Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece - Jesus e a Bíblia

Uma das expressões mais famosas do cristianismo em todo o mundo é, com certeza: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Ela é o carro chefe de adesivos de carros, quadros cristãos, fitas, adesivos, temas de livros, enfim, parece estar por todo lugar.

Contudo, muitos de nós não entende bem o que a expressão quer dizer. Isto é, a maioria dos cristãos não sabe o que Paulo queria dizer com estas palavras.

Neste estudo bíblico, quero viajar com você há dois mil anos atrás para dentro da prisão romana, para tentar entender o que se passava na mente do apóstolo dos gentios quando registrou essa clássica expressão cristã.

Esclarecendo a Expressão: “Tudo Posso Naquele Que Me Fortalece”

O Desejo de Paulo é dizer um caloroso: “Muito obrigado!”, contudo, ele não quer que fique parecendo que deseja que eles façam disso uma rotina (Filipenses 4:11).

Em seu ministério, Paulo havia lidado com diversas situações, tanto a fome, quanto a satisfação já haviam sido experimentados por ele. E a grande lição aprendida foi a de estar satisfeito e grato, em cada uma delas.

O apóstolo nos mostra que a satisfação na vida, não deve estar ligada ao momento, àquilo que temos ou não. Mas em Deus, o nosso Senhor, de onde vem todas as coisas (Filipenses 4:13).

Deus o ensinou por meio dessas situações, a suportar todas as coisas, tanto a escassez quanto a abundância, por isso, ele estava seguro de que, não importando o que fosse era capaz de suportar e vencer, em Cristo

O Deus Provedor

Em Filipenses 4:18, ele deixa claro que no momento em que escreve a carta, não necessita de coisa alguma. A oferta generosa que os filipenses enviaram, supriu todas as suas necessidades de maneira abundante, isto é, ele recebeu muito mais do que precisava.

Aqui ele destaca a importante participação dessa Igreja, no que se refere a “dar e receber” e diz que eles foram os únicos, de todas as Igrejas que Paulo plantou, a se importar com suas necessidades.

Da Escassez Para a Abundância

A dedicação de Epafrodito é destacada por Paulo, pois a ele foi confiada a missão de lhe entregar a oferta enviada pela Igreja de Filipos. O apóstolo agora, em situação abundante faz questão de destacar o amor prático de sua atitude junto à ele e a Deus.

Para deixar isso claro, Paulo encerra Filipenses 4:18 com a expressão: “Estou amplamente suprido”.

A Promessa de Deus

Tendo participado da escassez na vida de Paulo, contribuindo com seus recursos para aliviar a vida do apóstolo, eles recebem dele uma bênção e a promessa de que o próprio Deus irá supri-los de todas as suas necessidades, e isso, por meio de Jesus Cristo (Filipenses 4:19).

Aprendemos com isso, que ao agir com liberalidade para suprir as necessidades de outros irmãos ou ministérios, o próprio Deus nos recompensará de maneira abundante.

Conclusão

Com Paulo, aprendemos que a grande fonte de sustento da nossa vida vem de Deus. E que Ele nos dá segurança e força para suportar tanto a abundância, quanto a escassez.

Ao dizer “Tudo posso naquele que me fortalece”, o apóstolo nos mostra que tudo o que precisamos é confiar nEle e manter a nossa fé firmada em Sua direção para que Ele nos envie o socorro e tudo o que necessitamos em cada uma das muitas circunstâncias da vida.

Não precisamos nos desesperar, temos um Deus bondoso que se importa conosco e quer cuidar de nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here