A carta de Paulo a Tito é parte do extraordinário ensinamento das escrituras do novo testamento. Tito é um jovem pastor, discípulo de Paulo que demonstrou empenho e paixão no seu serviço ao ministério.

O propósito da carta de Paulo a Tito é fortalecê-lo e instruí-lo, a fim de que possa enfrentar as dificuldades da congregação.

Tito:  Autor da Carta

Ao final do livro de Atos, vemos que o apóstolo Paulo vai cumprir prisão domiciliar, onde cumpriria a sentença sob a vigilância da guarda pretoriana em Roma.

Dois anos após, Paulo é solto por falta de evidências e insistência dos seus acusadores em levar a questão diante de César (Atos 24.1; 28.30).

Após isso, Paulo parte em visita a Igreja em Éfeso. Ali deixa Timóteo como supervisor da missão e evangelismo nas igrejas da Ásia, e segue viagem em direção a Macedônia.

Ao chegar ao norte da Grécia, Paulo escreve sua primeira carta a Timóteo (I Timóteo 1.3). Quando chegou em Creta, deixou seu discípulo e querido amigo – Tito, com o propósito de encorajar e orientar a liderança cretense. Em seguida, Paulo parte para a Acaia, região sul da Grécia (3.12).

Quem foi Tito?

Depois de uma obra missionária frutífera em Creta, Paulo decide deixar seu amado amigo e filho espiritual, com a Igreja em Creta. O propósito era organizar e treinar uma liderança espiritual consistente para dar prosseguimento a obra.

É importante saber que Tito era um líder cristão, gentio de nascimento (Gálatas 2.3) que foi alcançado pelo ministério de Paulo. Com o tempo o jovem pastor tornou-se grande amigo e cooperador de Paulo.

Quando precisou viajar para Antioquia, a fim de defender seu ministério e teologia, Paulo levou o jovem como prova viva e eficaz de sua pregação entre os gentios (II Timóteo 2.8).

O Objetivo da Carta de Paulo a Tito

A carta foi enviada pelos evangelistas Zenas e Apolo. Isto aconteceu por meio de uma viagem missionária que colocou Creta no roteiro (3.13).

O objetivo de Paulo é fortalecer a autoridade pastoral de Tito. Visto que há uma oposição muito forte por parte dos líderes locais, a sua presença.

Além disso, a carta contém várias e valiosas instruções ao jovem pastor, sobre como enfrentar a oposição, instruir a igreja, sobre o comportamento dos irmãos e sobre seus planos futuros.

Primeira Publicação da Carta

Paulo escreveu a carta quando esteve na Macedônia, pouco antes de chegar a Nicopólis, cidade localizada na Acaia, ao sul da Grécia. Isto aconteceu por volta de 64 d.C

Esboço Geral da Carta

  1. Sudação a Tito, presbítero da Igreja na Grécia (1.1-4) 

  2. Orientações de Paulo quanto à reforma da Igreja (1.5-16) 

  • Liderança espiritual qualificada e madura (1.5-9)
  • Como lidar com os falsos mestres (1.10-16)
  1. Orientações quanto a forma de pregar a palavra (2.1-15) 

  • Responsabilidade moral dos cristãos (2.1-10)
  • Homens e mulheres idosos na Igreja (2.2-5)
  • Aos jovens da Igreja (2.6-8)
  • Para os escravos e trabalhadores (2.9,10)
  • Relação entre salvação e ética (2.11-15)
  1. Comportamento dos cristãos na sociedade (3.1-15) 

  • Obrigações civis e sociais dos cristãos (3.1,2)
  • Todos podem ser salvos em Jesus Cristo (3.3-7)
  • A pregação deve sem legalismo e dissensões (3.8-11)
  • Pedidos, saudações finais e bênção apostólica (3.12-15)

Capítulos:

Capítulo 1: Recomendações de Paulo

Capítulo 2: Como Ensinar e Se Comportar

Capítulo 3: Influenciados Pelo Espírito Santo

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Diego Nascimento a paz do Senhor Jesus sou também membro da Primeira igreja Batista em Iracemápolis SP interior , tenho feito vários trabalho de evangelismo , aqui na minha cidade .tenho sempre consultado várias informações e tenho sempre respostas positivas neste site que Deus te abençoe e te fortaleça sempre falando a verdade e vivenciando – a um forte abraço !!!

  2. gosto sempre de ler as palavra destas cartas do a postolo Paulo min faz muito alegre realmente de muito confiança trasmetir corangen a este irmão tito a gradeço em premeiro lugar a deus por estar escrito a pasegen lindas como esta escrita por um servo de deus min traz uma confiança extraordinária e a legria no espirito santo saber que deus e criador de tudo principalmente da familias

  3. boa noite paz do nosso senhor jesus cristo estousabendo que a irma foi ou vai ser ospitalizada estou orando por os dois irma espero que va tudo bem em nome de jesus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here