Parábola da Figueira - Jesus e a Bíblia

A parábola da figueira foi ministrada pelo Senhor Jesus para nos manter cientes da urgência de estarmos sempre preparados para o retorno de Jesus, como Senhor e Rei de todas as coisas.

Por meio dessa parábola, o Mestre os exorta a não relaxar em seu comprometimento com a fé, o Reino e as Escrituras. Devemos estar sempre atentos aos sinais, pois assim como a figueira floresce no verão, há muitos sinais que nos comunicam a volta de Jesus.

A Importância dos Sinais

Na parábola da figueira, o Senhor Jesus ensina que é possível prever o que está por vir, observando os sinais. Ao olhar para as folhas da figueira que brotam em abril, os judeus sabem que o verão está próximo. Da mesma forma, quando a Grande Tribulação vier, as pessoas saberão que o reino de Deus está próximo.

Contudo, há uma afirmação nesta parábola que causa um entrave teológico. É esta: “Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam…” (Lucas 21:29-33).

Alguns acham que Jesus estava alertando a Seus discípulos que sua geração, isto é, aqueles que o viram e ouviram, veriam a destruição do templo. Essa interpretação decorre principalmente dos versículos 5-7 nos quais a discussão se referia à destruição do templo em Jerusalém por Tito, general Romano em 70 d.C.

No entanto, por causa do versículo 31 (em que Jesus falou da vinda do reino de Deus), e por causa de Mateus 24:34, outros acreditam que Suas palavras se referem à geração que vive no tempo dos eventos que irão imediatamente acontecer antes da Sua segunda vinda.

Fique Atento!

Em Lucas 21:34-36, o Senhor Jesus nos adverte, sobre o fato de estarmos prontos a todo momento. Mesmo sendo capazes de perceber a vinda do reino pelos sinais, é possível ficar tão envolvido com os assuntos terrenos, que alguns de nós não estarão prontos para quando sua chegada se tornar um fato (v. 34).

Dessa forma, não entrarão no Reino.

Foi contra essa atitude errada que Jesus disse: “Tenha cuidado (v. 34) e esteja sempre atento” (v. 36).

Conclusão

Embora seja curta, a parábola da figueira possui uma mensagem muito forte para todas as eras cristãs, pois está diretamente relacionada a Segunda Vinda de Jesus e o Arrebatamento da Igreja.

Por meio dela, o Senhor nos exorta a estarmos prontos para o evento mais importante da história da humanidade, onde a história como conhecemos se findará e o Senhor Jesus inaugurará um novo céu e uma nova Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here