marca_final-01

Qual o caminho Por Onde Seguir

Em João 6.68 há uma das declarações de fé mais inspiradoras da Bíblia. Após um longo e duro sermão muitos seguidores começam a deixar Jesus. Irritado, Ele se volta para os Doze e pergunta: Vocês também não querem ir". A resposta de Pedro é surpreendente e é sobre ela que vamos estudar.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Por onde seguir? Quem nunca se fez essa pergunta? Depois de um longo sermão, ministrado em João 6, o Senhor Jesus ao final de suas palavras percebeu que as pessoas que estavam O seguindo só porque queriam pão e milagre estavam indo embora, seguindo suas vidas e caminhos. 

Então, no Versículo 67 Ele se volta para os discípulos e pergunta se eles também não querem se retirar. Mas, no versículo 68, Simão Pedro olha para o Senhor Jesus e Pergunta “para quem iremos nós? Só tu tens as palavras de vida eterna”.

1. Sentimento verdadeiro

É muito interessante pensar sobre as palavras de Pedro. Perceba que para Pedro não existe outro caminho por onde seguir, não há uma outra opção. 

Estar com Jesus para Pedro era muito mais do que estar com alguém para comer um sanduíche, para comer uma pizza ou apenas para curtir e se divertir. Era como um casamento.

Pedro cometeu muitos erros, sabemos! Mas quem de nós não comete. O fato aqui é que no fundo, no fundo Pedro amava Jesus. E era um sentimento como de casamento. 

Quando você namora ou quando você tá só apaixonado ou apaixonada por alguém, as lutas e dificuldades fazem com que você simplesmente siga sua vida sem se importar muito.

Porque, afinal, o sentimento é raso. Mas, quando o sentimento é profundo você não consegue seguir em frente e fica ao lado da pessoa amada. 

Quando sentimento é forte não importa a circunstância você fica. Sair não é uma opção e era isso que Simão Pedro estava sentindo. 

2. Conhecer Jesus

No versículo 69 Pedro afirma que temos crido e conhecido que Tu és o cristo, o filho do Deus vivente. Conhecer a Jesus é muito mais do que prosperar materialmente, do que ir à igreja, do que ter uma transformação social aparente.

Conhecer Jesus é conhecer a Deus, é saber por onde seguir. Trata-se de conhecer o caminho que nos leva a Deus.  É está na rota certa e quando você está na rota certa você não quer sair dela. Pois é ela que nos faz chegar ao alvo, ao lugar desejado.

Não existe outro caminho, não existe outra rota. Só o Senhor tem as palavras de vida eterna!

Estamos vivendo dias muito difíceis. Onde há muitas vozes que indicam tantas direções, onde há tantas pessoas nos dizendo tantas coisas. E por vezes somos tentados a não acreditar em nada. 

E, então quando nos deparamos com a menor coisa que não faz sentido na Bíblia, isso se torna um abismo enorme na nossa fé. Pelo simples fato de que olhamos e duvidamos se Jesus é a opção correta. 

Mas, tenha certeza de que Ele é o único caminho por onde seguir. Porque Ele é o único capaz de morrer e ressuscitar ao terceiro dia e isso é um fato e Ele vai voltar para buscar a sua Igreja.

Pedro estava vendo e conhecendo isso. E a sensação que Ele tinha dia após dia é de que jamais poderia se distanciar desse amor, não existe outro caminho por onde seguir. 

Dessa forma, por mais que com Cristo haja escassez de pão e peixe e saúde tenha certeza que trata-se de uma escassez temporária porque Ele vai voltar e vai enxugar dos nossos olhos toda a lágrima. 

E, lembre-se que por mais que haja escassez de todas essas coisas com Cristo, sem Cristo os mais preciosos banquetes ou os tesouros dessa terra não fazem o menor sentido porque elas são temporárias. 

3. Enxergue além do que está vendo 

João 6 Jesus fala sobre a temporalidade das coisas. Perceba, você tem fome agora e daqui a algumas horas você vai sentir fome de novo. Isso também acontece com as pressões, exigências e com as expectativas dessa vida. 

De forma que, você sacia e depois aparece outras novamente e assim sucessivamente. Até que você se encontra perdido (a) e não consiga mais voltar. Porém, a resposta de Pedro à Jesus nos mostra que a segurança que ele tinha em Jesus. 

Por isso, a segurança de Pedro ia além dos bens, do pão, da fartura ou da escassez. Ele reconhece que não há outro caminho por onde seguir, pois só no Senhor encontramos as palavras da vida eterna.

Pedro estava olhando além. Estava percebendo coisas que iam muito além daquilo que os seus olhos podem contemplar. 

Isso deve ser realidade também nas nossas vidas. Você precisa enxergar além do sentimento que estava magoando, precisa ir além da traição, da mágoa, do luto. Porque quando você enxerga além você vê Jesus e quando você vê Jesus você vê palavras de vida eterna. Estamos vivendo nesta terra um momento temporário, vai passar. 

E, quando Ele se revelar e ele vai, então nós O conheceremos como Ele é e O veremos Face a Face. E, então veremos como valeu a pena crer e se se entregar. O caminho por onde seguir é JESUS.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.