Estudos Bíblicos Diego Nascimento

Estudo Bíblico Sobre Ana Mãe De Samuel: Não Desista De Sonhar!

Esse estudo bíblico sobre Ana mãe de Samuel, pretende lhe mostrar como enfrentar o impossível e obter vitória mesmo diante das impossibilidades, assim como Ana fez. O exemplo dela é fantástico!

A sua impossibilidade para gerar filhos não foi suficiente para fazê-la desistir de acreditar no Senhor Deus.

O Comportamento De Ana Diante Do Impossível

“Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.” (I Samuel 1.1,2)

A história de Ana é o retrato de uma mulher cheia de fé. Com um relacionamento vivo e sincero com Deus, que não abre mão dos bons planos dele para sua vida.Ana era uma das esposas de Elcana, a que ele mais amava. A outra era Penina a que gerava filhos.

No costume da época era permitido ao marido ter uma segunda esposa caso a primeira fosse estéril. O objetivo era para garantir a descendência dele.

Era costume de Elcana, todos os anos com toda sua família, sair de Ramataim-Zofim afim de oferecer sacrifícios ao Senhor, para a capital nacional da adoração Siló.

“E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.” (1 Samuel 1:4,5)

Elcana procurava agradar a Ana de todas as maneiras, por dois motivos por que a amava e porque percebia o semblante triste dela, como se lhe faltasse alguma coisa.

“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8)

Elcana não entendia a dor de Ana. Ele acreditava que o bom tratamento, as regalias e presentes eram suficientes para satisfazê-la.

A insensibilidade espiritual dele não lhe permitia perceber o que realmente importava. Para ajudá-la, ele deveria se ajoelhar ao lado dela e orar junto pedindo um filho.

Por outro lado, Ana não se conformava. Ela queria ver o bom plano de Deus para sua vida, sendo cumpridos. Ana não procurava paliativos para sua dor.

O Clamor De Ana Mãe De Samuel

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. (1 Samuel 1:10)

Ana não desistiu de buscar ao Senhor mesmo diante de algo impossível. Não podemos deixar de enxergar que a situação a fazia sofrer, visto que “com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente”. No entanto, ela não se permitia ser sufocada pela aflição.

É importante percebermos na vida que situações extremas exigem atitudes extremas. Então, Ana fez um voto!

“E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (1 Samuel 1:11)

Perceba que há um objetivo bastante específico: “ se à tua serva deres um filho homem”. Ela sabia exatamente o que queria do seu Deus. E deixou bastante claro para Ele que a resposta a esse pedido era para a glória do Seu Nome. Era algo consagrado a ele, visto que “ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha”.

“E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.” (v.v – 12)

A sua oração vai exigir tudo de você!

Energia, perseverança, vontade. Ana perseverou em orar perante o Senhor pelo tempo que foi preciso. O sacerdote Eli a observava enquanto fazia isso. Você está sendo observado enquanto busca o seu milagre.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.” (Hebreus 12:1)

As pessoas querem saber se sua devoção, fé e piedade realmente funcionam. Por muitas vezes você terá de lidar com a incompreensão.

“Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.” (1 Samuel 1:13-14)

Muitos servos de Deus não compreenderão a sua dor. Muitas pessoas farão a leitura errada do seu problema.

  • Os amigos de Jó acharam que ele havia pecado;
  • Os discípulos queriam saber quem havia pecado para que o cego de nascença fosse cego;
  • Os irmãos de Davi achavam que ele era presunçoso.

Isso deve aumentar a sua carga de oração e comunhão com Deus. Isso te coloca em uma posição que somente o Senhor entende.

“Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.” (1 Samuel 1:15,16)

Ana tem uma clara visão do seu problema. Ana conhece a si mesma. Você precisa ter um conhecimento claro daquilo que te incomoda para apresentar ao Senhor, e para poder se defender.

Ela é uma mulher profundamente consagrada ao Senhor. Ao ouvir a suspeita do sacerdote Eli, ela não xinga, não fica irritada, nem zomba do homem de Deus. Simplesmente responde de forma humilde e respeitosa.

Ana possui uma vida de oração ativa e isso aguça os seus sentidos espirituais.

“Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. (Efésios 6:12,13)

Ana confia, ama e se relaciona com Deus, daí a facilidade de falar sobre todos as suas preocupações a Ele.

“Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. (1 Samuel 1:17,18)

Nunca rejeite a bênção do homem de Deus! Eli era um sacerdote do Senhor, muito embora fosse reprovado por causa da conduta de seus filhos. Ele representava Deus e as palavras que saíssem de sua boca teriam poder de abençoar e amaldiçoar.

“Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz. A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. (Provérbios 18:20,21)

Ao ouvir as justificativas de Ana sobre sua oração Eli disse a Ana: “: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.”

Ao ouvir as palavras de bênção que saíram da boca de Eli a atitude de Ana mudou. Ela foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. Isso aconteceu porque ela creu nas palavras do servo de Deus. “A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma.” (Provérbios 10:22)

Nunca despreze as palavras de bênção que saem da boca do seu mentor espiritual.

Ana Transforma Sua Fé Em Atitude

“E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. (1 Samuel 1:19,20)

Ana creu! A partir de agora suas atitudes são baseadas na sua fé. Eles levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor. Sobre isso o apóstolo Paulo deu o seguinte conselho: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4:2)

A mãe de Samuel obedeceu exatamente a esse processo. Ela orou, esteve alerta e após receber as palavras de bênção ela agradeceu. Ela e Elcana acordaram de madrugada para oferecer um culto de gratidão a Deus, após isso viajaram.

A Importância da Gratidão

Após isso “Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. (1 Samuel 1:19,20)

O Senhor concedeu o desejo de Ana. Alegrou o coração da sua serva. Após isso, em mais uma atitude de gratidão ela põe o nome do menino Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. “Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!” (Salmos 144:15)

  • Aprenda a demonstrar gratidão;
  • Deus ama a gratidão;
  • A gratidão antecede o milagre, muitas vezes.

O desejo de Deus é alegrar o seu coração!

O Cumprimento do Voto

“E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.” (I Samuel 1.24)

Um ano após o nascimento de Samuel, quando o menino já tinha desmamado e podia viajar, Ana leva ao Templo uma oferta de gratidão ao Senhor. Sua liberalidade não estava condicionada a sua necessidade. Ela é liberal antes e depois do milagre.

Cultive a semente da liberalidade em sua vida e você terá acesso a grandes colheitas de bênçãos preparadas pelo Senhor.

“Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.” (2 Coríntios 9:6)

A sua colheita é proporcional a sua semeadura.

“E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.” (1 Samuel 1:26,27)

Ana volta para agradecer e conta ao Homem de Deus quem ela é e como ocorreu o milagre.

  • O seu testemunho deve ser contado;
  • Compartilhe os pedidos de oração e os milagres;
  • Conte ao servo de Deus que ministra sobre sua vida sobre o milagre. Isso fortalecerá seu coração.

Ana Entrega Samuel a Deus

“Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.” (I Samuel 1.28)

Ana não se demorou a cumprir sua promessa. Assim como disse fez. Após contar seu testemunho ela entrega Samuel ao sacerdote e adora ao Senhor. Ela não caiu na tentação de fazer o voto e descumpri-lo:

“Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.” (Deuteronômio 23:21)

Não faça aliança com Deus se não estiver disposto a cumprir sua parte no acordo. Deus é fiel. A parte dele sempre é garantida, e a sua?

A Oração De Ana

“Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.” (I Samuel 2.1)

Ana se alegra em Deus! O fato de ter sua oração respondida mostra a ela que sua fé não é vazia, sem propósito, inútil. Há um grande Deus no céu que a ouve.

Ela é poderosa em Deus. Após humilhações, desprezo e vergonha, pode cantar e adorar. Ela proclama em alto e bom som o que o Senhor fez. “A minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação”.

Ana declara palavras de vitória sobre seus inimigos:

“Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. (1 Samuel 2:2-4)

Sua confiança em Deus é levada para outro nível. Ela confia completamente no julgamento do Senhor. Sabe que não há força humana que resista ao poder de Deus.

“Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. (1 Samuel 2:5-8)

Agora a mãe de Samuel, contempla a situação por um ângulo totalmente diferente. Quem estava por cima, zombando do sofrimento dos filhos de Deus, agora está enfraquecido.

Ela reconhece a soberania do Senhor em tudo. Reconhece que não há causa perdida para ele. A visão espiritual de Ana é alargada a medida que ela se entrega a oração, então declara que Deus é poderoso para mudar completamente o nosso futuro.

“Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força. Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. (1 Samuel 2:9,10)

Ana declara que o Senhor tem compromisso com quem lhe serve. Reconhece mais uma vez que o esforço humano não é suficiente para alcançar o favor do Senhor e que não há força humana, suficiente para contender com Ele.

A Colheita De Ana

“Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lhe trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual. (1 Samuel 2:18,19)

O pedido de Ana alcançou o coração de Deus e ela deu à luz a um milagre. Samuel não era apenas um filho, ele se tornou profeta, juiz e sacerdote de Israel. Samuel era a única pessoa com quem Deus falava em um tempo em que as visões eram raras e que o Senhor não falava com ninguém (I Samuel 3.1)

Nisto se cumpre totalmente o que diz o apóstolo Paulo: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. (Efésios 3:20)

O Senhor não quer te dar migalhas. Ele quer te dar coisas infinitamente maiores do que as que você pede. A sua fé, oração, culto e liberalidade são determinantes nesse processo.

Ana cuidava de seu filho, do seu milagre!

Cultive bem as boas coisas que o Senhor tem te dado. Se você for fiel sobre o pouco ele te colocará sobre o muito (Lucas 16.10). Mesmo após ser abençoada Ana permanece liberal.

Ela permaneceu indo ao Templo uma vez ao ano, para oferecer sacrifício como era o seu costume. Não era um “interesseira espiritual”, o que ela fazia antes de receber a bênção ela continua fazendo após.

“E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.” (1 Samuel 2:20,21)

Após o milagre, Elcana e Ana continuaram recebendo as palavras de bênção do Servo de Deus. Ou seja, a corrente de bênção continuaria fluindo. Isso fez com que Ana pedisse um filho e recebesse seis! Glória a Deus!

Muitas pessoas após receberam a bênção acabam se afastando do Servo de Deus, do Templo. Cortando o fluxo da corrente de bênçãos.

Não cometa este erro, permaneça perto da corrente de bênçãos. O Senhor tem um manancial inesgotável e como já vimos Ele deseja te dar muito mais além do que você tem pedido.

Conclusão

A vida de Ana mãe de Samuel é inspiradora e possui lições preciosas para nossa própria vida.

  • Não devemos desistir dos sonhos que glorificam a Deus;
  • Não devemos dar ouvidos aos opositores;
  • Devemos esperar sempre a providência do Senhor;

Espero que tenha gostado. Na verdade, eu gostaria de saber qual a sua opinião. Deixe seu comentário. Tem algo a acrescentar? Comente!

Deus abençoe!

Sobre o autor | Website

Diego Nascimento é membro da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, e estudante de Teologia. Seu amor por Jesus e pela Bíblia o inspirou a fundar esse site.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

89 Comentários

  1. Míriam disse:

    Reflexiva e incentivadora análise. Perfeita exaltação a perseverança da fé e da humildade na convicção do objetivo desejado. Sublime destaque para o respeito ao homem de Deus. Oxalá… Todos a merecerem. Grandiosa é a “chamada” para a gratidão como porta aberta para a dispensação da benção não única. Maravilhoso texto para nossa edificação.

  2. Altemar disse:

    Muito edificante. Me ajudou muito num momento de dificuldade que estou passando atualmente.

  3. Cida cida disse:

    Gostei muito edfiicante e conclusivo .Glórias a Deus

  4. Giovane josé de fraga Souto disse:

    Muito bom! Deus abençôe!

  5. Estevão lima disse:

    tremendo

  6. Natália da Silva disse:

    É uma questão de fé.
    Aprendi e estou aprendendo muito com Ana, mulher reta e fiel a Deus.
    Que Deus abençoe sua vida.

  7. Jose raimundo disse:

    Muito edificante amei estou Preparando um Tema justamente sobre sonhos e achei essa mensagem muito linda
    Deus continue te abençoando pastor.

  8. Elaine Lucena disse:

    Palavras de um cunho espiritual edificante,com grandes ensinamentos,eu me senti revigorada na presença do Senhor. Que o Senhor continue revelando a sua glória sobre sua vida meu irmão.

  9. Francelina disse:

    Gostei muito da sua reflexão, ela me ajudará na pregação de um retiro espiritual referente a oferta de Samuel, por sua mãe Ana, a Deus.
    Obrigada! Deus lhe abençoe e continue sendo essa bênção de Deus para as pessoas.

    Francelina Maria

  10. Edriane Gonçalves de Lima disse:

    Palavras claras e objetivas. Maravilhoso ver e sentir o agir de Deus pelo seu servo. Seja muito abençoado.

  11. marcia costa disse:

    muito bom gostei

  12. Jairo Savedra disse:

    Bela e oportuna mensagem para minha vida. Deus te abençoe e te guarde.

  13. Andréia disse:

    Gostaria de saber se poderia eu dizer que ana tinha uma aliança com Deus

  14. Léo disse:

    Perfeito estudo gostei muito, Deus abençoe

  15. jose miguel disse:

    linda mensagem Deus contínui abençoando Pastor abs

  16. jônatas disse:

    benção de Deus a lição e que ele mesmo o eterno possa te ajudar dando sabedoria e entendimento da palavra e fazer esse site mudar muitas vidas!!!!

  17. Fábio Laurindo disse:

    Maravilhoso essa passagem de e uma liçao para nossas vidas. Deua lhe abençoe.

  18. Zane Moreira santos disse:

    É um estudo muito bom que nós fortalece Ana una mulher extraordinária e inspiradora .este estudo me ajudou muito porque tenho o mesmo objetivo. Oro todos os dias pedindo a Deus que realize este mesmo milagre em minha vida

  19. Aleluias! Aprendi mais uma coisinha sobre a história dessa linda mulher!

  20. GILSON Sousa disse:

    Eu gostei do estudo, ele edifica, da força, coragem e ânimo para prosseguir na fé, muito obrigado por DEUS colocar no seu coração esse estudo e escreve-lo nas redes sociais, continua fazendo isso é vc será ricamente abençoado por DEUS, fique na paz do Senhor

  21. Tatiane cardozo disse:

    Senti a presenca do Senhor neste estudo.
    Parece que você estava me dando um culto de ensinamento.
    Que estudo maravilhoso.
    Deus continue te usando ainda mais.

  22. Vera Lúcia disse:

    Gostei muito do estudo.

  23. Sonia Alencar disse:

    MT bom gostei parabéns

  24. ana lucia silva disse:

    gostei muito Deus continue usando e Abençoando muito.

  25. Tania disse:

    Estudo maravilhoso! Quantos ensinamentos na vida desta mulher de Deus…amei!

  26. Rejane disse:

    Amei!
    Deus continue abençoando!

  27. mauri Martins filho disse:

    Muito bom o estudo Deus abençoe grandemente a sua vida

  28. Karla disse:

    Deus abençoe a sua vida meu irmão

  29. Karla disse:

    Muito bom esse estudo

  30. marta salvador rodrigues disse:

    muito bom

  31. Jorge Uchoa disse:

    Gostei muito, aprendi coisas que mesmo tendo lido este livro não havia entendido…. Deus abençoe!

  32. Neusa 2 disse:

    Amei esse estudo nos incentiva a orar em todo tempo fiquei impactada. Que Deus te abençoe eternamente.

  33. Ana Rosa Campello de Oliveira disse:

    Adorei esse estudo.

  34. Alisson disse:

    Uma história cheia de fé, pra nós se espelhar por ela eu gosto muito de ler a bíblia e a boca de Deus.

  35. Samuel santana disse:

    gostei bastante tirei algumas duvidas sobre, Ana paz do senhor

  36. João Paulo Manuel Alfazema disse:

    Graças e paz do Senhor Jesus Cristo seja convosco!
    Amado Irmão Diego, muito obrigado por ensinamentos, a partir da história da Ana!
    Na verdade, em algum momento, quando a gente recebe bênção de Deus, esquece quase tudo e se acham inteligentes.
    Através do ensinamentos, acredito que muitos irmãos, irão mudar a maneira de pensar.
    Deus te abençoe!

  37. Rodinei disse:

    Penina teve um papel importante. Quanto mais ela irritava ana, mais ana orava. As vezes é importe que se levantem peninas em nosso caminho para se chegar mais perto de Deus

  38. Tânia Regina disse:

    E um grande estudo parabéns aprendi muito que Deus te dê muita sabedoria para nós ensinar

  39. Renata disse:

    Site abençoado!!! Que Deus o abençoe grandemente!!!

  40. Leticia ianca disse:

    Lindo que Deus abençoe cada ves mais sucesso vida com esse estudo consegui entender tudo sobre ana

  41. Marina klabunde disse:

    Deus abençoe sua vida. Diego…Realmente o que faz a diferença em nossas vidas..é a perfeita comunhão com Deus.é a perfeita comunhão com Deus.é viver uma vida de Oração e nunca desistir.dos propósitos que Deus tem em nossas vidas..e que depois das tempestade O sol volta a brilhar..e que Deus honra.seus filhos..Não importa o tamanho.da prova..o que faz a diferença e a perseverança e acreditar Deus e fiel.ouve e responde às orações de seus filhos..Ele desconhece o impossível É contínua hoje.operando milagres e maravilhas..Ele é o mesmo.ontem..Hoje..e eternamente..Deus continue lhe abençoando

  42. Alexsandro Freire de lima disse:

    Amém glória Deus Aleluia mensagem maravilhosa que todos que espera em Deus continue sendo fortalecendo nas escrituras Deus é fiel amém.

  43. maria aparecida de souza oliveira disse:

    A paz do senhor,eu amei esta mensagem sobre Ana a mãe de Samuel falou muito comigo,vou compartilhar na igreja para as irmãs.Deus abençõe.

  44. Ana Cristina Ganhão disse:

    À 16 anos diz a laqueação das trompas, tenho 46 anos,o médico diz que estou em pré menopausa, as analises ao sangue confirmam, mesmo assim sinto que vou voltar a engravidar, se é que não estou já neste momento, sei que é um milagre de Deus e que meu filho vem para que a vontade de Deus seja feita na minha vida, faz parte da minha missão divina, neste momento quando todos estes pensamentos vinham ate mim, lembrei me que existia uma Ana na bíblia, procurei no google por “historia de Ana na bíblia” e vejam só a sua história, exatamente sobre o que pensava e sentia neste preciso momento. O meu nome é Ana. A fé, gratidão e Amor que sinto por Deus é tudo em mim. Obrigada meu Deus, GRATA GRATA GRATA!!! Aleluia!!! E assim é!! Ámen!!!

  45. Valdelice ap.moreira dos Reis disse:

    quantos anos Ana esperou para ser abençoada com um filho

  46. Natalina RS Oliveira disse:

    Estou muito contente com essa história de Ana ja o conheciam mais fiz questão de ler de novo maravilhosa estou radiante de alegria em saber que Deus vai além da quilo que pedimos ou pensamos .

  47. Márcia Caon disse:

    Quantos ensinamentos preciosos
    e que edificaram minha vida espiritual! Obrigada, Senhor!!!! Obrigada, pastor!!!

  48. Airly Rafaela disse:

    Amém, Glória a Deus .
    Muito Bom o estudo me ajudou muito um estudo ótimo excelente .
    Que Deus continue abençoando .

  49. Inacio disse:

    Isso é Deus falando me fortaleceu muito Deus abençoe seu ministério e continue assim nessa tua fé Deus é contigo.

  50. Carlos disse:

    Bela mensagem! Muito inspiradora, que nos ensina a dependermos do Senhor em todos os momentos.

  51. Andréa disse:

    Retificando: A palavra do Senhor nunca muda.

  52. Andréa disse:

    Muito edificante. A demonstração de que a palavra do Senhor nunca. Excelente estudo bíblico.

  53. Nadia disse:

    Pastor tenho lido muito sobre Ana e gostei bastante de sua orientação.

  54. ELIDA disse:

    Estou em vigília como Ana já preparando meu espírito para receber o meu milagre, que o senhor abencoe meu ventre eu creio!

  55. Lie disse:

    Muito edificante esse site.
    Principalmente para quer aprender com a palavra de Deus!
    Parabéns!

  56. Carlos dias da rocha disse:

    Bom de mais .muito forte a passagem de ana

  57. Leandro disse:

    Parabéns!!! Muito bom

  58. adenice disse:

    muito bom estudo

  59. Just disse:

    Fantástica história que testifica a importância do cumprimento do acordo com Deus e que ele multiplica o pedido mostrando sua eterna bondade!Porque ele tremendo e a glória dele resplandece e reflete nas nossas vidas.

  60. jucarli fernandes disse:

    Linda mensagem, Deus o abençoe, que sejamos fiel assim como Ana foi!

  61. Viviane disse:

    Excelente estudo bíblico! Realmente, a história de Ana é fascinante: uma mistura de fé, coragem e paciência. Ana tinha tudo para ser uma esposa depressiva e com a síndrome de coitadinha. No entanto, ela reconheceu a soberania de Deus diante daquela situação de vergonha e tristeza e tomou as atitudes mais sábias: orou, confiou e descansou! Samuel é uma das respostas mais belas da fidelidade de Deus.

  62. Natalia Nascimento disse:

    Amém! Muito bom!

  63. Catia disse:

    Não sei se estou certa, mas como diz a Palavra que os filhos são herança do Senhor, o que também posso ver é que para receber uma herança precisa que alguém morra, e neste caso Ana morreu pra si mesma deixando o seu eu de lado e pedindo ao Senhor que ela pudesse ter um filho e este fosse oferecido aos cuidados do Senhor.

    • Catia, é uma boa visão no caso de Deus ter falado particularmente para você, em uma direção especifica. Não há base bíblica profunda, para supor isso de maneira geral. Devemos lembrar que a Bíblia utiliza vários símbolos para facilitar a compreensão, no entanto, muitos deles não devem ser literalmente aplicados.

  64. Gisleine disse:

    Espero o meu milagre vir do senhor o meu filho ou filha que venha da parte de Deus para honra e glória do seu santo nome ! Peço orações

  65. Marcos barbosa disse:

    amei o estudo meu irmão que Deus continue ti abençoando . A prendi muito min fez clarear mas a mente. Obrigado um abraço.

  66. Osiel Da Silva Nunes disse:

    Muito interessante oos estudos bíblicos, tem me ajudado muito a desempenhar mais a minha vida espiritual e aprender mais sobre a palavra de Deus.amem Essa mensagem sobre Ana tem me dado muitas esperanças.

  67. ana paula da silva disse:

    É UM BOM EXEMPLO..DE FÉ SABEDORIA..QUE SEJAMOS SEMELHANTES A ANA..QUE ESTEJAMOS DISPOSTOS A CRER E APRENDER COM ESTE BELO ATO DE ANA..

  68. Elaine Rosa disse:

    A história de Ana nos dá mais esperança no Senhor. Esperança de que Ele tem grandes planos para nossa vida!

  69. Rogerio disse:

    parabens!!!
    Edificante

  70. Michele de Souza disse:

    Otimo estudo. Linguagem clara e cheia de sabedoria que nos facilita o entendimento. Que Deus continue abençoando em nome de Jesus!

  71. Esmeralda disse:

    Paz amei porque a historia de ana e linda eu também era estéril e Deus me abençoou com um filho do coração e uma filha gerada no meu ventre hoje sou mãe de uma linda menina e meu lindo filho presentes do Senhor .

  72. conceicao disse:

    Excelente estudo, linguagem clara com embasamento bíblico.

  73. Rowena disse:

    Linda a história de fé e perseverança de Ana, esse estudo e um combustível para nossa fé!

  74. pedro da silva filho disse:

    muito bom amado, me enriqueceu muito minha vida Deus continue te abençoando sempre..

  75. Maria Helena disse:

    Admiro muito a fé que Ana sempre demonstrou, e como cumprir o que havia prometido, após o nascimento de seu filho. E Samuel sempre foi , em toda sua longa vida, um homem honrado, digno de ser um servo de Deus, conforme, I Samuel 1:4 Precisaríamos de muito mais pessoas assim!

  76. Jane Gomes disse:

    Lindo texto, edificou mt a mnh vida.
    Poderia me tirar uma dúvida?
    Havia Deus esquecido de Ana?
    Pois no texto diz: E lembrou Deus de Ana.
    Parabéns que Deus continue abençoando o seu ministério!

    • Paz Jane!

      Não, Deus não esqueceu de Ana.

      O que acontece neste texto é um antropomorfismo, o escritor sagrado atribuí a Deus características humanas com a intenção de nos ajudar a compreendê-lo.

      Quando ele diz: “E lembrou Deus de Ana”, significa apenas que Deus respondeu a oração de Ana. Operou o milagre que ela estava pedindo há muito tempo.

      Espero que tenha ajudado.

      Obrigado por sua participação!

  77. Gismara Ribeiro da Silva disse:

    Estudo exelente aprendi muito

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
});

O jesuseabiblia.com tem uma nova Política de Privacidade e Cookies Saiba mais.