No contexto brasileiro, a sogra é o componente familiar mais hostilizado em piadas, bullyng, xingamentos e várias outras formas de ofensas.

Mas será que há motivos para isso?

É cultura na família brasileira, que após o casamento, os pais continuem envolvidos com o casamento dos filhos. Contudo, algo que deveria ser bom, acaba muitas vezes se tornado destrutivo.

A forma como muitas sogras se envolvem com o casamento dos filhos não respeita a privacidade, as decisões e muitas vezes, acaba jogando o filho contra a esposa, ou vice-versa.

Neste estudo, queroo conversar com você sobre isso. A Bíblia nos apresenta uma sogra que para mim é o exemplo que todas as sogras devem seguir: Noemi.

Há algumas atitudes e decisões dela que são benção e devem ser replicadas. Por isso, lhe convido a ler as referências bíblicas e a assistir o vídeo até o final, para que sua compreensão sobre o assunto seja completa, ok?

Então “PARTIU”!

4 ATITUDES Da Sogra Sábia

1. Noemi queria Deus por perto – Rute 1:5,6

E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Noemi queria estar onde a presença de Deus estava. Uma sogra sábia, mantém Deus no centro e não suas opiniões.

2. Sogra que não atraía problemas, os solucionava – Rute 1:11-13

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?

Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,

Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.

Muitas sogras enchem o casamento de seus filhos com seus problemas, não era assim que Noemi agia. Quando percebeu que seria um problema para suas noras aprsentou um caminho onde o problema seria solucionado.

3. Sogra que respeita decisões – Rute 1:16-18

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

Rute, diferente de Orfa, decidiu permenecer com Noemi e foi enérgica em sua decisão. Percebendo que era uma decisão firme, Noemi respeitou seu posicionamento. Certa ou errada, Rute foi respeitada como adulta.

4. Perto dela há crescimento – Rute 4:12-17

E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.

Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

Noemi era uma sogra que atraia o crescimento. Algo que era improvável aconteceu. Rute foi resgatada, engravidou e deu à luz Obede, avô do rei Davi. Noemi, em sua velhice, teve o prazer de ser avó e Rute de ser mãe.

Conclusão

A sogra pode ser benção ou maldição, vai depender de seu relacionamento com Deus e suas decisões. Isso dirá se ela vai somar ou subtrair.

Quem não gostaria de ter uma sogra como Noemi. Ela é uma mulher que seria seguida por qualquer que tenha sabedoria e ame ao Senhor.

Leia Também:

O que é a benção de Deus?

A família e o projeto de Deus

Princípios para um casamento abençoado

As virtudes de Ana a mãe de Samuel

Ao invés de seguir seus próprios pensamentos, se as sogras da nossa nação replicarem o exemplo dela, tenho certeza que as piadas acabarão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here