Versículos de Esperança em Deus - Jesus e a Bíblia

Esta lista de versículos de esperança tem o objetivo de fortalecer sua fé e conhecimento em um dos assuntos mais profundos da Bíblia. Ao falar sobre a esperança, com os Coríntios o apóstolo Paulo disse: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor…” (1 Coríntios 13:13)

A esperança, ao lado da fé e do amor é um dos três fundamentos da nossa fé em Jesus Cristo. Por meio dela, podemos aguardar pelo cumprimento das promessas de Deus com alegria e uma boa expectativa, pois ela não será frustrada.

Espero que goste, e que o poder das palavras de Deus possam produzir ainda mais esperança, em seu coração.

Esperança no Antigo Testamento

Rute 1.12 – Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,

Jó 4.6 – Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?

Jó 5.16 – Assim, há esperança para o pobre, e a iniquidade tapa a sua própria boca.

Jó 7.6 – Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão e se findam sem esperança.

Jó 8.13 – São assim as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do ímpio perecerá.

Jó 11.18 – Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo.

Jó 11.20 – Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refúgio perecerá; sua esperança será o render do espírito.

Jó 14.7 – Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.

Jó 14.19 – como as águas gastam as pedras, e as cheias arrebatam o pó da terra, assim destróis a esperança do homem.

Jó 17.15 – onde está, pois, a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver?

Jó 19.10 – Arruinou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou-me a esperança, como a uma árvore.

Jó 27.8 – Porque qual será a esperança do ímpio, quando lhe for cortada a vida, quando Deus lhe arrancar a alma?

Salmo 9.18 – Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente.

Salmo 62.5 – Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.

Salmo 71.5 – Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.

Provérbios 11.7 – Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniquidade se desvanece.

Provérbios 19.18 – Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.

Provérbios 23.18 – Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.

Provérbios – 24.14 Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.

Provérbios 26.12 – Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.

Provérbios 29.20 – Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.

Jeremias 31.17 – Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios.

Lamentações 3.29 – ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança.

Ezequiel 19.5 – Vendo a leoa frustrada e perdida a sua esperança, tomou outro dos seus filhotes e o fez leãozinho.

Ezequiel 37.11 – Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.

Oséias 2.15 – E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança; será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.

Esperança no Novo Testamento

Atos 2.26 – Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança,

Atos 16.19 – Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;

Atos 23.6 – Sabendo Paulo que uma parte do Sinédrio se compunha de saduceus e outra, de fariseus, exclamou: Varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus! No tocante à esperança e à ressurreição dos mortos sou julgado!

Atos 24.15 – tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.

Atos 26.6 – E, agora, estou sendo julgado por causa da esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais,

Atos 26.7  –  a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente de noite e de dia, almejam alcançar; é no tocante a esta esperança, ó rei, que eu sou acusado pelos judeus.

Atos 27.20  –  E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.

Atos 28.20 – Foi por isto que vos chamei para vos ver e falar; porque é pela esperança de Israel que estou preso com esta cadeia.

Romanos 4.18 – Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

Romanos 5.2 – por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5.4 – e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Romanos 5.5 – Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Romanos 8.21 – na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Romanos 8.24 – Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

Romanos 8.24 – Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

Romanos 8.24 – Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

Romanos 12.12 – regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;

Romanos 15.4 – Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Romanos 15.13 – E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

Romanos 15.13 – E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

1Coríntios 9.10 – Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.

1Coríntios 9.10 – Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida.

1Coríntios 13.13 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

2 Coríntios 1.7 – A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.

2 Coríntios 3.12 – Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar.

2 Coríntios 10.15 – não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação,

Gálatas 5.5 – Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

Efésios 1.18 – iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos

Efésios 2.12 – naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

Efésios 4.4 – há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;

Filipenses 1.20 – segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.

Colossenses 1.5 – por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,

Colossenses 1.23 – se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Colossenses 1.27 – aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;

1Tessalonicenses 1.3 – recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,

1Tessalonicenses 2.19 – Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?

1Tessalonicenses 4.13 – Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.

1Tessalonicenses 5.8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;

2 Tessalonicenses 2.16 – Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,

1Timóteo 1.1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,

Tito 1.2 – na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos

Tito 2.13 – aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,

Tito 3.7 – a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Hebreus 3.6 – Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.

Hebreus 6.11 – Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança;

Hebreus 6.18 – para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;

Hebreus 7.19 –  (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.

Hebreus 10.23 – Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

1Pedro 1.3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1Pedro 1.21 – que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.

1Pedro 3.15 – antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,

1João 3.3 – E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here