Quem reconheceu Jesus Filho de Davi

Em alguns momentos nos Evangelhos vemos a seguinte a expressão: “Jesus Filho de Davi!”. Seja em um clamor, num elogio, em uma dúvida, mas está lá: “Filho de Davi tenha compaixão de mim!”

Mas que ligação há entre Jesus e os filhos de Davi? Quantos filhos Davi teve? Qual é a genealogia de Jesus? Por quê Jesus Cristo é filho de Davi? Não é Jesus filho de Deus?

Essas e outras respostas você vai encontrar ao longo desse estudo. Espero que goste! 

Quantos Filhos Davi teve?

O rei Davi foi casado com cinco mulheres:

  • Mical, a filha de Saul (I Samuel 18.20-30)
  • Abigail, que foi esposa de Nabal (I Samuel 25.36-42)
  • Ainoã (I Samuel 25.43,44)
  • Maacá, princesa de Gesur (II Samuel 3.3)
  • Bate-Seba, que foi esposa de Urias (I Samuel 11.26)

Estas cinco mulheres deram 18 filhos a Davi, fora os filhos das concubinas, alguns nascidos em Hebrom e outros em Jerusalém (II Samuel 3.2-5; 5.3-16)

Filhos de Davi nascidos em Hebrom

São estes os filhos de Davi que nasceram em Hebrom:

  • Amnom, o que violentou Tamar. Sua mãe era Ainoã, e ele era meio irmão de Absalão;
  • Daniel, filho de Abigail;
  • Absalão e Tamar, filhos de Maacá;
  • Adonias, filho de Hagite;
  • Sefatias, filho de Abital;
  • Itreão, filho de Eglá.

Filhos de Davi nascidos em Jerusalém

São estes os filhos de Davi que nasceram em Jerusalém:

  • Siméia, e Sobabe, e Natã, e Salomão, todos filhos de Bate-Seba;
  • Ibar, Elisama, Elifelete, Noga, Nefegue, Jafia, Eliada;
  • Mais os filhos das concubinas

Ou seja, os filhos de Davi são muitos.

Por que Jesus é Chamado Filho de Davi?

Por Que Jesus Era Chamado Filho de Davi

Quando o anjo Gabriel veio fazer o anúncio do nascimento de Jesus ele profetizou que Jesus herdaria o trono de Davi (Lucas 1:31-33).

Gabriel deixa claro que Jesus é filho de Davi e herdeiro do trono. Ou seja os direitos monárquicos de Cristo, são legítimos. Mas como isso é possível, visto que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo? 

A Genealogia de Jesus

Os Evangelhos apresentam a genealogia de Jesus duas maneiras: 

  • Genealogia de Jesus em Mateus 1.1-17;
  • Genealogia de Jesus em Lucas 3.23-38.

Mesmo sendo filho do coração, de José, a descendência dele tornava Jesus um filho legítimo de Davi. Civilmente falando, Jesus era filho legítimo de José, porque somente ele e Maria sabiam da concepção de Jesus.

A Profecia Sobre Jesus

Após inúmeras e longas batalhas o Senhor Deus, deu ao rei Davi, descanso de todos os seus inimigos ao redor (2 Samuel 7:1). Ao se ver vivendo muito bem, em um palácio luxuoso e confortável, o rei refletiu sobre a situação em que estava o Tabernáculo e a Arca do Senhor.

A reflexão o levou a imaginar que não era justo, ele um homem pecador viver em um bom palácio, enquanto aquilo que representava a glória de Deus, e era para a glória de Deus estivesse em uma situação menor.

Davi, então, revelou a Natã que gostaria de construir uma casa para o Senhor. A atitude e a voluntariedade de Davi, agradou muito ao Senhor Deus. Após uma amorosa e bela declaração de amor ao seu servo, o Senhor lhe promete que o trono dele será perpetuo (2 Samuel 7:4,5; 15-17).

Ou seja, por toda a eternidade haveria um descendente de Davi no trono de Israel.  Esse seria o Messias prometido (Atos 2:29-32).

Quando as pessoas, as multidões, enfim os seguidores chamavam a Jesus Filho de Davi, elas estavam reconhecendo que a profecia se cumpria nele. Reconheciam que Jesus é o Messias prometido. 

Quem o Chamou Assim?

Quem reconheceu Jesus Filho de Davi

O Senhor Jesus foi reconhecido como Filho de Davi em diversas situações por muitas pessoas, de diversas formas:

  • O anjo Gabriel (Lucas 1.32);
  • O Cego Bartimeu (Lucas 18.38);
  • Os Dois Cegos que estavam no caminho (Mateus 20.30);
  • As Multidões (Mateus 12.23, Mateus 21.9);
  • A mulher Cananeia (Mateus 15.22).

Filho de Deus

O termo, “Jesus Filho de Davi” faz referência a Jesus Homem, lembrando a genealogia dele aqui na Terra. Não podemos perder de vista, no entanto, o Jesus Filho de Deus.

É exatamente isso que o apóstolo Paulo enfatiza em sua carta a Igreja em Roma (Romanos 1:3-5). Que Jesus homem era descendente de Davi, mas o Espírito Santo que o concebeu no ventre de Maria lhe tornava Filho de Deus, na essência.

Ou seja, Jesus é o único dos filhos de Deus que possuí essência de Deus. Todos nós os que cremos somos filhos por adoção (Marcos 12:35-37). Ou seja, Jesus homem é filho de Davi por descendência e cumprimento da promessa a Davi. Mas é sobretudo, o Filho de Deus.

Conclusão

Jesus Cristo possuí vários títulos. Um deles, “o Filho de Davi” é um dos mais conhecidos e respeitados pela sua importância.

Aprendemos que Jesus recebeu esse título em virtude do cumprimento da promessa do Senhor Deus a Davi, e porque a genealogia de Jesus, tanto por meio de José, como por meio de Maria possuíam a linhagem do filho de Jessé.

Espero que você tenha gostado. Gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário! Acrescente algo, será muito valioso.

Deus abençoe!

19 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha,quando vi esse texto imediatamente me interessei em Lê,minha filha de apenas 7 anos recentemente me fez a pergunta: Mamãe porque Jesus é chamado de filho de Davi? Confesso que não tive resposta na hora e anotei para pesquisar! Graças a Deus por me esclarecer através da sua vida! Agora tenho a resposta correta para minha pequena! Glórias a Deus!

  2. Boa noite!! Para mim foi muito preciosa a informação obtida aqui ..entendi que Deus fez a promessa a Davi que a sua descendência reinaria perpetuamente ,assim como fez promessas a Abraão que a descendência seria tão numerosa como as estrelas do céu ,somos filhos de Abraão pela fé..Que mentes sejam abertas através desses estudos .. obrigado!!! Que a paz esteja com todos …

  3. Boa noite eu estou lendo aqui em casa sobre isso eu quero fala pra vocês que não está conseguindo entender eu acho que vocês têm uma Biblia que fala assim, Bíblia sagrada Revista e corrigida, ou ela está escrito assim, Bíblia sagrada nova Versão Internacional, essa duas fala que JESUS CRISTO é filho de Davi mais eu achei em outra Bíblia deferente, nome da bíblia, Bíblia sagrada nova tradução na linguagem de hoje procurar meus irmãos e minhas irmãs que vocês vai ver e vai gostar quando vocês lê nessa tradução. Ela esplica melhor DEUS ABENÇOA TODOS VOCÊS EM NOME DE JESUS CRISTO ????????

  4. Bom dia !!!

    Paz do Senhor !!!

    Confesso que não entendi quando o senhor disse que Jesus era descendente de Davi tanto por José como por Maria. Por favor pode me explicar melhor.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here