O primogênito é na bíblia, um sinal de submissão e devoção a Deus. Um reconhecimento de que Ele possui o primeiro lugar em nossas vidas.

As regras relacionadas ao primogênito foram estabelecidas ainda no Egito, quando o Senhor feriu os filhos mais velhos dos egípcios com a morte, pela desobediência de Faraó.

Há valiosos princípios estabelecidos na primogenitura que devemos conhecer para honrar a Deus da maneira correta, dando a Ele a primazia em tudo, sendo assim, lhe convido a ler este estudo até o final e assista ao vídeo, porque ele é fundamental para o entendimento do tema.

Tudo certo?

Então “BORA!

Princípios Relacionados ao Primogênito

1. O cuidado com os filhos – Êxodo 11:5

Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também todas as primeiras crias do gado. (Êxodo 11:5)

2. Pertence ao Senhor – Números 3:13

pois todos os primogênitos são meus. Quando feri todos os primogênitos no Egito, separei para mim mesmo todo primogênito de Israel, tanto entre os homens como entre os rebanhos. Serão meus. Eu sou o Senhor”. (Números 3:13)

3. Privilégios – Deuteronômio 21:17

Ele terá que reconhecer o filho da mulher que ele não prefere como filho mais velho, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence. (Deuteronômio 21:17)

4. Jesus é o Primogênito de Deus – Romanos 8:29

Como anteriormente disse Isaías: “Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendentes, já estaríamos como Sodoma, e semelhantes a Gomorra”. (Romanos 9:29)

5. Deus o elevou acima de todos – Salmos 89:27

Também o nomearei meu primogênito, o mais exaltado dos reis da terra. (Salmos 89:27)

Conclusão

A consagração do primogênito era uma forma de dizer a Deus que Ele ocupa o primeiro lugar em nossas vidas, que tem a primazia em todas as áreas da nossa vida.

Em nossos dias, não é o mandamento, mas o princípio que deve chamar nossa atenção. Devemos priorizar a Deus em nossas decisões, com nossos bens e em nosso estilo de vida.

Leia também:

Todo o Antigo Testamento Comentado

O que precisamos saber sobre a consagração

A escolha dos vocacionados para o Templo

Quando o Senhor é a nossa prioridade, vivemos uma vida abundante em todas as áreas, com o cuidado manifesto de Deus e Seu amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here