Estudo Bíblico Sobre a Família: O Grande Projeto de Deus

A estrutura da família é um dos maiores presentes que o Senhor Deus, deu ao ser humano. Embora muitos não consigam perceber, a família é projeto de Deus para nos abençoar e completar.

Há muitos presentes espirituais distribuídos na convivência familiar e só conseguiremos percebê-los e desfrutar de seus benefícios se formos capazes de seguir as instruções bíblicas e valorizar a instituição familiar.

Neste estudo bíblico, quero analisar com você alguns aspectos da família no contexto judaico, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento e quais são os conselhos espirituais e fundamentos bíblicos para a constituição de uma família cristã saudável.

Então aperto o cinto, fique confortável e “VAMO!”

O Que é Família?

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. (Efésios 5:33)

A família nos dias do Antigo Testamento possuía, normalmente a seguinte estrutura: o clã, os filhos, os primos, os avós, os servos e os escravos (Ver Gênesis 46.8 – 26).

Após o exílio na Babilônia e também na época do Novo Testamento, o tamanho da família ficou menor e uma das grandes causas, foi o estilo de vida, que passou do rural para o urbano.

Nesta estrutura, formada por homem e mulher, macho e fêmea, cada um dos membros tinha funções. No caso do marido, o homem, sua função era a de provedor, mestre, educador e sacerdote. Já a mãe, a mulher, liderava os cuidados com a casa e na educação dos filhos.

A Estrutura da Família Cristã

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor. Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura. Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. (Colossenses 3:18-20)

No Novo Testamento a estrutura familiar embora seja menor, possuí o homem e a mulher, o macho e a fêmea como figuras indispensáveis e insubstituíveis. Ao ser questionado sobre o casamento, o Senhor Jesus concordou ratificou que essa é a estrutura correta, a estrutura que agrada a Deus.

Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. (Marcos 10:6-8)

Ou seja, dois homens ou duas mulheres não formam uma família, mesmo que estes desenvolvam as tarefas atribuídas ao homem e a mulher. A própria natureza, criada por Deus estabeleceu princípios invioláveis, asseverando que a união homossexual não é a vontade de Deus, o que fica evidente na impossibilidade de gerar filhos.

A união homossexual, é uma união estéril.

Ainda no Éden, quando o Senhor Deus criou Adão, ele fez a seguinte determinação:

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se…” (Gênesis 1:27,28)

Isto é, o sexo possui muitas outras funções, além do prazer. Na verdade, uma função vital que é a de continuidade da raça humana. Se por algum motivo, na Terra só ficarem os homens ou as mulheres, seremos extintos. Por quê?

Porque não há crescimento na homossexualidade.

A estrutura da família cristã deve ser: Homem (macho), mulher (fêmea) e filhos. Esta é a família que Deus projetou.

Família é projeto de Deus

Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. (Salmos 68:6)

Muitos versículos me chamam a atenção quando se trata de família, mas esse é muito especial. O termo solitário no hebraico é yahid e significa: único, solitário, pessoa sozinha.

Ainda no processo de criação, o Senhor Deus viu que a solidão não é boa: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Gênesis 2.18)

Ou seja, a família é projeto de Deus. Ao criar a família e nos inserir nela, o Senhor está suprindo a nossa necessidade de socialização, amor e educação. Uma família saudável é benção para o local onde ela está inserida, para a cidade, o estado e a nação.

Quanto mais famílias saudáveis tivermos, menor o índice de criminalidade, usuários de drogas, delinquentes em geral, etc. Portanto, devemos investir em nossas famílias, para que a nossa nação seja saudável.

Família na Bíblia

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. (Efésios 5:22-33)

A família na Bíblia possui importância fundamental no Reino de Deus e no seu desenvolvimento na Terra. Neste trecho de Efésio, o apóstolo Paulo dá instruções detalhadas sobre como deve ser a estrutura da família projeto de Deus e quais as funções do membros, dentro dela.

Além disso, Paulo compara a família com o relacionamento entre Cristo e a Igreja, o que é algo extraordinário. Fenomenal. Dessa forma, a família possui um significado espiritual profundo e poderoso.

Ao ler as recomendações de Paulo, vemos que mais uma vez fica muito claro que a estrutura familiar é formada por homem e mulher. Não Homem x Homem ou Mulher x Mulher. Para que assim seu propósito não seja perdido.

A Importância da Oração Para a Família

Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó. (Jó 1:5)

Na minha opinião Jó é um dos maiores exemplos de sacerdócio família, na Bíblia. Sabemos de seu amor sincero pelo Senhor e neste texto, vemos o seu cuidado sacerdotal com sua família.

Para evitar que a ira de Deus caísse sobre seus filhos, Jó oferecia sacrifícios mesmo que eles não tivessem pecado contra Deus. Seu objetivo era que o Senhor os abençoasse e guardasse em todo tempo e em qualquer circunstância.

Precisamos seguir seus passos. Muitas famílias cristãs brasileiras, estão se perdendo porque os pais, não são intercessores eficazes de seus filhos. Ao observar o cristianismo de muitos pais, os filhos não são impelidos a seguir seu exemplo.

A minha oração é para que o Senhor dê a cada pai e mãe, da nossa nação o senso de urgência e a necessidade de oração familiar. Precisamos sair da frente da TV, computador, smartphone e passar tempo na presença de Deus em oração. Suplicando que ele tenha piedade de nós e das nossas famílias.

A Família de Deus

Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus… (Efésios 2:19)

Deus também tem uma família. NÓS!

Todos aqueles que estão em Cristo são integrantes dessa família. Jesus Cristo é o nosso irmão mais velhos, conforme está escrito: “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Romanos 8:29)

A família de Deus é formada por pessoas de todas as nações, povos e línguas. Somos uma grande e abençoada família. Temos um Pai generoso e um dos nomes do nosso irmão mais velho é MARAVILHOSO!

Além deles, temos como Mentor o Espírito Santo, que nos guia, assegura e protege. GLÓRIA A DEUS!

É muito bom fazer parte da família de Deus.

Conclusão

Família é projeto de Deus. Ela possui função e valor ímpar na criação, no desenvolvimento da humanidade e no Reino de Deus. Ao criar a família o Senhor Deus nos deu uma pequena porção do céu.

Por causa de sua distância de Deus e de sua tolice, muitos pais e mães, as tem transformado em um grande inferno. Mas não é essa a vontade do Senhor para nós.

Ao criar Adão, o Senhor viu que como seres humanos não devemos viver sozinhos, mas em família. Por isso fez Eva, alguém que diferente em características e funções, mas que o completasse.

Sendo assim, cuide bem de sua família. Invista tempo, conhecimento, relacionamento com Deus e muita, muita oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here