O Nascimento de Jesus é um dos grandes acontecimentos da história da humanidade. Ali, o Deus eterno e criador estava se revestindo da nossa humanidade e se submetendo as mesmas dores e limitações que nós. É com certeza um dos maiores milagres que a humanidade registra em sua história, além de ser um fato único.
Além disso, o nascimento e a humanidade de Jesus nos mostra o quanto Deus nos ama. Não foi algo simples, sem importância. Em Seu Filho, o Criador estava dividindo a história da humanidade.
Sendo assim, neste estudo bíblico você vai ver:
- As profecias sobre o nascimento do Filho de Deus;
- O anúncio do nascimento de Jesus;
- O chamado de Maria para ser mãe do Messias;
- Como foi o nascimento de Jesus;
- Quando Jesus nasceu;
- As dificuldades de José e Maria antes e depois do nascimento do menino;
- O propósito de Deus;
- A eternidade de Jesus.
Boa leitura!
Profecias Sobre o Nascimento de Jesus
Cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus o profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo profetizou a sua vinda (Isaías 7.14). Dentre os muitos sinais que destacariam a criança, um deles era que seria filho de uma virgem, que nesse caso foi Maria e se chamaria de Emanuel “que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23)
Em Jesus, um dos grandes propósito de Deus Pai é promover a aproximação entre: Deus e o homem. Ou seja, restaurar a comunhão perdida no Éden.
O nascimento de Cristo ocorreu também para que o governo de todas as coisas, não apenas as celestiais fossem dadas as Ele (Isaías 9:6,7). Jesus, o Deus-Homem desenvolveria um espírito perfeito capaz de compreender as necessidades humanas, perdoando seus pecados e ao mesmo tempo ser totalmente agradável a Deus.
O Anúncio
Ao fazer o anúncio do nascimento de Jesus a primeira coisa que o anjo Gabriel destaca é: ser a mãe daquele menino era um grande privilégio (Lucas 1:26-28).
Lucas, o médico escritor do Evangelho , após minuciosa investigação confirma que Maria era realmente virgem quando ouviu a mensagem (Lucas 1.1-3)
Obviamente que esse anúncio deixou Maria bastante preocupada (Lucas 1.29-34).Virgem e prometida em casamento ela sabia que sofreria graves consequências caso seu noivo José não acreditasse nela.
O que não era algo bem difícil de acontecer, haja visto que o Espírito do Senhor em nenhum outro tempo havia feito isso. Como ela provaria o fato?
Gabriel deixa claro para Maria que o nascimento de Jesus era o cumprimento da promessa de Deus feita ao rei Davi, de que lhe daria um descendente eterno no trono (II Samuel 7.16).
O nome da criança deveria ser Jesus, que é a versão grega do nome Josué, que significa: O Senhor é Salvação (Lucas 1:26-35).
Em vistas de dar maiores explicações a Maria sobre o nascimento do menino, Gabriel diz a ela que isso é obra de Deus. “Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.” (Lucas 1:35).
O próprio Deus tomaria as providências para fazer com que seu Filho deixasse claro para todos quem Ele realmente era.
A Submissão de Maria
As palavras de Gabriel sobre o nascimento de Jesus, tranquilizaram Maria. Ao perceber que era obra de Deus e que o próprio se responsabilizaria pelo desenrolar das coisas Maria confiou (Lucas 1:38).
Que grande exemplo de fidelidade!
Que sejamos como ela. Que possamos confiar na bondade do nosso Deus, em sua fidelidade.
O Anjo Fala Com José
O nascimento de Jesus provocou uma revolução na vida de Maria e também na vida de José, seu futuro marido. José era sim um homem temente a Deus, muito embora não tivesse acreditado, a princípio.
Ele não pensou em difamá-la. Agredi-la. Pelo contrário, José deve ter sofrido bastante, ele amava Maria. Para não envergonhá-la e colocar sua vida em perigo, pensou em deixá-la secretamente.
Como era obra de Deus, ele mesmo tomou as providências para convencer José. Enviou um anjo para conversar com o futuro esposo de Maria, e as mesmas instruções que foram passadas a Maria, agora eram dadas a ele (Mateus 1:19-25).
Convencido e em paz, José casou com Maria, mas não teve relações com ela para preservar a santidade do Filho de Deus.
Como Foi O Nascimento de Jesus?
O nascimento de Jesus era um projeto antigo de Deus (Apocalipse 13.8). No Antigo Testamento são cerca de 300 profecias sobre a vinda de Jesus. A probabilidade matemática do cumprimento de uma profecia na íntegra é muito pequena.
Nesse caso, tudo o que foi dito sobre o nascimento do Messias, vida, ministério, morte e ressurreição se cumpriram na íntegra.
Onde Jesus Nasceu?
O recenseamento romano obrigou José e Maria a voltarem a Belém, cidade natal de José (Lucas 2:4-6). O alistamento possuía alguns objetivos:
- Cadastramento dos nomes, ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades
- Cadastramento do valor de suas propriedades, dinheiro e outros recursos que pudessem servir para pagamentos de impostos e fornecimento de homens para o exército.
Esse deslocamento promoveu o cumprimento de mais uma profecia, dessa vez anunciada pelo profeta Miquéias, de que o Messias nasceria em Belém, cidade de Davi (Miquéias 5.2).
Jesus Na Manjedoura
Jesus nasceu de maneira bastante humilde. Embora Rei e Senhor de todas as coisas, Deus Pai determinou que a grandeza do nascimento de seu Filho se daria na humildade.
Após ser concebido José e Maria colocaram Jesus na manjedoura. Perceba que Lucas declara o motivo: “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2.7). Mesmo assim os céus não se rebelaram ou reivindicaram qualquer direito. Da próxima vez que te fecharem no trânsito ou falarem algo que você não gostou, pense nisso.
A manjedoura era uma espécie de caverna, aonde ficavam os animais, a ração deles, ferramentas. Uma espécie de estábulo.
A Alegria Dos Anjos
O nascimento de Jesus iluminou não apenas a Terra, mas também o céu. Anjos do Senhor vieram e anunciaram aos pastores no campo o que estava acontecendo. Deixaram bem claro que isso era motivo de grande alegria. Boas notícias!
Mas avisou, não procurem glamour. Vocês “encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Luzes, relâmpagos e trovões iluminaram o campo e o coro angelical cantou: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (Lucas 2:13,14).
Jesus revela o favor de Deus a humanidade. Ele veio revelar o verdadeiro caráter de Deus.
O Testemunho Dos Pastores
Ao ver e ouvir o testemunho dos pastores José e Maria tiveram ainda mais certeza de que o nascimento de Jesus era algo realmente especial. A atitude deles foi muito importante para fortalecer a fé do humilde casa (Lucas 2:17-20)l.
Especialmente Maria, ela abriu mão de sua reputação para ver o propósito de Deus cumprido. Através da atitude dos pastores ela estava vendo seu cuidado e seu amor.
Deus Pai não pouparia esforços para honrar seu Filho e mostrar para o mundo quem ele realmente era. Para começar enviou um coral de anjos para cantar em sua chegada.
O Nome de Jesus
Como já vimos o nascimento do Messias tem propósitos bem definidos e especiais. Um deles é a salvação da humanidade.
Após a circuncisão, que acontecia oito dias após o nascimento da criança, José e Maria tomaram o cuidado de ser totalmente obedientes ás instruções divinas. E puseram o nome do menino de Jesus! (Lucas 2.21).
Esse veio a ser o nome que está sobre todo o nome (Filipenses 2.9).
A Relação Com o Natal?
Não encontramos na Bíblia a informação exata sobre o dia do nascimento de Jesus. No entanto, ela nos dá algumas informações que mostram que não foi no dia 25 de dezembro.
A Importância do Censo
Um pouco antes do nascimento de Cristo, o imperador César Augusto deu início ao censo, que como vimos obrigava as famílias a fazerem longas viagens até sua terra natal.
Por si só, o censo era bastante desconfortável, é pouco provável que tenha acontecido durante o inverno. Pois dificultaria e muito o deslocamento das pessoas durante a viagem. Algo que reforça esse argumento é o fato de os pastores estarem com as ovelhas no campo, ao ar livre. Eles passavam o inverno em abrigos.
Qual o Ano do Nascimento?
Embora a Bíblia não deixe claro qual o dia em que Jesus nasceu, podemos saber aproximadamente o ano. Jesus morreu durante a Páscoa judaica na primavera no ano de 33 EC.
Ele tinha cerca de 30 anos quando deu início ao seu ministério, que teve a duração de três anos e meio. Podemos assim dizer que o nascimento de Jesus aconteceu por volta do ano 2 A.E.C.
Por que é Comemorado No Natal?
Já vimos que o Senhor Jesus Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Então qual o motivo de seu aniversário ser comemorado nesse dia?
Provavelmente essa data foi escolhida pelos líderes católicos, por volta do século IV, para substituir o antigo festival do Sol Invicto ou Solstício de Inverno.
Visto que no início do século IV havia muitos cristãos, essa manobra foi uma forma de incluí-los na comemoração.
Os Propósitos De Deus
O nascimento de Jesus não foi algo aleatório. Sem propósito. Através de seu Filho Jesus, o Senhor Deus abençoa a humanidade com pelo menos três presentes.
1. Salvação
Jesus supre uma necessidade definitiva. Redenção e salvação eterna. De agora em diante quem receber Jesus como Senhor e salvador de sua vida estará salvo da condenação eterna.
Ele diz a Nicodemos que sua vinda ao mundo não é sinônimo de condenação. Mas de salvação. Porque condenado o mundo já estava (João 3:14-18).
2. Revelar o Deus de Israel Para o Mundo
A descrição do Salmos 137:1-4, ocorreu quando os israelitas foram levados cativos, como escravos para a Babilônia. A fama do Deus de Israel era muito grande. As histórias de como o povo havia sido liberto do poder do Egito estavam espalhadas entre as nações.
Agora seus opressores gostariam de ouvir desse povo, o testemunho do seu Deus. Eles não compreendiam como isso era algo positivo, algo bom. Não compartilharam com os babilônios o conhecimento de seu Deus por achar que eles não eram dignos.
O nascimento de Jesus quebrou essa barreira. O Messias revelou Deus para todos os povos, línguas, tribos, nações, reinos. Jesus não faz distinção de cor, raça, língua, enfim. Jesus é Emanuel . Deus conosco. Com todos nós.
3. O Verbo se fez Carne
O nascimento de Jesus por meio de Maria não é o início de sua existência. João diz que Ele estava com Deus no princípio. Que Ele fez todas as coisas. Ou seja, antes de sua existência terrena, ele estava com Deus e como Deus, no princípio da criação. Sendo responsável direto por tudo o que veio a existir (João 1:1-5).
O que ocorreu com o seu nascimento humano é a encarnação de Deus, do Verbo. Da Palavra Criadora de Elohim.
Conclusão
Por fim, sabemos que o nascimento de Jesus é uma grande bênção para a humanidade. Desde que ele veio a vida na Terra e os conceitos da humanidade mudaram drasticamente.
Os ensinamentos de Jesus mudaram a maneira de pensar das pessoas. Quer elas concordem ou não, eles trouxeram direção e uma forma clara de buscar a Deus por meio de uma adoração sincera, verdadeira.
Por fim, eu gostaria de conhecer a sua opinião. O que você achou? Deixe seu comentário.
Tem algo a acrescentar. Compartilhe!
Sua interação é sempre bem-vinda.
Deus abençoe!
Sou cristão e adoro estudar a Bíblia
A festa do Natalício de Nosso Senhor Jesus Cristo é comemorada corretamente na data usual e não tem nada a ver com as saturnálias — festa romana que ocorria entre os dias 17 e 22 (ou 23) de dezembro —, nem com qualquer outra festa ou divindade pagã, seja Mitra, Horus, Dioniso, Krishna etc. A mais prestigiada das teorias é de que o 25 de dezembro cristão fora aproveitado da comemoração pagã do “nascimento do sol vitorioso”. Na verdade, o culto ao “sol vitorioso” foi estabelecido pelo imperador Aureliano no final do século III d.C. em sua própria homenagem. Ele mesmo se proclamava “pontífice do sol” (o étimo do nome Aureliano é aurora = nascer do sol). Posteriormente, a pretexto de comemorar o “sol vitorioso”, o imperador Juliano, que fora cristão e apostatou, fixou a respectiva festa no dia 25 de dezembro com o evidente intuito de contrastar a festa cristã, que desde muito antes já se comemorava nesta data. Com efeito, há notícias históricas do século II d.C. da celebração do Natal à meia-noite do dia 25 de dezembro, como se vê, por exemplo, do Liber Pontificalis. Também da mesma época uma fala de Teófilo (115-181 d.C.), Bispo de Cesareia, na Palestina: “Devemos comemorar o nascimento de Nosso Senhor em qualquer dia da semana em que cair o dia 25 de dezembro.” (Magdeburgenses, cento. 2. c. 6. Hospinian, De origine Festorum Chirstianorum). E, ainda, Santo Hipólito de Roma (170-240 d.C.): “A primeira vinda de Nosso Senhor na carne ocorreu quando Ele nasceu em Belém, no dia 25 de dezembro, uma quarta-feira, enquanto que Augusto estava em seu quadragésimo segundo ano, que é de cinco mil e quinhentos anos de Adão. Ele sofreu no trigésimo terceiro ano, 25 de março, sexta-feira, o décimo oitavo ano de Tibério César, enquanto Rufus e Roubellion eram cônsules.” (Comentário sobre Daniel). É importante também destacar os estudos de Josef Heinrich Friedlieb (Leben Josef Heinrich Friedlieb de J. Christi Erlösers Des. Münster, 1887, p. 312) e de Shemaryahu Talmon (The Calendar Reckoning of the Sect from the Judean Desert. Aspects of the Dead Sea Scrolls, in Scripta Hierosolymitana. vol. IV, Jerusalém 1958, pp. 162-199), que com seus estudos estabeleceram retroativamente a ordem sequencial do revezamento das turmas de sacerdotes para o serviço no Templo de Jerusalém, alcançando as épocas do ano em que serviu no templo São Zacarias, pai de São João Batista, que era sacerdote. Recentemente, Tommaso Frederici publicou o cálculo da data de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo com base nesses estudos em cotejo ao relato do Evangelho de São Lucas e concluiu que foi mesmo no dia 25 de dezembro (“25 dicembre, una data storica”. artigo da Revista “30 giorni”. 11/2000). Note-se que no século IV d.C., São João Crisóstomo já fundamentava a data tradicional do Natal partindo da data em que São Zacarias recebera a visita do Anjo Grabriel, noticiando a concepção de seu filho e, como é atestado biblicamente, nesse momento ele servia no Templo de Jerusalém (Patrologia Graeca, XLVIII, 752, XLIX, 351). O anúncio da concepção de Jesus Cristo feito pelo mesmo anjo foi recebido por Maria Santíssima quando Santa Isabel já contava seis meses de gravidez (Lucas 1,26). São João Crisóstomo afirma que o serviço de São Zacarias foi no Dia da Expiação, fazendo assim acontecer no outono (do hemisfério norte) a concepção de São João Batista. Adicionando-se seis meses, temos que a concepção de Nosso Senhor Jesus Cristo caiu na primavera, muito provavelmente 25 de março. Mais nove meses e temos seu nascimento em 25 de dezembro. Para além desses dados históricos, e sendo certo que mães em pleno uso de suas faculdades mentais são incapazes de esquecer as datas de nascimento de seus filhos, ainda mais quando se trata do unigênito, seria plausível supor que Nossa Senhora deixaria de informar corretamente a data do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo a quem lhe perguntasse? E, aliás, seria plausível imaginar que os discípulos não tivessem perguntado a ela?
https://taylormarshall.com/2012/12/yes-christ-was-really-born-on-december.html
http://www.30giorni.it/articoli_id_12293_l1.htm
http://www.papista.com.br/2014/12/24/natal-25-de-dezembro/
https://www.google.com/amp/s/brasilgospel.club/jesus/nascimento/quando-jesus-nasceu/amp/
http://viagemitalia.com/origem-natal-jesus-nasceu-mesmo-25-dezembro/#objecao-pastores-e-seus-rebanhos
estudo maravilhoso vc está de parabéns muito obrigado.
Estudo excelente meu nobre irmão, palavras verdadeiramente reveladas pelo Espirito Santo, com sua permissão estaremos utilizando este estudo para aplicá-lo na nossa Igreja aqui em Fortaleza, Deus o abençoe de uma forma maravilhosa.
Permissão cedida Pastor, peço apenas que cite o jesuseabiblia.com como fonte do estudo.
Deus abençoe.
A paz do senhor Jesus Cristo, excelente estudo, que nosso bondoso Deus continue lhe abençoando sempre. Peço sua permissão pra ultilizar parte desse estudo pra trazer uma palavra na igreja.
Permissão cedida meu amado, peço apenas que cite o jesuseabiblia.com como fonte do estudo.
Deus abençoe!
Jesus de certeza, veio apagar toda maldade e inimizade entre irmãos e irmãs, pais e filhos e nos tornarmos humildes como Jesus é e ensinarmos esta humildade aqueles que ainda não o adoram. Nase hoje Jesus no sru coração, na sua família e façamos um feliz Natal na roda do amor. Deus nos abençie. Amém.
Mensagem louvável e inspiradora para ensinamentos muito bom, Deus continue abençoando arduamente
excelente! inspirador e Edificante. Parabéns!
Verdadeiramente, esse é estudo muito abençoado. Que o Senhor nosso Deus Continue abençoando seu ministério Irmão Diego Nascimento. Deus abençoe sua vida, sua família, sua casa!
Eu também, vou pegar algumas anotações deste post para trazer a nossa Igreja, uma palavra bíblica e inspirada, sobre o nascimento de Jesus.
Me sinto muito honrado com suas palavras Pastor!
Natal na Igreja Antiga.
Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1. Esses cristãos na Antiguidade já celebravam.
Alguns Cristãos Antigos Comemoravam o Natal 6 de Janeiro.foi no Seculo IV que o Natal passou a ser comemorado 25 de Dezembro.
Boa noite…. gostei muito
Bem esclarecedor e edificante.
Amém, Que Deus abençoe muito agradavél
Glória a Deus…
Esses estudos que você posta são maravilhosos, estão me ajudando muito a entender mais a bíblia, muito obrigada e que o Senhor Jesus Cristo continue dando sabedoria a você.
Excelente! Deus seja louvado. Que Deus continue lhe abençoando com sabedoria e fé.
Bom dia amado irmão em Cristo Diego Nascimento,
Quero externar aqui meu reconhecimento pelo ótimo trabalho que você postou, com o tema O Nascimento de Jesus Cristo na Bíblia: O Verdadeiro Natal. Ótimo trabalho com certeza foi inspirado pelo Espirito Santo e com a graça de Deus deve estar alcançando multidões de pessoas por esse mundo de Deus. Com sua permissão estou adequando essa palavra para ser ministrada hoje na nossa igreja. Não quero mudar nada pois o texto está completo, devo resumir um pouco devido ser muito extenso. Obrigado amado que Jesus continue abençoando seu ministério juntamente com aqueles que te apoiam e dão esteio ao seu trabalho. Fica aqui meu respeito e consideração.
Suas palavras me animam muito a continuar escrevendo, Pastor.
Muito obrigado por deixar Deus lhe usar como instrumento de encorajamento no Reino.
Sinta-se à vontade para utilizar o estudo.
Que Deus continue a abençoar o Sr., toda sua família e congregação.
Grande abraço!
Muito Bom O estudo Pastor, Deus Te Abençoe Neste Ano E Sempre…
Pibi” Primeira Igreja Batista de Itaquaquecetuba – SP
Boa noite! Que estudo maravilhoso ! Pode comentar a respeito do capitulo 2 do evangelho de Mateus?
Por ventura esse dia 25 de dezembro não seria as datas em que se comemoravam o dia da dedicação,que foi instituído no período em Judas Macabeu deu início a uma revolução contra o império grego com um pequeno exército venceram,e eles começaram uma festa e reinstituiram as celebrações no templo aonde o óleo que era utilizado parA acender o candelabro dava só para o primeiro dia e milagrosamente o óleo durou 8 dias aí eles colocaram a festa da dedicação ou festa das luzes.
Não conheço estas informações.
Pode citar a fonte, daí dou uma olhada.
Top! estudo abençoado!
Muito bom, Deus o abeçõe, para mim foi maravilhoso o estudo
Qual é o mês provável que ocorreu o nascimento de Jesus
Graças a Deus pela sua vida, uma explicação clara e objetiva.
Glória a Deus,bom estudo ,me alegro por ter peso as que se importe com os menor de leitura,nos dando total explicações ,Deus te abençoe grandemente nesta vida.Muito bem proveitoso!
Graça e paz irmãos, gostei muito da palavra de explicação sobre o nascimento de Jesus. Sua explicação foi muito verdadeira e muito simples. Que Deus abençoe a todos
maravilhosa palavra. simples e clara
Só corrigindo amado…manjedoura não é um estábulo ou estrebaria – manjedoura é o coxo onde eram colocadas as rações diárias para animais. A manjedoura ficava num tipo de quarto reservado para acolher os animais em dias de intenso frio. Houve uma pequena confusão em sua exposição.
gostei do estudo graça e paz do senhor jesus cristo
Espetacular! Parabéns abençoado! Que sabedoria de Deus! Deus é Fiel na tua vida varão! Amém!
Ótimo estudo, que Deus continue abençoando essa sabedoria que tem um grande valor para o Senhor Jesus.e para aqueles que medita em sua palavra SL:1,3.
Bom dia! A paz de Cristo! Palavra abençoada! Emocionante! Quero e preciso conhecer Jesus pra fazer diferença na vida das pessoas, principalmente na vida da minha família! Obrigado!