Estudos Bíblicos

Sansão – Aquele Que Brinca Com o Pecado

Sansão – Aquele Que Brinca Com o Pecado

Sansão é um dos personagens mais conhecidos da história bíblica, mas infelizmente, não conseguiu se destacar por suas virtudes mas por seus erros, que além de custar sua reputação, lhe fez ficar cego e perder a vida.

Pela força que tinha, Sansão deveria ser um dos maiores nomes da história de Israel. Tinha potencial para ser tão famoso quanto Moisés ou Davi, mas ele não se importou em dar glória a Deus.

Se envolveu com o pecado, não seguia a santificação, brincou com o perigo e se tornou uma grande frustração.

Neste estudo, quero estudar alguns aspectos de sua vida que servem como alerta para nossa própria vida, então, leia o estudo até o final e assista ao vídeo, combinado?

Então, “VAMO!”

5 VERDADES Sobre Sansão

1. Consagrado pela Soberania de Deus – Juízes 13:2-5

E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.

E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.

Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.

2. O Espírito do Senhor estava com ele – v.v 25

E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

3. Apaixonado pelo pecado – Juízes 16:1

E foi Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.

4. Dalila, o seu fim – Juízes 16:6-9 (4 tentativas)

Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.

Disse-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, então me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.

Então os príncipes dos filisteus lhe trouxeram sete vergas de vimes frescos, que ainda não estavam secos; e amarraram-no com elas.

E o espia estava com ela na câmara interior. Então ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Então quebrou as vergas de vimes, como se quebra o fio da estopa ao cheiro do fogo; assim não se soube em que consistia a sua força.

5. Morreu cego, em um atentado – Juízes 16:28

Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.

Conclusão

A vida de Sansão nos mostra que devemos levar a obra e a vocação de Deus a sério. Só o talento não basta, é preciso ter um caráter transformado.

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Há muitos cristãos talentosos na Igreja, com dons maravilhosos, mas que não são consagrados. Assim como Sansão, eles não valorizam a vocação e a profanam, com suas atitudes e escolhas erradas.

Leia Também:

O que a Bíblia chama de pecado?

O projeto de Deus chamado família

As lições da Mulher Virtuosa

As caracteríticas do Espírito Santo

Através da vida dele, o Senhor Deus nos mostra que devemos valorizar os dons que nos foram confiados gratuitamente, e ter uma vida de consagração, de forma que sejamos um canal da vida de Deus para outras pessoas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});