Cadastre seu e-mail e faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Versículos Bíblicos

O texto original da Bíblia Sagrada foi escrito sem a divisão de capítulos e versículos bíblicos. Sendo assim, o que ocorreu na história para que a divisão fosse feita?

Divisão da Bíblia em Capítulos

O texto escrito de maneira contínua dificulta, com certeza, a compreensão e a pesquisa. No princípio diversas tentativas foram feitas por judeus e cristãos para organizar o texto bíblico em seções que facilitassem a compreensão.

Versículos Bíblicos

O inglês Estevão Lagnton foi o responsável pela divisão em capítulos do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Os textos base utilizados foram os latinos, da Vulgata de São Jerônimo.

Lagnton era arcebispo da Cantuária e havia sido chanceler da Universidade de Paris. Sendo portanto, alguém bastante capaz.   

A divisão da Bíblia Sagrada em Capítulos feita por Lagnton, tornou-se universal e é muito próxima à que temos atualmente nas nossas Bíblias. Sua obra foi concluída em cerca de 1226. 

O Surgimento dos Versículos Bíblicos

O pioneiro na divisão da Palavra de Deus em versículos bíblicos foi São Pagnino. Um judeu convertido que dedicou 25 anos de sua vida a tradução da Bíblia, e concluiu sua obra em 1527, sendo esta impressa em Lion.

Contudo, foi Roberto Estienne, impressor amplamente respeitado na época, que deu origem a atual divisão de versículos bíblicos do Novo Testamento. Isso ocorreu em 1551.

Devemos ser gratos a Deus pela vida de todas as pessoas envolvidas na divisão da Bíblia em capítulos e versículos bíblicosIsto, porque a nossa compreensão, forma de estudo e pesquisa foram revolucionadas por esta nova maneira de ler a Bíblia.

A partir disso, a Bíblia pode ser lida de maneira universal com base em uma única maneira de divisão. 

Bíblia Com Capítulos e Versículos Bíblicos

A Bíblia de Genebra publicada em 1560, na Suíça foi a primeira Bíblia totalmente impressa com a divisão de capítulos e versículos bíblicos.

A Bíblia de Genebra adotou o sistema de divisão em capítulos criada por Stephen Langton. Já para a divisão em versículos bíblicos foi adotado o sistema de Robert Estienne.

A Igreja católica, através do Papa Clemente VII também aderiu a nova divisão. Foi então que uma nova versão da Bíblia em latim, para uso da Igreja Católica foi criada.

Com todas estas mudanças, o final do século XVI foi decisivo. Judeus, católicos e protestantes aceitaram a nova divisão de capítulos criada por Stephen Langton e a divisão em versículos bíblicos criada por Robert Estienne.

A partir daí, este novo modelo de divisão da Bíblia foi aceito em todo o mundo, tanto para capítulos como para versículos bíblicos, ainda hoje.

Quantos Capítulos e Versículos Têm na Bíblia?

De acordo com a divisão de Stephen Langton, feita em 1228 a Bíblia Evangélica contém 66 livros, 929 capítulos no Antigo Testamento e 260 no Novo Testamento. Totalizando 1.189 capítulos.

O número de versículos bíblicos da Bíblia Evangélica é de 23.145 no Antigo Testamento e 7.957 no Novo Testamento. Juntos eles totalizam 31.102 versículos bíblicos.

A Bíblia Católica apresenta uma variação nestes números devido a uma quantidade maior de livros em suas traduções.

Versículos Bíblicos Diego Nascimento

30 Versículos de Encorajamento Para Sua Alma

A Bíblia Sagrada é um verdadeiro oásis de ânimo e força. Por isso nada melhor do que uma seleção de versículos de encorajamento para nos fortalecer e animar em tempo difíceis. Versículos de Encorajamento: Êxodo Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque […]

Continue Lendo »

Versículos Bíblicos Diego Nascimento

Versículos Sobre Família Projeto de Deus

A família é um grande projeto de Deus. É algo que ele criou com muito carinho, amor e expectativa. Por isso, nada melhor que uma série de versículos sobre família para conhecermos melhor esse maravilhoso empreendimento divino. Versículos Sobre Família Abençoada Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e […]

Continue Lendo »

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.