Jesus Diego Nascimento

Jesus Filho de Davi: Por Que Cristo Era Chamado Assim?

Em alguns momentos nos Evangelhos vemos a seguinte a expressão: “Jesus Filho de Davi!”. Seja em um clamor, num elogio, em uma dúvida, mas está lá: “Jesus filho de Davi tenha compaixão de mim!”

Mas que ligação há entre Jesus e os filhos de Davi?

Quantos filhos Davi teve?

Qual é a genealogia de Jesus?

Por quê Jesus Cristo é filho de Davi?

Não é Jesus filho de Deus?

Essas e outras respostas você vai encontrar ao longo desse artigo. Espero que goste! 

Quantos Filhos Davi teve?

O rei Davi foi casado com cinco mulheres:

  • Mical, a filha de Saul (I Samuel 18.20-30)
  • Abigail, que foi esposa de Nabal (I Samuel 25.36-42)
  • Ainoã (I Samuel 25.43,44)
  • Maacá, princesa de Gesur (II Samuel 3.3)
  • Bate-Seba, que foi esposa de Urias (I Samuel 11.26)

Estas cinco mulheres deram 18 filhos a Davi, fora os filhos das concubinas, alguns nascidos em Hebrom e outros em Jerusalém (II Samuel 3.2-5; 5.3-16)

Filhos de Davi nascidos em Hebrom

São estes os filhos de Davi que nasceram em Hebrom:

  • Amnom, o que violentou Tamar. Sua mãe era Ainoã, e ele era meio irmão de Absalão;
  • Daniel, filho de Abigail;
  • Absalão e Tamar, filhos de Maacá;
  • Adonias, filho de Hagite;
  • Sefatias, filho de Abital;
  • Itreão, filho de Eglá.

Filhos de Davi nascidos em Jerusalém

São estes os filhos de Davi que nasceram em Jerusalém:

  • Siméia, e Sobabe, e Natã, e Salomão, todos filhos de Bate-Seba;
  • Ibar, Elisama, Elifelete, Noga, Nefegue, Jafia, Eliada;
  • Mais os filhos das concubinas

Ou seja, os filhos de Davi são muitos.

Por que Jesus é Chamado Filho de Davi?

Por Que Jesus Era Chamado Filho de Davi

Quando o anjo Gabriel veio fazer o anúncio do nascimento de Jesus ele profetizou que Jesus herdaria o trono de Davi:

“Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. (Lucas 1:31-33)

Gabriel deixa claro que Jesus é filho de Davi e herdeiro do trono. Ou seja os direitos monárquicos de Jesus, são legítimos. Mas como isso é possível, visto que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo? 

A Genealogia de Jesus

Os Evangelhos apresentam a genealogia de Jesus duas maneiras: 

  • Genealogia de Jesus em Mateus 1.1-17;
  • Genealogia de Jesus em Lucas 3.23-38.

Mesmo sendo filho do coração, de José, a descendência dele tornava Jesus um filho legítimo de Davi. Civilmente falando, Jesus era filho legítimo de José, porque somente ele e Maria sabiam da concepção de Jesus.

A Profecia Sobre Jesus Filho de Davi 

“E naquela mesma noite o Senhor falou a Natã: “Vá dizer a meu servo Davi que assim diz o Senhor: Você construirá uma casa para eu morar? (2 Samuel 7:4,5)

“Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”. E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado.” (2 Samuel 7:15-17)

Após inúmeras e longas batalhas o Senhor Deus, deu ao rei Davi, descanso de todos os seus inimigos ao redor (2 Samuel 7:1). Ao se ver vivendo muito bem, em um palácio luxuoso e confortável, o rei refletiu sobre a situação em que estava o Tabernáculo e a Arca do Senhor.

A reflexão o levou a imaginar que não era justo, ele um homem pecador viver em um bom palácio, enquanto aquilo que representava a glória de Deus, e era para a glória de Deus estivesse em uma situação menor.

Davi, então, revelou a Natã que gostaria de construir uma casa para o Senhor. A atitude e a voluntariedade de Davi, agradou muito ao Senhor Deus. Após uma amorosa e bela declaração de amor ao seu servo, o Senhor lhe promete que o trono dele será perpetuo.

Ou seja, por toda a eternidade haveria um descendente de Davi no torno de Israel. Esse seria o Messias prometido.

Veja o que diz Atos 2.29-32:

“Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.

Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,

Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. (Atos 2:29-32)

Quando as pessoas, as multidões, enfim os seguidores chamavam a Jesus Filho de Davi, elas estavam reconhecendo que a profecia se cumpria nele. Reconheciam que Jesus é o Messias prometido. 

Jesus Filho de Davi: Quem o Chamou Assim?

Quem reconheceu Jesus Filho de Davi

O Senhor Jesus foi reconhecido como Filho de Davi em diversas situações por muitas pessoas, de diversas formas:

  • O anjo Gabriel anuncia que Jesus Filho de Davi herdaria o trono de seu pai (Lucas 1.32);
  • O Cego Bartimeu clamou: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! ” (Lucas 18.38);
  • Os Dois Cegos que estavam no caminho também clamaram: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! ” (Mateus 20.30);
  • As Multidões também reconheceram a Jesus Filho de Davi (Mateus 12.23, Mateus 21.9);
  • A mulher Cananeia também reconheceu a Jesus Filho de Davi, clamando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito” (Mateus 15.22).

Jesus Filho de Deus

“Acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi ,e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. (Romanos 1:3-5)

O termo, Jesus Filho de Davi faz referência a Jesus Homem, lembrando a genealogia dele aqui na Terra. Não podemos perder de vista, no entanto, o Jesus Filho de Deus.

É exatamente isso que o apóstolo Paulo enfatiza em sua carta a Igreja em Roma. Que Jesus homem era descendente de Davi, mas o Espírito Santo o que o concebeu no ventre de Maria lhe tornava Filho de Deus, na essência.

Ou seja, Jesus é o único dos filhos de Deus que possuí essência de Deus. Todos nós os que cremos somos filhos por adoção.

O próprio Cristo quando falou sobre o assunto disse o seguinte: “Ensinando no templo, Jesus perguntou: “Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi?

O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? ” E a grande multidão o ouvia com prazer. (Marcos 12:35-37)

Ou seja, Jesus homem é filho de Davi por descendência e cumprimento da promessa a Davi. Mas é sobretudo, o Filho de Deus.

Conclusão

Jesus Cristo possuí vários títulos. Um deles, “o Filho de Davi” é um dos mais conhecidos e respeitados pela sua importância.

Aprendemos que Jesus recebeu esse título em virtude do cumprimento da promessa do Senhor Deus a Davi, e porque a genealogia de Jesus, tanto por meio de José, como por meio de Maria possuíam a linhagem do filho de Jessé.

Espero que você tenha gostado. Gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário! Acrescente algo, será muito valioso.

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Israel santos da Silva disse:

    Boa noite eu estou lendo aqui em casa sobre isso eu quero fala pra vocês que não está conseguindo entender eu acho que vocês têm uma Biblia que fala assim, Bíblia sagrada Revista e corrigida, ou ela está escrito assim, Bíblia sagrada nova Versão Internacional, essa duas fala que JESUS CRISTO é filho de Davi mais eu achei em outra Bíblia deferente, nome da bíblia, Bíblia sagrada nova tradução na linguagem de hoje procurar meus irmãos e minhas irmãs que vocês vai ver e vai gostar quando vocês lê nessa tradução. Ela esplica melhor DEUS ABENÇOA TODOS VOCÊS EM NOME DE JESUS CRISTO ????????

  2. Juarez Siqueira disse:

    Adoro ler sobre as verdades bíblicas.

  3. luiz fernando disse:

    Gostei muito, pois esclareceu me sobro mais este titulo de Jesus! Obrigado, fique na paz.

  4. Thiago Moraes disse:

    Bom dia !!!

    Paz do Senhor !!!

    Confesso que não entendi quando o senhor disse que Jesus era descendente de Davi tanto por José como por Maria. Por favor pode me explicar melhor.

    Obrigado.

  5. THIAGO BLENER RODRIGUES BARBOSA disse:

    Saudacões meu nobre!Que o Rei seja louvado pela sua vida.

  6. Jessica disse:

    Esta um pouco confuso este artigo pois diz que ele teve 6 mulheres e so tem 5 aqui sem contar a divergência dos filhos e suas mães com relação a suas esposas.

  7. Núbia Corrêa disse:

    Parabéns, este artigo sanou diversas dúvidas, escrito de forma clara e objetiva. Que Deus continue usando sua vida.

  8. Adalgizo Marcos disse:

    Muito importante todos os comentários que o irmão fez. Deus o abençoe grandemente e o use para propagação do evangelho aqui na terra.

  9. guilherme disse:

    Foi bastante claro! Gostei. Muito Obrigado!
    Espero encontrar você e sua família no céu !!!
    Eitaaa Gloriiaaaa!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.