marca_final-01

Respeite as Estações da Vida

Entender e administrar as estações da vida são o "segredo" para uma vida plena em Cristo. Não é a toa que o sábio reforça constantemente a importância da sabedoria.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As estações da vida nos permitem conluir que existe tempo para todo propósito e para toda a ocasião debaixo do céu. Porém, às vezes não sabemos como administrar cada uma dessas situações e circunstâncias e por isso sofremos. 

Em Eclesistes Capítulo 3, Salomão, o sábio, ele nos dá alguns conselhos sobre como devemos administrar essas estações da vida

1. Respeite e aproveite as estações da vida 

A palavra chave de Eclesiastes Capítulo 3 Versículo 11 é propósito. O seu termo hebraico é “Chephets” e significa desejo, anseio. 

Ou seja, Salomão está dizendo que há um tempo determinado, há um propósito específico para cada desejo, para cada anseio, para cada estações da vida. 

E, precisamos estar atentos para não atropelar essas fases. E assim como Moisés, em Salmos 90:10, devemos orar e pedir sabedoria para que possamos aprender a lidar e viver cada uma delas dentro do seu momento. 

Pois assim, teremos um coração sensível a voz de Deus e seremos capazes de discernir o tempo de começar e o tempo de terminar. A falta dessa sensibilidade e sabedoria faz com que muitos não consigam viver a vida abundante em Cristo nos prometeu. 

Então, precisamos de Sabedoria para colher o máximo de cada uma das estações da vida! Assim, como José soube lidar com a abundância e a escassez do Egito e dessa forma salvar o seu povo. 

2. Estações da vida 

No versículo 2,  ele disse tempo de nascer e tempo de morrer. Ele nos ensina com isso que  nascer e morrer fazem parte da vida. E, o senhor Deus nos dá estrutura para viver tanto o dia da alegria quanto o dia da tristeza. 

Com relação a isso, o que realmente importa é a história que você construiu e sobretudo o relacionamento com Cristo. Pois, nascer e morrer fazem parte da vida e o luto faz parte da vida assim como a celebração do nascimento.

Então, como cristãos não podemos viver em luto eterno, nem viver entregues a tristeza e fazer dela o nosso deus. Pois, a vontade do nosso Deus é que nós saibamos administrar cada uma das estações da vida.

3. Estações de Trabalho

Existem as estações de produtividade, de trabalho como lemos nos Versículos 2 e 3. Esses versículos nos falam sobre as estações de produtividade da vida: plantar, arrancar, matar, curar, derrubar, construir. 

Mas, infelizmente muitos de nós não estamos respeitando as estações de produtividade.  O que eu quero dizer é que dê seu máximo, aprenda, se esforce e aproveite as oportunidades, afinal elas podem mudar sua vida. 

E, entre erros e acertos devemos manter nosso foco em dar o nosso melhor. Dê o Seu melhor sempre, mantenha sempre isso como seu foco. E lembre, você não vai conseguir sempre, mas o importante é o foco para viver as estações da vida. 

4. Estações das emoções

A estação das emoções é uma das estações mais violentadas pelos seres humanos. Pois, muitos de nós acha que elas não são importantes. Mas, no versículo 4 Salomao deixa claro que há tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar. 

Com isso, ele nos mostra que essas coisas fazem parte da vida, assim como nascer e morrer, como trabalhar e não trabalhar. OU seja, há dias que estamos bem e outros que não estamos assim. São fases.

Na vida vão ter situações que vão roubar sua energia, seu foco e tentar tirar você do prumo. Mas, Salomão nos mostra que o caminho da sabedoria é saber respeitar suas emoções. 

4. Deus estabeleceu as fases da vida

Por fim, precisamos ter consciência de que Deus o próprio estabeleceu as estações as fases da vida, como diz o Versículo 11.

O Senhor Deus, colocou dentro de nós o anseio pela eternidade, é algo que faz parte da nossa humanidade. Por isso, temos tantas religiões, ídolos, tantas filosofias.

Perceba, que os animais, as plantas não se preocupam com isso, eles só vivem. Mas, nós estamos a todo momento querendo saber para onde vamos, por que estamos aqui. Isso, porque o Senhor colocou o anseio pela eternidade dentro de nós.

O Senhor Deus quem estabeleceu as fases da vida e nos diz como vivê-las bem. De modo algum, a nossa existência se resume a pagar boletos, aos certificados e diplomas que vamos conseguir aqui.

A vida é muito mais do que isso! Sendo assim, vamos trabalhar, construir, arrancar, derrubar, chorar,  rir, celebrar o nascimento e viver o luto, sabendo que tudo isso é transitório.

E, o que importa de fato é que quando o Senhor Deus estabelecer novos céus e Nova Terra  não haverá mais dor, nem pranto, nem choro, nem clamor e viveremos com Ele para sempre na Canaã Celestial que o Ele preparou para nós antes da fundação do mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.