Muitas propostas se colocam diante de nós durante a vida. São tantas que ficamos perdidos sem saber que direção seguir, para onde ir. Precisamos de muita sabedoria, instrução e clareza na hora de tomar as decisões importantes. E para isso a sabedoria de Deus se torna essencial.

Se você quer ter uma vida tranquila e feliz, a sabedoria do Senhor precisa fazer parte do seu dia a dia. Sendo assim, neste estudo quero compartilhar com você quatro princípios que vão com certeza lhe ajudar e muito, todos os dias da sua vida a ser a direção de Deus.

Tudo pronto? Então “BORA”!

1. Loucura para o mundo – 1 Coríntios 1:21-23

O primeiro princípio que precisamos saber sobre a sabedoria do Senhor é que ela é, loucura para o mundo, como nos mostra 1 Coríntios 1:21-23.

O texto sagrado nos diz que na sabedoria de Deus o mundo não O compreendeu por meio da sabedoria humana, isto porque, é a vontade de Deus salvar os que passam a crer por meio da “loucura” da pregação.

O autor nos diz ainda, que muitas pessoas pedem sinais, milagres, demonstração de sabedoria humana, querem ver para crer, mas os que creem se achegam a Deus por meio da pregação que exalta a Cristo crucificado, que é loucura para os judeus e um escândalo para os gentios, é a ponte que conduz o pecador a um relacionamento profundo com o Senhor.

A revelação da Bíblia Sagrada é loucura para o mundo, mas é por meio dessa loucura que não faz o menor sentido para a maioria das pessoas, que aprouve a Deus salvar aqueles que creem.

Deus vai na contramão daquilo que é lógico para a humanidade e nos apresenta Jesus, morto, crucificado, humilhado, fragilizado, condenado em um julgamento injusto, como Senhor e Salvador das nossas vidas.

Se desejamos ter uma vida equilibrada na sabedoria de Deus precisamos nos esvaziar de muitos pré-conceitos humanos, de muitos conselhos humanos que nos cercam.

Porque na sabedoria humana o mundo não conheceu a Deus!

A sabedoria do Alto é ministrada de maneira diferente, por um estilo de vida diferente, por verdades diferentes, mas que por meio delas, somos salvos.

Por meio delas, temos uma vida equilibrada, satisfatória, feliz!

Os judeus “pedem sinais e os gentios procuram sabedoria” mas é na pregação acerca de Jesus morto e crucificado que está sabedoria do Senhor.

O que isso significa?

Que devemos viver um estilo de vida semelhante ao que Jesus viveu, baseado em seus ensinos, em seus princípios, porque ele é a sabedoria de Deus.

2. Jesus é a sabedoria de Deus – 1 Coríntios 1:24

O segundo princípio acerca da sabedoria do Senhor é que Jesus é a revelação dessa sabedoria, conforme nos mostra 1 Coríntios 1:24. A Bíblia Sagrada nos diz que para os que creem, Cristo tanto é a sabedoria de Deus, quanto o poder de Deus.

Quanto mais conhecemos Jesus, Seu caráter, personalidade, a forma como tomava decisões, suas escolhas o Seu apego a Palavra, dedicação a oração, entrega a Deus, enfim quanto mais o conhecermos mais revelação de Deus será ministrada sobre as nossas vidas.

Jesus é a personificação do conhecimento de Deus!

Se quisermos saber como a mente de Deus funciona, basta olhar para Jesus. Não é à toa que Ele chocou o mundo com sua pregação, forma de vida e sua sabedoria em momentos decisivos.

Sua atitude ao suportar pressões, em sua forma de lidar com traição, falsidade, astúcia dos seus inimigos, enfim, Jesus é de fato a personificação da sabedoria do Senhor.

3. É compreendida por crentes maduros – 1 Coríntios 2:6,7

O terceiro princípio da sabedoria de Deus é que ela é compreendida por crentes maduros, conforme está escrito em 1 Coríntios 2:6,7.

Neste trecho, Paulo nos mostra que a sabedoria se encontra entre os cristãos maduros. Sabedoria essa que revelou o mistério anteriormente oculto, isto é, a revelação de Deus em Cristo.

É muito interessante perceber que quando nós somos novos convertidos muitas coisas não fazem o menor sentido. Mas isso não deve nos assustar, isso acontece porque estamos sendo refeitos.

Em Cristo somos uma nova criação!

A ministração da sabedoria do Senhor é melhor compreendida por crentes maduros, entre aqueles que já foram experimentados na fé.

A revelação de quem Deus é, não é simplesmente memorizar vários versículos ou conhecer bem a estrutura da Bíblia. Não!

Paulo está falando de uma experiência semelhante a que os apóstolos Pedro, Tiago  e João tiveram com Jesus na transfiguração. Aquela revelação não foi aprendida em livros u pesquisas.

Foi uma vivência!

Essa sabedoria se adquire com a vivência com Deus, à medida que amadurecemos o Senhor acrescenta experiências mais profundas a nossa vida.

4. A Sabedoria de Deus é Grande – Isaías 28:29

O quarto princípio sobre a sabedoria do Senhor é, que ela é grande, como nos mostra Isaías 28:29. O profeta nos diz que o Senhor é maravilhoso e magnífico em sabedoria.

Servimos a um Deus extraordinário!

Não há como comparar a grandeza, o poder e a excelência de sua sabedoria com nenhuma outra. Se nossa vida estiver à disposição dEle para ser edificada podemos ter certeza que vamos ter a melhor versão da vida aqui na Terra.

Podemos ter certeza que nenhuma versão da vida, que eu e você podemos criar, poderá se comparar com a vida que o Senhor coloca a nossa disposição por meio de suas instruções.

Isso acontece porque Ele é magnífico em sabedoria, em conselhos!

Quando temos um coração aberto para ouvir a voz de Deus, as ministrações do Senhor Jesus no Espírito Santo, andaremos por caminhos que não foram trilhados. Seremos levados a lugares altos.

Hoje estou desfrutando de uma vida que é fruto da ministração da sabedoria de Deus. O Senhor me trouxe por muitos caminhos que aos meus olhos eram tortuosos, mas que me colocaram no ministério em tempo integral, e O louvo por isso.

Contudo, isso se tornou possível porque tenho um coração inclinado a ouvir a sabedoria do Senhor.

Estamos a todo momento querendo ouvir, querendo ouvir conselhos das pessoas sobre o que devemos fazer. Além disso, temos um coração resistente a inclinação do Espírito, a ministração da sabedoria de Deus.

Se cultivarmos um coração submisso, sensível e que ame ao Senhor inteiramente, viveremos uma vida fantástica, em todos os sentidos! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here