Com mais de 12 milhões de pessoas com depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país da América Latina com maior contingente de indivíduos com o problema. São mais de 264000000 no planeta de acordo com o editorial publicado recentemente no periódico científico The New England Journal of Medicine, um dos mais respeitados no mundo.

O número de paciente que tem a doença deve aumentar globalmente após a quarentena, ou seja, o Brasil é um dos países recordistas depressivos no mundo e estima-se que após a pandemia esse número vai crescer ainda mais.

Com isso, quero mostrar que você precisa proteger seu coração e suas emoções e gastar menos energia em guardar bens materiais.  Porque se palavra destrutiva encontrar guarida no seu coração, ela vai destruir você,  pois até os mais fortes de nós um dia ficam cansados. 

3. Cuidado e Esperança 

O Senhor Deus foi até Elias e viu que o seu servo estava cansado, pois em sua graça Deus não perdeu Elias de vista. E, em sua graça Deus não perdeu você de vista, embora muitas vezes você acha que está só, abandonado, assim como Elias sentiu.

E então, Nos versículos de 5 a 7, o Anjo chegou nele e disse levante-se e coma. O anjo alimentou Elias, deu água para ele e Elias deitou-se de novo. Depois de algum tempo o anjo o acordou e disse: levante-se coma coisa, pois sua viagem será muito longa.

No texto em questão vamos analisar uma palavra: “Shakab”. É o termo hebraico que é utilizado para dizer que Elias dormiu de novo. Mas, além de dormir, expressa que Elias descansou, relaxou e foi completamente revigorado.

Isso, nos mostra que Deus não cuida apenas de algumas áreas da nossa vida, mas de todas elas.  O anjo veio e ofereceu comida e água, cuidou da parte física de Elias; o Senhor deu a Elias companhia, pois ele estava se sentindo Solitário, abandonado, Deus cuidou das emoções dele;  por fim o Senhor Deus acorda ele, depois de ter dormido de novo e disse levante-se e siga sua viagem, nesse momento Deus dá a Elias propósito.

Há muitas pessoas que acham que Deus cuida apenas do nosso espiritual. Nunca foi! O Senhor Deus sempre cuidou de nós integralmente.

Deus cuidou de todos os aspectos da vida de Elias, lhe dando descanso, comida, atenção e propósito. E a maioria está precisando disso: descanso, comida, atenção e propósito.

A minha oração é que o Espírito Santo tenha acesso ao seu coração e possa ministrar á você tudo isso!

4. Fortalecido 

Por fim, Elias é fortalecido. No versículo 8, lemos que ele se levantou, comeu e bebeu e fortalecido com aquela comida viajou quarenta dias e quarenta noites até o monte de Deus. 

A viagem de Elias não acabou. O Senhor Deus não tirou a vida dele. Ele conseguiu vencer a depressão com ajuda de Deus. E o Senhor Deus fez isso lhe dando descanso, comida, atenção e propósito.

Não somos fortes em nós mesmos, a nossa força vem do Senhor. 

É importante notar que depois que Elias chega em Horebe, o Senhor Deus fala com ele novamente, perguntando: Por que você está tão triste? O que está acontecendo? E Elias respondeu, porque só restou eu de Fiel, está todo mundo morto. Jezabel corrompeu o coração de povo e todo mundo pervertido. Não é justo, não aguento mais, é muita pressão em cima de mim. 

E então o Senhor diz a Elias. VocÊ não está só! Há 7000 que não se dobraram a Baal. Sempre vai haver uma porção que não vai se contaminar. 

Eu gostaria de ser um desses e eu oro para que vocês também sejam esses! Quando você estiver sendo oprimido com palavras destrutivas, lembre-se que você não está sozinho. Sempre haverão fiéis sobre a terra e estarão servindo e cultuando ao Senhor com fidelidade. 

Deus conversa com Elias mais uma vez e faz mais três coisas: Deus apresenta a ele um sucessor, manda que unja Eliseu como seu sucessor, você vai ungir Jeú  como rei de Israel, e depois você vai ungir um outro sacerdote, ou seja, Deus dá tarefas a ele. 

Muitas vezes nós estamos achando que é o fim mas para Deus é só o começo. Não desista, não pare, continue seguindo em frente com o Senhor, e lembre que a última palavra sobre a sua vida vem de Deus. Portanto, pare de dar ouvidos a palavras destrutivas, pois o que importa é o que Deus diz sobre nós.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito abrigada ao Pastor que se dedicou afazer esse estudo…. Como edificou minha vida… Queria poder compartilhar e edificar outras vidas uma pena não ter essa opção por aqui de compartilhar nas redes sociais… Fica a dica ! Muito bom mesmo que o Senhor Deus continue lhe usando pra glória Dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});