Esta lista de versículos de amor ao próximo tem o objetivo de nos lembrar da importância do segundo grande mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

A prática desse mandamento exige um novo nascimento real, genuíno. Portanto, devemos persistir em oração no Espírito Santo, com o objetivo de que Ele nos fortaleça, conceda graça e nos mantenha focados neste objetivo.

Por isso, eu lhe convido a ler esta lista até o final e guarde estes versículos em sua alma.

Versículos de Amor ao Próximo

E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. (Mateus 22:39)

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13:34,35)

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. (João 15:12-14)

Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros”. (João 15:17)

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. (Romanos 13:8)

Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Gálatas 5:14)

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. (Efésios 5:1,2)

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. (Colossenses 3:13,14)

Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros. E, de fato, vocês amam a todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, irmãos, insistimos com vocês que cada vez mais assim procedam. (1 Tessalonicenses 4:9,10)

O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. (1 Timóteo 1:5)

Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente. (Tiago 2:8)

Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. (1 João 2:5,6)

Porque Devemos Amar o Próximo

Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. (1 João 3:11)

Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. (1 João 3:14)

E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. (1 João 3:23)

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (1 João 4:7,8)

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. (1 João 4:10,11)

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão. (1 João 4:20,21)

Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. (1 Pedro 1:22)

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. (1 Pedro 4:8,9)

Conclusão

A prática da fé cristã passa diretamente pela prática desses versículos de amor ao próximo. É algo que está além das palavras. Sua comprovação vem por meio das atitudes, dos gestos.

Esta lista de versículos de amor ao próximo nos ajudará a estar atentos ao mandamento e recordar bem as instruções do Senhor Jesus e dos seus apóstolos.

DEVEMOS NOS AMAR!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here