marca_final-01

Sabedoria Para a Vida em Provérbios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O sábio inicia Provérbios 1 revelando o objetivo do livro, nos dar: sabedoria para vida, instrução, entendimento, justiça, juízo e retidão.

Vemos com isso que o Livro de Provérbios é fundamental para o equilíbrio da vida, tanto no relacionamento saudável com Deus como na administração da nossa vida cotidiana.

Então, vamos lá!

1.Treinamento para vida

Nos versículos 1 e 2 do primeiro capítulo de provérbios, destaco duas palavras:  provérbios e disciplina. O termo original hebraico para a palavra provérbios, é “chokmah” e significa sabedoria para a vida e habilidade para viver. 

O livro de provérbios tem como objetivo ensinar a viver a vida com Deus. Afinal, existe uma grande diferença entre sabedoria e inteligência, pois, muitas pessoas que são  cultas e inteligentes, mas, que não são sábias, tendo por isso a vida completamente desregrada e  destituída de Deus e de fé.

Um dos fundamentos que é imprescindível para a sabedoria é Temer a Deus. Então a função do Livro de Provérbios e nos ajudar a viver, nos ensinando habilidade e nos dando sabedoria para viver. 

A outra palavra que vamos estudar é disciplina. No hebraico é “muwcar” e significa treinamento para correção do caráter, efetuado por Deus em amor e o qual produz maturidade e responsabilidade.

Que fantástico! A segunda Promessa de provérbios é nos dá disciplina e treinamento para correção de caráter. Portanto, se os ensinamentos deste livro forem aplicados a nossa vida, vão transformar o caráter. O caminho da sabedoria é uma jornada e por isso precisa ser estudado. 

Ninguém nunca vai saber tudo. Mas existem etapas do conhecimento que precisamos trilhar. E perceberemos que a sabedoria para vida e o conhecimento sobre Deus está para cada uma das fases da nossa vida. 

Se perservarmos no caminho da sabedoria, até mesmo as aflições vamos conseguir enxergar de uma forma diferente. Entendendo que se tratam de fases que fazem parte do processo de aprendizado. 

Ou seja, a inspiração de provérbios visa abençoar, transformar e modificar o seu caráter nos tornando uma pessoa melhor e isso tudo dirigido por Deus. 

2. Discernimento para prosperar e maturidade

O objetivo de provérbios é nos mostrar que na vida precisamos entender muitas coisas, ter sabedoria para a vida e conhecimento para discernir as suas muitas fases e amadurecer.

O problema de muitos cristãos dessa geração é que eles não estão amadurecendo, permanecem bebês espirituais.

O livro de provérbios, no entanto, vem com essa promessa: disciplina e sensatez para viver. Esses são frutos todos nós precisamos.

Na carta aos Colossenses Paulo diz que Jesus é a expressão da sabedoria de Deus. Isso, pode ser facilmente percebido quando se estuda provérbios e observa o estilo de vida de Jesus.

Percebe-se que Jesus aplica os provérbios no seu dia a dia, você vai ver provérbios sendo aplicado ao dia a dia, as estruturas da vida.  Jesus era um homem de oração, disciplinado. Para que possamos seguir o seu exemplo precisamos ser intencionais. Você e eu precisamos de disciplina para viver. 

No versículo 4, o sábio chama a atenção para a prudência.  Muitas vezes, na hora de tomar decisões nos sentimos inseguros porque nos falta a direção correta. É isso que provérbios quer ensinar:  a tomar decisões com segurança, não apenas quando o final é conhecido.

Mas, que possamos fazer como Abraão. Deus chamou Abraão e mandou ele sair da Terra sem dizer qual era o caminho mas ele tomou decisão firme e Deus foi lhe revelando todas as coisas com o tempo. Isso é a proposta de proverbios: fé e sabedoria para viver.

3. Só tem resultado se praticar

O grande segredo de provérbio não está em lê-lo, mas em praticá-lo. No versículo 5, diz “se o sábio lhes der ouvido”. Então, você e eu precisamos de disciplina e reverência, temor e submissão para aplicar os princípios e assim aumentar em conhecimento e discernimento. 

O Livro de Provérbios vai nos ajudar a ter discernimento, ou seja, compreender as estações e as muitas situações da vida,  a fim de compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios, 

Isso pode ser visto, na vida de Daniel. Daniel era um homem que tinha muita sabedoria para vida, inclusive em relaçao a visões e revelações e  a seus amigos Deus deu conhecimento mais do que a todos os outros. 

Sendo assim, nessa jornada o nosso desafio não é apenas conhecer o livro mas aplicar os princípios contidos nele. 

4. Conselho Fundamental

No versículo 7 está escrito um conselho fundamental. O princípio de todo esse crescimento, de toda essa maturidade e sabedoria para a vida é você e eu temermos a Deus.

Não no sentido de medo, pavor, mas que nós tenhamos reverência, que o adoremos e nos prostremos diante Dele.

Esse é o princípio da sabedoria e por que os sábios deste mundo desprezam esse tipo de Sabedoria? Porque a sabedoria de Deus começa primeiramente na humildade.

Ser sábio segundo a visão de provérbios não é quem tem mais conhecimento, é quem é mais Submisso a Deus. Habacuque, é um exemplo nisso.

O Senhor diz que vai trazer um grande mal sobre Judá, o profeta rasga o coração diante de Deus, o Senhor explica e ele se volta para Deus em submissão e no final faz uma linda oração.

O profeta embora não entenda o que Deus vai fazer se submete a sua vontade: isso é sabedoria para vida. A proposta de provérbios é exatamente nos mostrar que o conhecimento, a sabedoria do Senhor estão muito acima da nossas: é ilimitada.

Mas se eu e você temermos ao Senhor estaremos no caminho certo! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.