Versículos Sobre os Pecados Capitais - Jesus e a Bíblia

Esta lista de versículos sobre os pecados capitais tem o objetivo de nos mostrar o que a Bíblia nos ensina sobre cada um deles, e porque devemos evitá-los. A expressão: “pecados capitais”, originalmente não está na Bíblia.

Surgiu no século VI, e foi instituído pelo Papa Gregório Magno. Após a leitura das epístolas paulinas, ele concluiu que: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja, são os sete principais pecados que nos afastam de Deus.

O termo “capital” deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as “líderes” de todas as outras. (Fonte: Superinteressante)

Dito isto, espero que você leia a lista de versículos sobre os pecados capitais, por completo. Ela está MUITO RICA!

Ira

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. (Salmos 37:7,8)

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha (…) (Efésios 4:26)

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará. (Provérbios 24:19,20)

Orgulho

Salvas os humildes, mas os teus olhos estão sobre os orgulhosos para os humilhar. (2 Samuel 22:28)

Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. (Provérbios 11:2)

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra. (Provérbios 15:33)

Quem ama a discussão ama o pecado; quem constrói portas altas está procurando a sua ruína. (Provérbios 17:19)

Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra. (Provérbios 18:12)

Inveja

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. (Êxodo 20:17)

Porque sabia que o haviam entregado por inveja. (Mateus 27:18)

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. (Filipenses 1:15)

Luxúria

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem (…) (Gálatas 5:19)

Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai. (1 Coríntios 5:1)

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência (…) (Colossenses 3:5,6)

Preguiça

Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?

Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. (Provérbios 6:9-11)

O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas! ” Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso. (Provérbios 26:13-16)

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão. (2 Tessalonicenses 3:10-12)

Avareza

Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. (Salmos 119:36)

Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. (Lucas 16:14)

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios (…) (2 Timóteo 3:2)

Gula

Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas. (Salmos 106:14)

Por isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá, porque ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula. (Números 11:34)

Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! (Números 11:4)

Conclusão

Estes versículos sobre os pecados capitais nos mostram que devemos evita-los a todo custo, se quisermos ter uma vida cheia de paz, saúde e prosperidade. Isto, porque os sete pecados capitais causam graves danos não apenas ao nosso relacionamento com Deus, mas também ao nosso corpo, como um todo.

A ordem bíblica é para que meditemos na Palavra de Deus. Sendo assim, esta lista de versículos sobre os pecados capitais deve estar sempre diante de nossos olhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here