Ana a Mãe de Samuel - Jesus e a Bíblia

Ana a mãe de Samuel é um grande exemplo de alguém que enfrentou o impossível e venceu. Ela é uma mulher fantástica! A sua impossibilidade para gerar filhos não foi suficiente para fazê-la desistir de acreditar no Senhor Deus.

Então, sugiro que fique confortável, aperte os cinto e segure firme. A viagem é longa!

Comportamento Diante Do Impossível

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida. Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos (I Samuel 1.1,2).

No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril. O objetivo era garantir a descendência dele.

Era costume de Elcana, todos os anos com toda sua família, sair de Ramataim-Zofim para oferecer sacrifícios ao Senhor, na capital nacional da adoração Siló (1 Samuel 1:4,5).

Elcana procurava agradar a Ana de todas as maneiras, por dois motivos: porque a amava e porque percebia o semblante triste dela, como se lhe faltasse alguma coisa.

Claramente, ele não entendia a dor de sua esposa (1 Samuel 1:8). Acreditava que o bom tratamento, as regalias e presentes eram suficientes para satisfazê-la.

A insensibilidade espiritual dele não lhe permitia perceber o que realmente importava. Para ajudá-la, ele deveria se ajoelhar ao lado dela e orar junto, pedindo um filho.

Por outro lado, ela não se conformava. Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ela era uma mulher que não procurava paliativos para sua dor.

O Grito da Esperança

Como mulher de Deus, ela não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente” (1 Samuel 1:10). No entanto, ela não se permitia ser sufocada pela aflição.

É importante percebermos na vida que situações extremas exigem atitudes extremas. Então, Ana fez um voto, e ele é bem específico: “se à tua serva deres um filho homem”. (1 Samuel 1:11)

Ela sabia exatamente o que queria do seu Deus. E deixou bastante claro para Ele que a resposta a esse pedido era para a glória do Seu Nome. Era algo consagrado a ele.

Tenha em mente que a sua oração vai exigir tudo de você!

Energia, perseverança, vontade. Ana perseverou em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso (1 Samuel 1:11). O sacerdote Eli a observava enquanto fazia isso. Você está sendo observado enquanto busca o seu milagre (Hebreus 12:1).

As pessoas querem saber se sua devoção, e piedade realmente funcionam. Assim como a mãe de Samuel, por muitas vezes você terá de lidar com a incompreensão (1 Samuel 1:13-14).

Muitos servos de Deus não compreenderão a sua dor. Muitas pessoas farão a leitura errada do seu problema.

  • Os amigos de Jó acharam que ele havia pecado;
  • Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que o cego de nascença fosse cego;
  • Os irmãos de Davi achavam que ele era presunçoso.

Isso deve aumentar a sua carga de oração e comunhão com Deus. Isso te coloca em uma posição que somente o Senhor entende.

Uma clara visão do seu problema.

Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender.

Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus. Simplesmente responde de forma humilde e respeitosa (1 Samuel 1:15,16).

Ela possui uma vida de oração ativa e isso aguça os seus sentidos espirituais (Efésios 6:12,13). Ela confia, ama e se relaciona com Deus, daí a facilidade de falar sobre todos as suas preocupações a Ele.

Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar (Provérbios 18:20,21). 

Ao ouvir as justificativas da serva de Deus, sobre sua oração, Eli liberou palavras de bênção sobre a vida da mãe de Samuel (1 Samuel 1:17).

Ao ouvir as palavras de bênção que saíram da boca do sacerdote a atitude de Ana mudou. Seguiu viagem, se alimentou e em seu rosto havia alegria (1 Samuel 1:18).

Nunca despreze as palavras de bênção que saem da boca do seu mentor espiritual.

Transformando Fé Em Atitude

Ana creu! A partir de agora suas atitudes são baseadas na sua fé. Eles levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor. Ao chegar em casa, Elcana e amou sua esposa. Ela engravidou e o menino se chamou Samuel (1 Samuel 1:19,20)

A mãe de Samuel obedeceu exatamente ao seguinte processo: Ela orou, esteve alerta e após receber as palavras de bênção ela agradeceu. Ana e Elcana acordaram de madrugada para oferecer um culto de gratidão a Deus, após isso viajaram.

A Importância da Gratidão

O Senhor concedeu o desejo de sua serva. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel (1 Samuel 1:19,20).

Sobre isso, há três verdades:

  • Aprenda a demonstrar gratidão;
  • Deus ama a gratidão;
  • A gratidão antecede o milagre, muitas vezes.

O desejo de Deus é alegrar o seu coração!

O Cumprimento do Voto

Um ano após o nascimento de Samuel, quando o menino já tinha desmamado e podia viajar, Ana leva ao Templo uma oferta de gratidão ao Senhor (I Samuel 1.24). Sua liberalidade não estava condicionada a sua necessidade. Ela é liberal antes e depois do milagre.

Cultive a semente da liberalidade em sua vida e você terá acesso a grandes colheitas de bênçãos preparadas pelo Senhor (2 Coríntios 9:6).

A sua colheita é proporcional a sua semeadura.

Ana volta para agradecer e conta ao Homem de Deus quem ela é e como ocorreu o milagre (1 Samuel 1:26,27). Com isso, ela nos ensina três coisas:

  • O seu testemunho deve ser contado;
  • Compartilhe os pedidos de oração e os milagres;
  • Conte ao servo de Deus que ministra sobre sua vida sobre o milagre. Isso fortalecerá seu coração.

A Entrega de Samuel a Deus

Ana não se demorou a cumprir sua promessa. Assim como disse fez (I Samuel 1.28). Após contar seu testemunho ela entrega Samuel ao sacerdote e adora ao Senhor. Ela não caiu na tentação de fazer o voto e descumpri-lo (Deuteronômio 23:21).

Não faça aliança com Deus se não estiver disposto a cumprir sua parte no acordo. Deus é fiel. A parte dele sempre é garantida, e a sua?

Ana Se Alegra Em Deus!

O fato de ter sua oração respondida mostra, que sua fé não é vazia, sem propósito, inútil. Há um grande Deus no céu que a ouve.

Ela é poderosa em Deus. Após humilhações, desprezo e vergonha, pode cantar e adorar. Ela proclama em alto e bom som o que o Senhor fez (I Samuel 2.1). Ana declara palavras de vitória sobre seus inimigos (1 Samuel 2:2-4).

Sua confiança em Deus é levada para outro nível. Ela confia completamente no julgamento do Senhor. Sabe que não há força humana que resista ao poder de Deus (1 Samuel 2:5-8).

Agora a mãe de Samuel, contempla a situação por um ângulo totalmente diferente. Quem estava por cima, zombando do sofrimento dos filhos de Deus, agora está enfraquecido.

Ela reconhece a soberania do Senhor em tudo. Reconhece que não há causa perdida para ele. A visão espiritual de Ana é alargada a medida que ela se entrega a oração, então declara que Deus é poderoso para mudar completamente o nosso futuro (1 Samuel 2:9,10).

Ana declara que o Senhor tem compromisso com quem lhe serve. Reconhece mais uma vez que o esforço humano não é suficiente para alcançar o favor do Senhor e que não há força humana, suficiente para contender com Ele.

A Colheita De Ana

O pedido de Ana alcançou o coração de Deus e ela deu à luz a um milagre. Samuel não era apenas um filho, ele se tornou profeta, juiz e sacerdote de Israel. Samuel era a única pessoa com quem Deus falava em um tempo em que as visões eram raras e que o Senhor não falava com ninguém (I Samuel 3.1)

Nisto se cumpre totalmente o que diz o apóstolo Paulo em Efésios 3:20, sobre o fato de servirmos a um Deus que pode fazer muito mais do pedimos ou imaginamos, segundo o seu poder.

O Senhor não quer te dar migalhas. Ele quer te dar coisas infinitamente maiores do que as que você pede. A sua fé, oração, culto e liberalidade são determinantes nesse processo.

Ana cuidava de Samuel, o seu milagre!

Cultive bem as boas coisas que o Senhor tem te dado. Se você for fiel sobre o pouco ele te colocará sobre o muito (Lucas 16.10). Mesmo após ser abençoada Ana permanece liberal.

Ela permaneceu indo ao Templo uma vez ao ano, para oferecer sacrifício como era o seu costume. Não era um “interesseira espiritual”, o que ela fazia antes de receber a bênção ela continua fazendo após (1 Samuel 2:20,21).

Após o milagre, Elcana e Ana continuaram recebendo as palavras de bênção do Servo de Deus. Ou seja, a corrente de bênção continuaria fluindo. Isso fez com que ela pedisse um filho e recebesse seis!

Glória a Deus!

Muitas pessoas após receberam a bênção acabam se afastando do Servo de Deus, do Templo. Cortando o fluxo da corrente de bênçãos.

Não cometa este erro, permaneça perto da corrente de bênçãos. O Senhor tem um manancial inesgotável e como já vimos Ele deseja te dar muito mais além do que você tem pedido.

Conclusão

A vida de Ana a mãe de Samuel é inspiradora e possui lições preciosas para nossa própria vida.

  • Não devemos desistir dos sonhos que glorificam a Deus;
  • Não devemos dar ouvidos aos opositores;
  • Devemos esperar sempre a providência do Senhor;

Espero que tenha gostado. Na verdade, eu gostaria de saber qual a sua opinião. Deixe seu comentário. Tem algo a acrescentar? Comente!

Deus abençoe!

127 COMENTÁRIOS

  1. amei esse estudo e bem espricadinho deu pra entender claramente obrigado que deus abençoe que vc poasa continuar postando esses estudos maravilhosos

  2. Paz do Senhor! Sou nova convertida passando por um deserto. As vezes é necessário que o Senhor permita que passemos pelo vale para nossa própria edificação e encontro pessoal com Ele. Glória a Deus! Tenho, em meus momentos de exílio e dor louvado, adorado e estado em profunda intimidade com Deus na leitura do Antigo Testamento, onde o Senhor tem falado comigo de forma que somente Ele faz. E ao rever a história de Ana, foi como se retratasse a minha própria história com algumas pequenas mudanças! Foi muito forte! Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor. E então resolvi fazer um estudo mais aprofundado desse maravilhoso texto e encontrei essa excelente explicação no seu site irmão Diego! Louvado seja Deus pela sua vida e ministério! Deus abençoe.

  3. Que coisa mais linda, pra mim não foi apenas um estudo e sim um filme real que pude sentir o quanto Deus é maravilhoso e a imensidão do seu amor por seu filhos. Fui extremamente abençoada além de entender a história pudi tirar várias lições. Parabéns pelo o excelente trabalho que Deus continue abençoando deliberadamente. Abraços!

  4. Tremendo esse estudo. Gosto muito dessa passagem. Ana pra mim é muito inspiradora. Falou poderosamente ao meu coração. Estou sentindo a presença de Deus. Chorando até agora . Que Deus te abençoe.

  5. Gostei muito e com isso me fez encherga q nosso Deus nao se afasta de nos,ao contrario,se nos pedi, espera ,ser firme e fiel ao senhor ,ele nos horara e gloria Deus nas altura

  6. Glória a Deus. Estudo edificante.. Sem FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS. Eu creio que as promessas que Deus cumpriu na vida de Ana brevemente irá se cumprir na minha vida tb… Meu Gabriel irá chegar.. ♡♡♡

  7. Boa tarde estava mesmo precisando ler algo tao lindo assim, ana é maravilhosa e deus então só tenho que agradecer a tudo que ele vem permitindo em minha vida tenho que que em breve meu senhor sera realizado , pois sirvo um deus vivo e ele é o deus do impossível. amem

  8. Vida do Servo
    Primeira reação de Ana foi orar, com fé, propósito, objetivo, gratidão, humildade, louvor e submissão.
    Iintimidade com Deus ana tinha, ela sabia de onde viria o seu socorro.

  9. É bastante edificante está passagem de vida de Ana, Ana profeticamente representa a igreja que têm suas dificuldades e problemas onde so o nosso Deus pode operar o milagre nos dando a Vitória. assim como Ana também temos sonhos que para o homem é impossível mas para o nosso Deus é possível, Deus tem um plano perfeito para cada um de nos e família é um projeto que está nos planos do Senhor para nós revelados lá no Jardim do Edem onde o Senhor ordenou está bênção sobre a criação (Adão e Eva).
    Mas tanto Ana como outros irmãos no passado é necessário ter um relacionamento seríssimo com Deus para alcançar milagres todos que alcançaram milagres se aproximaram de Deus não pelo que Ele podia fazer mas por quem Ele é isto sinceridade O Deus maravilhoso que pode todas coisas, é preciso buscar a Deus de todo o coração e se entregar a Ele e o mais Ele fará. Amém . Glória a Deus!

  10. Graça e paz irmão. Obrigada pelo estudo. Edificante e me ajudou muito.
    Deus lhe abençoe.
    Sou Arlete Queila de Ituiutaba MG, 1º Igreja Batista de Ituiutaba.

  11. Que bênção! Que o nosso Senhor Jesus Cristo continue te enchendo de sabedoria do céu. O estudo sobre o milagre de Ana me encheu de renovo espiritual, prova que a oração tem poder! Estava triste por está enfrentando uma luta a muitos anos, parecia que Deus havia me esquecido, porém a palavra de Deus é viva e nos enche de esperança, assim como Ele concedeu o milagre de Ana, concederá também o meu milagre!❤Eu creio!

  12. Graça e Paz meu irmão!
    Muito bom esse estudo. Que Deus continue a te dar graça e sabedoria.
    Ajudou me muito, e edificou a minha fé. Mesmo sendo uma passagem tão conhecida, mais ainda assim mexeu muito comigo.

  13. GRAÇA E PAZ MEU IRMÃO!

    Gostei muito do seu estudo. Muito bom!
    Que deus continue te abençoando, dando graça e sabedoria.
    Procurava eu uma palavra para ministrar,e achei este estudo que muito me acrescentou.
    Com certeza estarei sempre visitando sua pagina. Deixa Deus te usar para continuar nos abençoando!
    Fica na paz!

  14. Que lição maravilhosa 😄 Estou impactada com tamanha sabedoria. Acrescentou muitoooo na minha vida. Jesus é contigo vaso precioso. Deus continue te usando poderosamente viu. Vc não imagina o quanto estou maravilhada com este estudo. Paz meu irmão.

  15. A paz! Este estudo está muito claro e louvo a Deus por seu ministério meu irmão.
    Eu gostaria de saber se a esterilidade de Ana, estaria ligada ao fato dela não comer da oferta pacífica, não está em comunhão no momentos da oferta, sendo uma orientação do livro de levitico. Porque ela ñ comia, ainda que Elcana lhe desse a parte excelente. Pois a oferta pacífica deveria ser comida no mesmo dia ou no seguinte em comunhão com os irmãos. Poderia ser este o motivo?

  16. Eu tenho sofrido de (HERPES) doença nos últimos 22 meses e tinha dores constantes, especialmente nos joelhos. Durante o primeiro mês, eu tive fé em Deus que eu seria curada algum dia. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e eu tenho recebido tratamento do meu médico, algumas semanas atrás eu vim buscar na internet se eu pudesse obter qualquer informação sobre a prevenção desta doença, na minha busca eu vi um testemunho de alguém que tenha sido curado (Hepatite B e Câncer) por este homem DR ABAKA e ela também deu o endereço de e-mail deste homem e aconselho que devemos entrar em contato ele por qualquer doença que ele seria de ajuda, então eu escrevi para DR ABAKA dizendo a ele sobre o meu (vírus HERPES) ele me disse para não se preocupar que eu ia ser curado !! hmm eu nunca acreditei nisso, bem depois de todos os procedimentos e remédios dados a mim por este homem algumas semanas depois eu comecei a experimentar mudanças em mim enquanto o DR me garantia que eu me curei, depois de 2 semanas eu fui ao meu médico confirmar se finalmente fui curado, eis que era VERDADEIRO, então amigos, meu conselho é que, se você tiver tal doença ou qualquer outra como HSV1,2, HPV1,2,3, CANSER HIV, COLE SORES, DENTE AKEA, ETC, você pode enviar um e-mail para DR ABAKA em [email protected] senhor, estou realmente grato pela ajuda que eu sempre recomendo para os meus amigos !!! com o seu endereço de e-mail adorável ou você também pode telefonar / Whats App dele neste número +2349063230051

  17. Reflexiva e incentivadora análise. Perfeita exaltação a perseverança da fé e da humildade na convicção do objetivo desejado. Sublime destaque para o respeito ao homem de Deus. Oxalá… Todos a merecerem. Grandiosa é a “chamada” para a gratidão como porta aberta para a dispensação da benção não única. Maravilhoso texto para nossa edificação.

  18. Palavras de um cunho espiritual edificante,com grandes ensinamentos,eu me senti revigorada na presença do Senhor. Que o Senhor continue revelando a sua glória sobre sua vida meu irmão.

  19. Gostei muito da sua reflexão, ela me ajudará na pregação de um retiro espiritual referente a oferta de Samuel, por sua mãe Ana, a Deus.
    Obrigada! Deus lhe abençoe e continue sendo essa bênção de Deus para as pessoas.

    Francelina Maria

  20. É um estudo muito bom que nós fortalece Ana una mulher extraordinária e inspiradora .este estudo me ajudou muito porque tenho o mesmo objetivo. Oro todos os dias pedindo a Deus que realize este mesmo milagre em minha vida

  21. Eu gostei do estudo, ele edifica, da força, coragem e ânimo para prosseguir na fé, muito obrigado por DEUS colocar no seu coração esse estudo e escreve-lo nas redes sociais, continua fazendo isso é vc será ricamente abençoado por DEUS, fique na paz do Senhor

  22. Senti a presenca do Senhor neste estudo.
    Parece que você estava me dando um culto de ensinamento.
    Que estudo maravilhoso.
    Deus continue te usando ainda mais.

  23. Graças e paz do Senhor Jesus Cristo seja convosco!
    Amado Irmão Diego, muito obrigado por ensinamentos, a partir da história da Ana!
    Na verdade, em algum momento, quando a gente recebe bênção de Deus, esquece quase tudo e se acham inteligentes.
    Através do ensinamentos, acredito que muitos irmãos, irão mudar a maneira de pensar.
    Deus te abençoe!

  24. Penina teve um papel importante. Quanto mais ela irritava ana, mais ana orava. As vezes é importe que se levantem peninas em nosso caminho para se chegar mais perto de Deus

  25. Deus abençoe sua vida. Diego…Realmente o que faz a diferença em nossas vidas..é a perfeita comunhão com Deus.é a perfeita comunhão com Deus.é viver uma vida de Oração e nunca desistir.dos propósitos que Deus tem em nossas vidas..e que depois das tempestade O sol volta a brilhar..e que Deus honra.seus filhos..Não importa o tamanho.da prova..o que faz a diferença e a perseverança e acreditar Deus e fiel.ouve e responde às orações de seus filhos..Ele desconhece o impossível É contínua hoje.operando milagres e maravilhas..Ele é o mesmo.ontem..Hoje..e eternamente..Deus continue lhe abençoando

  26. A paz do senhor,eu amei esta mensagem sobre Ana a mãe de Samuel falou muito comigo,vou compartilhar na igreja para as irmãs.Deus abençõe.

  27. À 16 anos diz a laqueação das trompas, tenho 46 anos,o médico diz que estou em pré menopausa, as analises ao sangue confirmam, mesmo assim sinto que vou voltar a engravidar, se é que não estou já neste momento, sei que é um milagre de Deus e que meu filho vem para que a vontade de Deus seja feita na minha vida, faz parte da minha missão divina, neste momento quando todos estes pensamentos vinham ate mim, lembrei me que existia uma Ana na bíblia, procurei no google por “historia de Ana na bíblia” e vejam só a sua história, exatamente sobre o que pensava e sentia neste preciso momento. O meu nome é Ana. A fé, gratidão e Amor que sinto por Deus é tudo em mim. Obrigada meu Deus, GRATA GRATA GRATA!!! Aleluia!!! E assim é!! Ámen!!!

  28. Estou muito contente com essa história de Ana ja o conheciam mais fiz questão de ler de novo maravilhosa estou radiante de alegria em saber que Deus vai além da quilo que pedimos ou pensamos .

  29. Fantástica história que testifica a importância do cumprimento do acordo com Deus e que ele multiplica o pedido mostrando sua eterna bondade!Porque ele tremendo e a glória dele resplandece e reflete nas nossas vidas.

  30. Excelente estudo bíblico! Realmente, a história de Ana é fascinante: uma mistura de fé, coragem e paciência. Ana tinha tudo para ser uma esposa depressiva e com a síndrome de coitadinha. No entanto, ela reconheceu a soberania de Deus diante daquela situação de vergonha e tristeza e tomou as atitudes mais sábias: orou, confiou e descansou! Samuel é uma das respostas mais belas da fidelidade de Deus.

  31. Não sei se estou certa, mas como diz a Palavra que os filhos são herança do Senhor, o que também posso ver é que para receber uma herança precisa que alguém morra, e neste caso Ana morreu pra si mesma deixando o seu eu de lado e pedindo ao Senhor que ela pudesse ter um filho e este fosse oferecido aos cuidados do Senhor.

    • Catia, é uma boa visão no caso de Deus ter falado particularmente para você, em uma direção especifica. Não há base bíblica profunda, para supor isso de maneira geral. Devemos lembrar que a Bíblia utiliza vários símbolos para facilitar a compreensão, no entanto, muitos deles não devem ser literalmente aplicados.

  32. Muito interessante oos estudos bíblicos, tem me ajudado muito a desempenhar mais a minha vida espiritual e aprender mais sobre a palavra de Deus.amem Essa mensagem sobre Ana tem me dado muitas esperanças.

  33. Paz amei porque a historia de ana e linda eu também era estéril e Deus me abençoou com um filho do coração e uma filha gerada no meu ventre hoje sou mãe de uma linda menina e meu lindo filho presentes do Senhor .

  34. Admiro muito a fé que Ana sempre demonstrou, e como cumprir o que havia prometido, após o nascimento de seu filho. E Samuel sempre foi , em toda sua longa vida, um homem honrado, digno de ser um servo de Deus, conforme, I Samuel 1:4 Precisaríamos de muito mais pessoas assim!

  35. Lindo texto, edificou mt a mnh vida.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Havia Deus esquecido de Ana?
    Pois no texto diz: E lembrou Deus de Ana.
    Parabéns que Deus continue abençoando o seu ministério!

    • Paz Jane!

      Não, Deus não esqueceu de Ana.

      O que acontece neste texto é um antropomorfismo, o escritor sagrado atribuí a Deus características humanas com a intenção de nos ajudar a compreendê-lo.

      Quando ele diz: “E lembrou Deus de Ana”, significa apenas que Deus respondeu a oração de Ana. Operou o milagre que ela estava pedindo há muito tempo.

      Espero que tenha ajudado.

      Obrigado por sua participação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here