Versículos Bíblicos Diego Nascimento

Versículos Sobre os 7 Pecados Capitais

Versículos Sobre os 7 Pecados Capitais

Esta lista de versículos sobre os pecados capitais tem o objetivo de nos mostrar o que a Bíblia nos ensina sobre cada um deles, e porque devemos evitá-los. A expressão: “pecados capitais”, originalmente não está na Bíblia.

Surgiu no século VI, e foi instituído pelo Papa Gregório Magno. Após a leitura das epístolas paulinas, ele concluiu que: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja, são os sete principais pecados que nos afastam de Deus.

O termo “capital” deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as “líderes” de todas as outras. (Fonte: Superinteressante)

Dito isto, espero que você leia a lista de versículos sobre os pecados capitais, por completo. Ela está MUITO RICA!

Ira

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. (Salmos 37:7,8)

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha (…) (Efésios 4:26)

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará. (Provérbios 24:19,20)

Orgulho

Salvas os humildes, mas os teus olhos estão sobre os orgulhosos para os humilhar. (2 Samuel 22:28)

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. (Provérbios 11:2)

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. (Provérbios 15:33)

Quem ama a discussão ama o pecado; quem constrói portas altas está procurando a sua ruína. (Provérbios 17:19)

Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra. (Provérbios 18:12)

Inveja

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. (Êxodo 20:17)

Porque sabia que o haviam entregado por inveja. (Mateus 27:18)

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. (Filipenses 1:15)

Luxúria

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem (…) (Gálatas 5:19)

Faça parte da nossa comunidade online e tenha acesso a conteúdo exclusivo.

Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. (1 Coríntios 5:1)

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência (…) (Colossenses 3:5,6)

Preguiça

Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?

Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. (Provérbios 6:9-11)

O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas! ” Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso. (Provérbios 26:13-16)

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão. (2 Tessalonicenses 3:10-12)

Avareza

Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. (Salmos 119:36)

Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. (Lucas 16:14)

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios (…) (2 Timóteo 3:2)

Gula

Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas. (Salmos 106:14)

Por isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá, porque ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula. (Números 11:34)

Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! (Números 11:4)

Conclusão

Estes versículos sobre os pecados capitais nos mostram que devemos evita-los a todo custo, se quisermos ter uma vida cheia de paz, saúde e prosperidade. Isto, porque os sete pecados capitais causam graves danos não apenas ao nosso relacionamento com Deus, mas também ao nosso corpo, como um todo.

A ordem bíblica é para que meditemos na Palavra de Deus. Sendo assim, esta lista de versículos sobre os pecados capitais deve estar sempre diante de nossos olhos.

Sobre o autor | Website

ME SIGA NO INSTAGRAM: @diegonascimento316 INSCREVA-SE em meu Canal do YouTube: https://www.youtube.com/jesuseabibliaoficial

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});