marca_final-01

SEJA A RESPOSTA de Deus Para os Conflitos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Estamos cercados de conflitos que muitas vezes querem nos fazer desistir. Mas Jesus nos convida: “SEJA A RESPOSTA! QUE ESTE MUNDO PRECISA”. Se o Espírito Santo dominar nossa vida, nos surpreenderemos com o resultado.

Através da vida de Jefté vamos ver como o Senhor Deus utiliza os conflitos que estão à nossa volta para fazer com que sejamos a resposta para as necessidades das pessoas e que elas reconheçam ao Senhor. 

O senhor Jesus nos chama a ser é resposta, mesmo em um contexto completamente desfavorável. 

Seja a resposta!

1. Não é a origem (Juízes 11: 1-2) 

No texto vemos que a história de Jefté começa em desvantagem, pois era filho de uma prostituta e foi expulso de casa pelos irmãos, sua família. 

Como você reage a rejeição familiar? Como reage a rejeição das pessoas que deveriam proteger você, suas emoções, seu corpo, seus bens?

Jefté não fazia parte de uma linhagem nobre, porém a origem não importa muito. 

Esperamos o apoio das pessoas à nossa volta mas, nem sempre isso acontece. Na sociedade dos nossos dias ela está se cumprindo a profecia do apóstolo Paulo que disse que “nos últimos dias os homens perderão o afeto natural”

Então, não é de admirar que a solidão seja uma epidemia atual, e que  embora estejamos conectados estamos nos sentindo cada vez mais sozinhos. 

E como Jefté lidou com essa falta de apoio?

2. Seus relacionamentos (Juízes 11:3) 

Jefté criou novos relacionamentos. Sendo expulso de casa pelos irmão, Jefté recomeçou e seus companheiros eram os vadios dos quais se tornou líder. 

A visão que Deus lhe dá pode ser a visão que muda a vida de muitas pessoas. Muitas vezes desprezamos os pequenos conselhos e a direção que o Senhor Deus está lhe dando porque não temos noção do quanto isso vai influenciar na vida de outras pessoas. 

Normalmente só falamos dos defeitos de Jacó, mas o trabalhar de Deus gerou no caráter dele muitas virtudes. E uma das coisas que mais me chama atenção é o coração sensível a Deus. 

Ele tem um coração muito sensível a voz de Deus. O Senhor Deus lhe dá uma direção específica sobre como ele deve cuidar dos rebanhos que não fazia o menor sentido, mas mudou não apenas a vida dele mas a vida de Raquel, de Lia, dos seus filhos e de toda a história de Israel. 

Os conflitos que nos cercam são oportunidade, uma possibilidade evangelística por meio da qual o Senhor Deus quer usar a minha e a sua vida para que os resultados sejam alterados e a voz de Deus seja conhecida. 

É exatamente isso que aconteceu a vida de Jefté! 

3. Há conflitos por toda (Juízes 11: 4-10) 

Quando somos a resposta de Deus pouco importa o preconceito ao redor da nossa história. Em Juízes 11: 4- 10 os homens procuram Jefté  desesperados, angustiados, precisando de ajuda e nem se lembraram do que haviam feito. 

Apenas pediram ajuda a ele porque sabiam que Jefté era a resposta. 

Quando Deus tem acesso a nossa vida e isso pode ser percebido pelas  pessoas que nos cercam, a nossa história, origem ou preconceito que elas poderiam ter em relação a nós pouco importa.

Jefté era a solução para os conflitos de seus irmãos! E, eu e você precisamos ser exatamente o mesmo. Precisamos ser a resposta para  os conflitos da nossa família, da empresa, da nação. 

O Senhor Deus quer que sejamos resposta onde estamos plantados. A liderança de Jefté se desenvolveu em suas desvantagens. Essas, desvantagens foram utilizadas por Deus para que agora Jefté estivesse pronto para conduzir sua família ao lugar que Deus queria. 

4. Seja a resposta (Juízes 11: 21) 

Deus usa nossas fraquezas para glorificar a sua força. 

O comportamento de Jefté em servir ao Senhor, em manter sua integridade fez com que Deus o usasse para ser resposta aos conflitos que os cercavam. 

Precisamos ter um coração sensível para ser resposta de Deus as nossas comunidades, as nossas famílias. 

Diante das dificuldades que nos cercam não podemos nos isolar ou pensar apenas no nosso bem-estar. 

Que Deus tenha acesso ao nosso coração para por meio da nossa vida promover reconciliação, resposta e restauração aos conflitos que nos cercam.  

Mas, para isso eu e  você precisamos estar diante do Senhor, pois assim como ele dirigiu a Neemias, a Moisés, a Daniel, a Ester e a Débora Ele continua chamando! 

Deus quer usar minha vida e a sua vida para ser resposta aos conflitos e só viveremos a plenitude do propósito de Deus para nossa vida se formos a resposta que Ele quer dar a humanidade.  

Para que isso aconteça basta que assim como Jefté colocar o nosso coração na mão dele para que Ele nos dirija.

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});