marca_final-01

O Filho pródigo e as Escolhas Impulsivas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Na Parábola do Filho Pródigo o Senhor Jesus nos mostra o perigo de escolher precipitadamente, não ouvir as pessoas que nos amam, e fazer de interesseiros os nossos melhores amigos.

O filho pródigo não estava pronto para sair de casa, nem da companhia de seu pai. Ele havia criado um mundo perfeito, onde ele era o principal personagem e a diversão e os amigos, durariam para sempre. Um mundo onde todos os amavam e compreendiam, menos as pessoas que estavam em casa.

Neste estudo, quero conversar com você sobre princípios importantes para nossa vida e sobre as consequências das nossas escolhas, que na maioria das vezes não são apagadas por Deus.

Para isso, lhe convido a ler o estudo até o final e a assitir ao vídeo para que sua compreensão do assunto seja completa.

NÃO ESQUEÇA de INCREVER-SE NO NOSSO CANAL e de me SEGUIR NO INSTAGRAM (@diegonascimento316). Assim ficaremos ainda mais conectados!

5 Verdades da Parábola do Filho Pródigo

1. Quero minha parte – Lucas 15:11,12

Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos.

O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.

Queremos muitas coisas, mas nem tudo que queremos é o melhor para nós. Mesmo não sendo o melhor, Deus permite, muitas vezes que tenhamos o que queremos, para que possamos aprender com nossos erros e para manter nosso direito de escolhas.

2. Pecado e Miséria – Lucas 15:13-16

Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.

Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.

Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

A ilusão do filho pródio o levou a lugar de abandono, angústia, necessidade, humilhação e dor. Tudo o que havia idealizado era uma miragem de seu coração enganoso, agora ele está arruinado.

3. Lembrou do Pai – v.v 17-19

“Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

A grande lição que nos é dada pelo pródigo está aqui. Ele caiu em si! Percebeu que havia cometido vários erros e se arrependeu, e isso o levou de volta ao seu pai, humilhado, quebrado, mas refeito.

4. Arrependido – v.v 20,21

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.

O Pai sempre aguardaou o seu retorno, pois mantinha os seus olhos no horizonte, esperando que pudesse tê-lo de volta. Quando o viu, foi ao seu encontro e o recebeu com amor e carinho, exatamente como Deus o faz.

5. Morto e reviveu – v.v 22-24

“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.

Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

O Pai ordena que sejam dadas ao Filho Pródigo, as roupas e os símbolos de filho e além disso, que uma festa seja dada e que todos se alegrem. Um filho morto voltou a vida, um perdido foi achado. Isso nos mostra o quanto Deus nos ama e se alegra com o arrependimento.

6. A insatisfação do filho mais novo – v.v 25-30

“Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.

Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. “O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.

Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.

Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’

Muitos cristãos estão se perdendo dentro da casa de Deus. São insatisfeitos, inseguros e nunca percebem todo o bem que Deus lhes dá e faz. Não se alegra com as vitórias do próximo. Que Deus nos guarde de um coração tão mal.

7. Tudo é seu – v.v 31,32

“Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

Todo o bem de Deus está a disposição de seus filhos, e no tempo determinado para cada propósito, cada um de nós receberá os instrumentos e bens necessários para a realização de cada tarefa. Contudo, nos basta saber, que tudo o que é do nosso pai, é nosso!

Conclusão

A Parábola do Filho Pródigo nos mostra que decisões tomadas por impulso, e que seguem um coração enganoso, podem acabar nos levando para uma realidade de ruína, desperdício e abandono.

Leia Também:

Parábola do Fariseu e do Publicano

O Que significa temer a Deus?

O Próposito de Deus para nossa vida

A escolha de Deus em Cristo

Contudo, podemos perceber que mesmo em meio à tantas consequências ruins de suas escolhas, ele reconheceu o erro, se arrependeu e pensou em voltar para o seu pai.

Nessa fase muitos resistem, procuram desculpas, se justificam, mas não voltam. Se não voltam para o Pai, não podem ser restaurados.

A minha oração, é que todas essas lições, possam encher nosso coração de forma que o Espírito Santo abra nosso entendimento e possamos ser satisfeitos em Deus.

SONY DSC

Sobre o Autor

Instagram:@diegonascimento316

YouTube: Canal do Jesus e a Bíblia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jesus e a Bíblia © 2020. Todos os direitos reservados.

});